🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#1 Mensagem por Matias Gomes »

MHLLE "Marine Head and Lateral Line Erosion"

The original research was funded by the Toledo Zoo Foundation and the Toledo Zoological Society, and the full results will be published in the North American Journal of Aquaculture.

http://www.coralmagazine-us.com

Em 2009, uma pesquisa foi realizada em 100 aquaristas que identificaram 25 causas suspeitas para HLLE em peixes marinhos. A maioria dos participantes da pesquisa acreditam que HLLE em peixes marinhos, como tangs e angelfish é causado por um problema alimentar, por deficiências de vitamina C ou baixos níveis de ácidos graxos altamente insaturados.
Estresse causado pelo cativeiro, também foi citada como uma das principais causas de HLLE. tb foi citada a corrente elétrica, o uso de medicamentos de cobre, a toxicidade do metal pesado, falta de luz solar, o uso de carvão ativado ou a presença de uma variedade de poluentes químicos são como possíveis causas da HLLE. As infecções virais e bacterianas também têm sido implicados em causar essa síndrome (Varner 1991, Hemdal 1989).
Na Fazenda da Onda em sampa o Alexandre Talarico costumava tratar peixes de clientes da loja Onda retirando os peixes dos aquários em suas residências e deixando por cerca de 3 meses o peixe nadando no sistema de 60 mil litros da fazenda, nesse local os peixes tinham abundância de algas ulva, luz solar em abundância e muito pouco stress, e com isso os peixes conseguiam se recuperar.
Esse tratamento era baseado em algumas causas prováveis da doença que foram citadas acima, falta de alimentos compatíveis com os algueiros, stress do cativeiro e falta de luz solar.
o Zoológico de Toledo http://www.toledozoo.org quando verificava que um peixe estava desenvolvendo a doença da linha lateral, esse exemplar era capturado e separado em um tanque sem o uso de carvão ativado na filtragem,
a maioria dos peixes acabavam se recuperando totalmente, por causa desses resultados fazem 10 anos que diminuíram em muito o uso do carvão ativado e com isso tb diminuíram a incidência da doença da linha lateral.
Com base nesses resultados o Zoológico de Toledo patrocinou uma pesquisa onde pegaram 3 tanques de 440 litros cada e foram divididos ao meio, encomendaram 35 acanthurus bahianus e foram específicos que os peixes não deveriam ser tratados com remédios a base de cobre e nem deveriam ser expostos ao carvão ativado durante a armazenagem e quarentena.
Os 3 tanques foram montados com equipamentos normalmente utilizados em residências e com rochas vivas, usaram água sintética e não deixaram os tanques receberem luz solar, na tomada de ar dos equipamentos foram utilizados filtros para evitar a poeira, eram feitas tpas de 45% ao mês os niveis de nitrato ficaram a baixo de 10 PPM (concentração elevada de nitratos são outra causa suspeitas de HLLE), toda semana eram passadas de um tanque para outro cerca de 3ml de água de cada tanque, assim demonstravam que não existia uma doença facilmente transmissíveis entre os peixes, isso tb para descartar uma das possíveis causas da HLLE que é infecção bacteriana.
A parte mais dificil de se controlar era da dieta, já que esse era um dos principais fatores relatados em casos da doença, ficou estabelecido que em cada tanque um grupo iria usar uma ração premiun peletizada que é conhecida por evitar a HLLE, o outro grupo receberia ração em flocos normal, nenhum dos grupos recebeu qualquer outro tipo de alimento ou suplemento.
Depois de uma semana um sistema recebeu 500 gramas de carvão em pó que foi colocado num saco de rede fina e dentro do filtro do 1º Reef, o 2º sistema recebeu 500 gramas de carvão em pelets tb num saquinho de rede, no 3º sistema não colocaram carvão ativado.
Depois de 2 meses foi acrescentado mais 500 gramas de cada carvão a cada sistema, este uso de carbono segue a recomendação feita pelo Spotte ( 1979), de 1 grama de carbono por litro, trocados a cada dois meses.
Depois de 20 dias 2 peixes do sistema que usava carvão em pó já apresentavam lesões da doença da linha lateral, e dobraram de tamanho depois de 4 meses inclusive os outros peixes apresentavam sinais da doença, os 12 peixes no tanque onde usaram carvão em peletes não apresentavam sintomas visíveis da doença, mas depois foram comprovadas as lesões microscópias por um laboratório de ictiologia e depois de 2 meses da conclusão da pesquisa 2 peixes desse tanque apresentaram lesões da doença.
no 3º Tanque nenhum peixe apresentou sinais de lesões a olho nu ou microscópias e mesmo após o estudo e até o presente momento não apresentaram sintoma algum.
O efeito do carbono em pó sobre o peixe foi rápida e envolveu todos os peixes expostos. Estatisticamente, os resultados foram definitivos de que o uso de carvão ativado causou HLLE nestes peixes. A alimentação diferente não surtio efeito algum sobre a doença, mas deu resultado na recuperação dos peixes, após retirarem todo o carvão do sistema os peixes que foram alimentados com a ração premiun tiveram uma melhora maior e retomada de peso do que os peixes que ficaram apenas na ração basica de flocos.
O pó do carvão ativado fica presente em um sistema mesmo após trocada toda a água, acreditam que existe alguma ação residual, num aquario de exibição do zoológico de toledo eles retiraram todo o carvão do sistema de filtragem e trocaram a água, mesmo assim os peixes que eram colocados lá desenvolviam a doença, dois outros aquario publicos do USA tem relato surtos graves de HLLE em tanques que tiveram carvão ativado em pó acidentalmente caido dentro dos tanques, acreditam que o tanque só volte a ser livre da doença se for trocada toda a decoração e substrato.
O ponto bom é que os skimmers ajudam em muito a evitar a doença, retirando da água essas partículas de carvão, inclusive se torna uma doença rara nesses sistemas.
Essa particula de carvão não é localizada nos ferimentos, Isto significa que a poeira que causam o efeito seja passageiro, ou as particulas eram muito pequenas para o histologista ver, ou que existe algum outro fator associado ao uso de carvão que provoca HLLE em peixes suscetíveis.
O estudo foi rebatido por alguns grandes aquaristas que fazem uso do carvão anos a fio e nunca tiveram um unico caso da doença, uma das explicações é que o carvão vendido na aquariofilia é de alta qualidade e o carvão usado nos aquários publicos é vendido a granel por marcas comerciais.
Se você vai usar carvão ativado use em pelets, enxague bem em água de osmose reversa antes do uso, e não coloque o carbono em um reator de alto fluxo de água (que pode servir para quebrar o carbono granulado em partículas mais finas).
Penso que colocar o carvão antes do skimmer pode tb ser uma boa solução, cuidado com o pó do carvão ativado.
Até hoje só foi possivel observar essa doença em apenas dois peixes na natureza.
Famílias de peixes com membros conhecido por ser suscetível a lesões HLLE em aquários (J. Hemdal - observação pessoal).

