🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

peixes morrendo - ajuda

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: peixes morrendo - ajuda

#21 Mensagem por Celso Suguimoto »

A do carbono é bem coerente... o pessoal anda usando muita vodka em aquario como solucao pra todos os problemas e não é bem assim...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Sued Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 254
Registrado em: 17 Nov 2010, 16:01
Apelido: Sued Junior
Cidade: manaus
País: brasil

Re: peixes morrendo - ajuda

#22 Mensagem por Sued Junior »

Eu iria por eliminação.
Choque termico, e eletrico nao é. Pois o eletrico mataria o suncoral primeiro. E o termico os corais primeiro. uma variacao de temperatura a ponto de prejudicar os peixes teria que ser muito acima dos 30 graus, o que mataria primeiro os corais.

Odinium nao e pois apareceria manchas.
Cobre mataria primeiro os corais.

Existe uma possibilidade remota de ser nitrito voce testo? o no2 alto prejudica a respiracao do peixe e com o tempo, o mata sufocado.
A gloria de deus é um milagre!

Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

Re: peixes morrendo - ajuda

#23 Mensagem por michelcarvalho »

nitrito tá zero, assim como amônia. Nitrato tá com 20ppm... Os demais parâmetros, tudo ok.

Avatar do usuário
Sued Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 254
Registrado em: 17 Nov 2010, 16:01
Apelido: Sued Junior
Cidade: manaus
País: brasil

Re: peixes morrendo - ajuda

#24 Mensagem por Sued Junior »

Realmente dificil dizer, se todos os parametros estão ok. O nitrato nao prejudicaria. Então por eliminacao eu iria de que alguma coisa toxica caio na agua.
A gloria de deus é um milagre!

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: peixes morrendo - ajuda

#25 Mensagem por Márcio Oliveira »

Eu tava dando uma pesquisada e vi uma doença que chama tuberculose dos peixes, muitas vezes ocorre morte súbita sem nenhum sintoma aparente só sendo detectada em laboratório com análize dos infectados.
Li relato de morte súbita por envenenamento sem nenhum motivo aparente por produtos de limpeza, fumaça e fumo.
Acho que poderia ser levado em conta essas possibilidades.

Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

Re: peixes morrendo - ajuda

#26 Mensagem por michelcarvalho »

Já fiz um inquérito com a minha faxineira... ele JURA que não derrubou nada no aquário, e nem pulverizou spray nenhum... O meu é um BOYU plug and play... Praticamente tudo fechado... A única coisa que pode ser é o BOM AR que foi espirrado no andar de baixo... Só pode ser isso então...

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: peixes morrendo - ajuda

#27 Mensagem por Marcio Gielfi »

Celso Suguimoto escreveu: o pessoal anda usando muita vodka em aquario como solucao pra todos os problemas e não é bem assim...


Concordo com voce Celso, carbono virou solução para tudo aqui ... e tem feito estragos ... com Bio Pallets então, está fazendo strike em muito aquário, pois o pessoal está ligando o reator direto 24hrs por dia quando na realidade tem um procedimento correto de adiciona-lo gradualmente.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

Re: peixes morrendo - ajuda

#28 Mensagem por michelcarvalho »

Nunca utilizei carbono... Com certeza não foi isso... Minha dúvida é se desmonto todo o aqua, pois não tenho idéia do que causou a morte dos peixes. Não quero correr o risco de colocar novos peixes e praticar um assassinato anunciado ! O que vocês recomendam ?

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: peixes morrendo - ajuda

#29 Mensagem por Márcio Oliveira »

Eu não desmontaria, eu arriscaria purigem ou carvão ativado de qualidade e um filtro uv (com lâmpada não vencida). Se for por envenenamento ou por alguma doença talvez resolvesse. Deixaria rodando uns 15 dias. Começar do zero um aquário com um ano montado e estabilizado é de doer.

Avatar do usuário
Sued Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 254
Registrado em: 17 Nov 2010, 16:01
Apelido: Sued Junior
Cidade: manaus
País: brasil

Re: peixes morrendo - ajuda

#30 Mensagem por Sued Junior »

é isso ai, de tempo uns 2 meses, e aguarde deixando passar um bom carva, sempre passando algo nas pedras que deva ter ficado grudado e seja toxico, nao creio que o bom ar tenha haver, pois meu display nao tem tampa,e tem bom ar automatico em casa, junto com aquele remedio de mosquito que fica na parede, e nao tenho problemas. abraços
A gloria de deus é um milagre!

Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

Re: peixes morrendo - ajuda

#31 Mensagem por michelcarvalho »

Cara... desliguei o bom ar. Não quero arriscar mais ! Vou deixar ciclando por 40 dias. Já coloquei carvão Matrix Seachem. Vou trocar em 15 dias novamente. Espero que isso ajude, além de manter TPAs semanais de 25%. Vamos ver se resolve o problema. Obrigado a todos pela cooperação ! Esse fórum é extremamente importante para nós, aquaristas iniciantes. Valeu !

