🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda com esses SPS!!!!!

Fórum para discussão de assuntos relacionados a todos os tipos de corais
Responder
Mensagem
Autor
Thiago Rovere
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 133
Registrado em: 14 Nov 2013, 16:54
Data de Nascimento: 03 Mai 1983
Cidade: florianopolis
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Ajuda com esses SPS!!!!!

#1 Mensagem por Thiago Rovere »

Galera estou precisando de uma ajuda de vcs.

comprei esse coral faz umas 2 semanas e de uma semana pra que ele tem perdido um pouco da cor, na loja ela estava com uma cor bem parecida com essa:

Peguei uma foto do Douglas aqui do fórum dos classificados 8-)
Imagem

e a minha esta ficando assim:
Imagem
Imagem

o único coral que esta perto dele é esse:
Imagem

Minha iluminação é de led, luminária da Doled 48w. estou usando 65% dos brancos e 80% dos azul, na foto tirei um pouco dos azul senão a slr do celular fica horrível.
Circulação é uma wavemaker jebao wp10. meu reef é pequeno 53x35x35.
Meus parâmetros estão assim KH 6.0 CA 425 MG 1140. já estou providenciando Balling para deixar esses parâmetros melhores. os outros estão assim:
PH 8.2 AMONIA 0 NITRITO 0 NITRATO 25 TEMP 25 DENSIDADE 1021.

A um tempo atrás ganhei duas mudas uma estava legal e a outra veio assim:
Imagem

tenho que tirar essa parte de baixo ou posso deixar assim que ela vai se recuperando?

a outra muda esta legal.
Imagem

Ajuda ai galera pois não tenho experiência com corais SPS.

obrigado

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Ajuda com esses SPS!!!!!

#2 Mensagem por Vinicius F. Reis »

seu nitrato esta alto.
Seria interessante medir fosfato tambem. Esses parametros influenciam um pouco no desenvolvimento dos SPS

reveja a posicao da circulacao, SPS gosta de circulacao um pouco mais forte

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Ajuda com esses SPS!!!!!

#3 Mensagem por Armando Ito »

eu deixo com densidade 1024 e dKh em 9 ...

Thiago Rovere
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 133
Registrado em: 14 Nov 2013, 16:54
Data de Nascimento: 03 Mai 1983
Cidade: florianopolis
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Ajuda com esses SPS!!!!!

#4 Mensagem por Thiago Rovere »

Hj estava limpando o vidro do meu aquário e aproveitei para olhar como ele estava e ele está definhando sim a pele dele ta meio que morrendo tem lugar que já nao tem nem mais os pólipos. Aproveitei e quedrei um galho que ainda estava com os pólipos pra ver se ainda vinga mais acho muito difícil icon_cry_smile.

Fiz o teste de fosfato da azoom e deu zerado o nitrato ainda ta um pouco alto 25, já aproveitei e fiz também esses teste de KH CA MG deu Kh 6 CA 390 MG 1080. Esta baixo já estou providenciando o Balling para estabilizar os parâmetros.

Sera que pode ser pq a temperatura do aquário que ele estava esta sempre em 27 e o meu eu mantendo em 25?

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Ajuda com esses SPS!!!!!

#5 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Thiago,
SPS são os corais mais difíceis e sensíveis. Qualquer mudança brusca, ou algum parâmetro fora, eles morrem e rápido. Precisam de muita iluminação e circulação. Seu Kh, cálcio e Mg estão baixos, procure subir BEM lentamente.
Não conheço esse teste de fosfato, procure fazer com marcas mais conceituadas como Hanna ou Salifert. Temperatura o ideal para esses corais é não passar dos 26 graus.

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Ajuda com esses SPS!!!!!

#6 Mensagem por Renato Vidal »

Os corais SPS são exigentes em alguns quesitos, porém, apenas um desequilibrio não é suficiente para acabar com eles, e sim, um grupo de problemas.

São exigências dos SPS


Cálcio estável na faixa de 420~460
Kh acima de 7 e abaixo de 10 (acima de 10, os LPS gostam, mas para os SPS, começa a queimar as pontas dos corais)
Magnésio na faixa de 1250~1400 (se o magnésio baixa, o coral não morre, mas, para de crescer)

Para ajudar a manter os parâmetros nesses níveis, o indicado para ter corais duros é manter a densidade em 1024~1025, com isso, os nutrientes estarão mais presentes e o coral será mais saudável.


Temperatura estável com variações de no máximo um grau ao dia, faixa limite entre 23 e 27 com faixa ideal entre 24,5 e 26

Circulação forte, sem isso, a oxigenação do tecido da parte de baixo do coral não ocorre, e ele começa a perder o tecido (o que aconteceu com o coral dessa imagem)
Imagem


Iluminação adequada para SPS, LEDs de qualidade conseguem tocar bem os SPS com a sua luminária de 48 watts, tocaria tranquilamente o seu aquário pelo tamanho dele, não posso dizer quanto a qualidade da luz emitida, pois não conheço essa luminária.

Quanto aos nutrientes nocivos ao aquário (nitrato, fosfatos e silicatos) eles favorecem o crescimento de algas, acima do normal, e por isso, acabam competindo em espaço com os corais, mas antes que isso aconteça, pelo excesso de nutrientes, as algas que vivem em simbiose com os corais (em uma camada abaixo do tecido do coral) crescem mais do que o necessário, e isso faz com que o coral perca sua cor natural.



No caso das primeiras imagens, o coral é uma Seriatopora caliendrum, a cor dela é realmente clara como a parte de cima do seu coral, mas não tão branca como a parte debaixo dele, ali esta ocorrendo um branqueamento ou por falta de circulação, ou ainda (e aqui vem um dos maiores problemas modernos quanto a iluminação, pode ser excesso ou falta de luz, sim, o sintoma é o mesmo).

Para ajudar, mesmo dentre o grupo de SPS, alguns são mais exigentes e outros não quanto a luz, caso a dúvida fique sobre a luz, coloque o coral no substrato por alguns dias, se ele começar a retomar o aspecto saudável, era excesso de luz.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Responder

Voltar para “Corais para Aquário”