amily Common name
Acanthuridae Surgeonfishes
Blenniidae Combtooth blennies
Centrarchidae Sunfishes
Ceratodontidae Australian lungfish
Chaetodontidae Butterflyfishes
Cichlidae New World cichlids
Gadidae Cods
Grammatidae Basslets, Grammas
Haemulidae Grunts
Labridae Wrasses
Lutjanidae Snappers
Muraenidae Moray eels
Percichthyidae Temperate perches
Percidae Perches
Plesiopidae Roundheads
Pomacanthidae Marine Angelfishes
Pomacentridae Damselfishes
Protopteridae African lungfishes
Scorpaenidae Scorpionfishes
Serranidae Sea basses and soapfishes



carvão em pelets

Imagem

em pó

Imagem



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Carvão ativado Provoca Doença da linha lateral

#2 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Parece aquela doença que dá nos acaras disco.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Carvão ativado Provoca Doença da linha lateral

#3 Mensagem por Mauro Becker »

Hummm...

TEnho dois amigos com os Hepathus em frangalhos, vou recomendar urgente a retirada do carvão se este não for peletizado.

vivendo e aprendendo.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Carvão ativado Provoca Doença da linha lateral

#4 Mensagem por Matias Gomes »

Nixon Cabeceira escreveu:Parece aquela doença que dá nos acaras disco.

tem uma variação que ataca os discos e alguns peixes de água doce, mas não é a mesma e não se sabe as causas.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Carvão ativado Provoca Doença da linha lateral

#5 Mensagem por Reinaldo Chen »

Gosto de usar o carvão ativado para um polimento, retirar um pouco dos fenóis que deixam a água amarela. Para isso coloco o carvão em um filto tipo phosban ou num canister e deixo agir por 3 dias depois retiro e não uso mais no restante do mês. Assim se pode ter o benefício do uso do carvão, sem os riscos que podem existir de desenvolver HLLE nos peixes. Uso sempre carvão em granulos ou em pellests.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Carvão ativado Provoca Doença da linha lateral

#6 Mensagem por Matias Gomes »

mas a forma de usar é bem simples, é só lavar os peletes em água de RO para retirar a fuligem e como usamos skimmer atenua em muito os problemas, será que vale a pena usar o carvão antes do skimmer? quais são conseqüências disso?
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
luis henrique
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 671
Registrado em: 28 Mar 2011, 14:28
Apelido: lLose
Data de Nascimento: 08 Set 1993
Cidade: Itapetininga
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#7 Mensagem por luis henrique »

corre esse risco se usar purigen?

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#8 Mensagem por Matias Gomes »

Luis o unico problema que eles falam na pesquisa é a fuligem do carvão, e até dizem que carvão de alta qualidade para a aquariofilia tem bem menos chances de dar problemas, mas lavar em água de RO não vai fazer mal algum, só não pode lavar na água da torneira, fazendo isso junto com o uso de skimmer que todos nós não dispensamos já ajuda em muito a diminuir as chances de ter o problema.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Gustavo_Merlo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 474
Registrado em: 26 Jun 2009, 00:33
Apelido: gustavo
Localização: Campinas/SP
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#9 Mensagem por Gustavo_Merlo »

Tive um YT com esta doença durante anos, acabou ficando muito debilitado e morreu. Adquiri outro YT logo em seguida, grande, gordo e muito bonito. Depois de aprox. 2 meses desenvolveu também a doença e estou tentando neste momento reverter.

Tirei o carvão ativado do reef,, mas uma coisa que ninguém citou é sobre o carvão ativado do sistema de filtragem RO ou DI, para a reposição e TPA's. Então se analisarmos, todos os reefs estão em contato com o carvão de forma indireta, correto? Peço opinião dos colegas!!

Abçs.
Gustavo Merlo | whatsapp = 19 995761679
meu reef: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 5&start=20

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#10 Mensagem por jose Jorge »

Eu tive experiência com isso...............

Eu tinha um F.O. em 1990...............540L.............1.80 X 0.50 X 0.60..................cheio de peixes............Imperator..........Clown Trigger...........Velliferum.............Leucosternum............Hepatus.........YT.................palhaços............lemon peel.............etc..........


Naquela época............era o início do Aquarismo Marinho.................não existia Skimmer..............nem nada..............

A filtragem era filtro Biológico............de placas com bomba submersa na torre.............

E eu tinha 2 canisters................

E tacava Carvão que nem lôco..................

E deu HLLE......................

No final acabei doando os peixes para um amigo que iria tentar curar.......................

Naquela época agente nem tinha idéia que fosse o Carvão.................e agente chamava a HLLE de "micose".................

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#11 Mensagem por jose Jorge »

Esse Artigo é interessnte..........

http://www.aquariumofpacific.org/images ... lConce.pdf

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#12 Mensagem por tedescowill »

sera que esta doença ,nao é causada digamos por particulas (sejao do carvao ativado,do substrato) que ficam na agua do aquario,e estas particulas se chocao com os peixes ficando desta forma particulas grudadas na mucosa dos peixes,e este ao nadar faz com que estas particulas literalmente 'arranhe' o peixe ,penso isso porque em reefs é utilizado muita movimentacao de agua e estas particulas formao de certa maneira um jato de areia
e quando uma parte (do peixe) começa a ficar llesionada vai tendendo a ficar mais fragil e o siclo de "bombardeamento com particulas" segue, e aumenta mais os danos

como era/é o sistema que vc descreveu "deixando por cerca de 3 meses o peixe nadando no sistema de 60 mil litros da fazenda, nesse local os peixes tinham abundância de algas ulva, luz solar em abundância e muito pouco stress, e com isso os peixes conseguiam se recuperar."

eu imagino que neste lugar nao havia/há uma movimentacao violenta na agua como em varios reefs,e como o lugar é muito grande os peixes podem ficar em lugares aonde nao sofrem estes banos por choque de particulas
oque voces acham desta ideia?
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
Gustavo_Merlo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 474
Registrado em: 26 Jun 2009, 00:33
Apelido: gustavo
Localização: Campinas/SP
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#13 Mensagem por Gustavo_Merlo »

certo pessoal e sobre minha duvida abaixo

...mas uma coisa que ninguém citou é sobre o carvão ativado do sistema de filtragem RO ou DI, para a reposição e TPA's. Então se analisarmos, todos os reefs estão em contato com o carvão de forma indireta, correto? Peço opinião dos colegas!!....
Gustavo Merlo | whatsapp = 19 995761679
meu reef: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 5&start=20

Germano Junior
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 456
Registrado em: 16 Out 2013, 07:51
Apelido: jumetallic
Data de Nascimento: 19 Ago 1986
Cidade: Taubate
País: Brasil
Localização: Taubaté-SP
Curtiu: 39 vezes
Recebeu Curtir: 14 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#14 Mensagem por Germano Junior »

Um tópico de 2011, Matias, alguma novidade sobre essa pesquisa? consiguiram obter mais resultados? ...alguem de vocês utilizam carvão ativado, retiraram o carvão, recomendam ou não recomendam sua utilização?
[align=center]O Ministério do Aquarismo adverte, dosar produtos no Reef sem a real necessidade, é prejudicial para a saúde dos peixes e corais.[/align]

DeepSky Reef - viewtopic.php?f=25&t=28625

[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Guilherme Guerra del Nero
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 100
Registrado em: 19 Out 2013, 19:32
Apelido: Guilhermeguerra
Data de Nascimento: 07 Jun 1986
Cidade: Santos
País: Brasil
Localização: Santos sp
Curtiu: 20 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#15 Mensagem por Guilherme Guerra del Nero »

Muito bom topico parabéns icon_joia

Afinal o que e mais aconselhavel? E no ro / di?
Guilherme guerra aqua 1.20 x 67cm x 55cm sump 90 x 50 x 40 chiller aquaeuro 1 hp skimmer nac 77 luminária 10 lâmpadas t5 54w aquecedor 300w bomba recalque 3000l 2 bomba wave maker jebao MP 25

sidney-pereira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 147
Registrado em: 24 Jun 2009, 19:23
Apelido: sidney-pereira
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#16 Mensagem por sidney-pereira »

Muito bom esse artigo icon-aplauder , venho utilizando o carvão Purit...é uma mistura de carvão de alta qualidade mais resinas....esse carvão tb tem esse problema?????
Reef Cauezinho II:

Imagem

douglas b. barddal
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 109
Registrado em: 16 Mar 2014, 20:35
Apelido: Douglas
Data de Nascimento: 08 Set 1962
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Brooklin / Zona Sul
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#17 Mensagem por douglas b. barddal »

Poxa vou tirar já do aquário e deixar só os Purigens.

Dennis_junior
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 662
Registrado em: 13 Mai 2010, 14:02
Apelido: Dennis_junior
Data de Nascimento: 25 Mar 1972
Cidade: Itu
País: Brasil
Localização: Itu
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#18 Mensagem por Dennis_junior »

Posso estar enganado mas acho que essa doenca tem muito mais a haver com aquario mau cuidado,choque na agua,falta de TPA,peixes comendo sempre a mesma racao,falta de vitaminas etc e tal....nunca tive isso e tenho aquario marinho de 1998, uso carvao em pelets no momento da Brightwel que acho o melhor por soltar menos po...tive um cliente com essa doenca e indiquei Miracle mud ele disse que a doenca estacionou.

Avatar do usuário
Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1293
Registrado em: 19 Jan 2013, 18:23
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#19 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Gustavo_Merlo escreveu:certo pessoal e sobre minha duvida abaixo

...mas uma coisa que ninguém citou é sobre o carvão ativado do sistema de filtragem <acronym class="id20" title="RO: Reverse Osmose"><b>RO</b></acronym> ou <acronym class="id19" title="DI: Deionizador"><b>DI</b></acronym>, para a reposição e <acronym class="id2" title="TPA: Troca Parcial de Água"><b>TPA</b></acronym>'s. Então se analisarmos, todos os reefs estão em contato com o carvão de forma indireta, correto? Peço opinião dos colegas!!....


Oi Gustavo,
O problema do carvão está na fuligem (pó) que vai para a água, no caso do Deionizador isso não acontece porque fica retido na resina. Ainda assim o local que comprei o meu indicou deixar água correndo apenas o Carbon Block em vazão alta por 20 a 30 minutos justamente para livrar o sistema desse pó. Só depois instalar o Polipropileno e resina.

Já no aquário, eu nunca usei carvão. Existe Purigen para a filtragem química.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Carvão ativado pode Provocar Doença da linha lateral

#20 Mensagem por Raphael Igor »

uso o carvão no meu sistema tanto dulcícola quanto marinho, nenhum dos peixes apresentam estes sintomas.
quanto a qualidade do carvão, sinceramente nem sempre compro com "marca" conceituada e atualmente estou usando um que comprei para o sistema de RO/DI, a unica coisa que faço é lava-lo bem antes da utilização para a retirada de todo aquele pó. ahhh e também utilizo ele em um reator da Boyu.

seria interessante tentar descobrir qual é a composição do carvão, talvez assim saibamos se há algum componente quimico disperso nas particulas que possam danificar os animais.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”