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: peixes morrendo - ajuda

#32 Mensagem por Celso Suguimoto »

O duro é a incerteza... mas acho q somente uma analise quimica da água ou dos animais mortos poderia dar certeza da causa mortis... froids.

Na duvida troque toda água e coloque apenas um animal pra avaliar se ainda há alguma toxidade ou nao. Antigamente se usava uma molinesia na ciclagem de aquarios talvez possa ser o caso, embora eu particularmente nao goste de fazer isso
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

Re: peixes morrendo - ajuda

#33 Mensagem por michelcarvalho »

Infelizmente vou esperar 30 dias e colocar um peixinho.... e ver como ele se comporta. Caso apresente alguma anormalidade comportamental, devolvo ele na loja... não quero judiar do animal... O que vocês acham ?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: peixes morrendo - ajuda

#34 Mensagem por Celso Suguimoto »

é uma alternativa.... mas de qq forma a gente sempre fica com a pulga atras da orelha
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: peixes morrendo - ajuda

#35 Mensagem por Robson Sandrini »

Infelizmente vou esperar 30 dias e colocar um peixinho.... e ver como ele se comporta. Caso apresente alguma anormalidade comportamental, devolvo ele na loja... não quero judiar do animal... O que vocês acham ?

Se ele apresentar a mesma "anormalidade comportamental" dos outros vc não vai conseguir devolvê-lo [vivo] na loja... como não vamos conseguir passar da especulação, se a causa foi química [substância X que mata peixe mas poupa coral e invertebrado?] TPA e carvão podem ser solução mas quem garante que substância X nao ficou impregnada em rochas e substrato?. Se a causa foi biológica, 8 semanas zeram qualquer ciclo parasitário sem hospedeiro.

[]´s

R.

maurio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 27 Fev 2018, 20:07
Apelido: maurio
Data de Nascimento: 06 Mai 1963
Cidade: capao bonito
País: brasil

Re: peixes morrendo - ajuda

#36 Mensagem por maurio »

Eu sei que esse tópico é bem antigo mas o problema que aconteceu com seu aquário pode acontecer em outros aquários, daí o motivo de responder o tópico. E como o tópico é antigo provavelmente o autor do mesmo provavelmente não irá responder, entretanto fica aqui alguns questionamentos.

Michel carvalho, você informa que colocou umas rochas de seu amigo no sábado e no domingo já apareceu o sixline com problemas de respiração. Aí a pergunta: você clorou as rochas que o seu amigo lhe deu? Porque se não clorou as rochas e se no aquário do seu amigo tivesse Oodinium, o Oodinium pode ter "vindo de carona" e afetou peixes no seu aquário.
O Oodinium é tão rápido que muitas vezes o peixe morre e não apresenta o aspecto típico aveludado.
Segunda coisa, você tem aquário de quarentena? Um aquário de quarentena no meu ponto de vista deve ter aproximadamente uns 50-60 litros, que tenha passado por todo processo de ciclagem, que tenha um pouco de rochas(que tenham sido cloradas antes, obviamente) e se necessário siporax. Ou seja o aquário de quarentena deve ser um mini aquário com parâmetros semelhante ao aquário principal. E o aquário de quarentena deve funcionar o tempo todo, a única diferença é que não precisa colocar Cupramine(cobre) sempre, mas só quando tiver peixes para ser quarentenado.
Outra coisa, quando não tiver peixe na quarentena, pelo menos umas 3 vezes por semana é necessário colocar um pouco de ração, para que as bactérias tem alimento e não morram.
No aquário de quarentena é fundamental o controle de temperatura, com bom termostato, coel, chiller ou ventoinhas. Também é importante controlar a amônia usando o Seachem Ammonia Alert, tendo em vista que os outros testes de amônia não detectam corretamente a amônia, quando se usa cupramine na quarentena.
E terceira coisa, provavelmente você tenha sofrido aquilo que costumamos chamar de "síndrome do aquário novo", isto é 4 ou 5 meses é pouco tempo para colocar vários peixes no aquário.
Levando-se em conta que você fez a ciclagem corretamente, com 5 meses o aquário deveria ter digamos no máximo dois peixes.
Muitas coisas podem ter contribuído para que aconteceu com seu aquário, mas eu apostaria em OOdinium que tenha vindo nas rochas. Oodinium dizima um aquário em poucas horas ou dias.

E é óbvio que você não pode usar Cupramine em paguros, camarões, corais e anêmonas, mas deve deixá-los em um outro aquário de quarentena sem Cupramine. Muita gente não vai concordar com o que eu vou falar. Mas você poderia quarentenar um peixe no primeiro aquário de quarentena de peixes com Cupramine. E depois colocar esse mesmo peixe já quarentenado com cobre (e portanto livre de doenças), nesse segundo aquário de quarentena de corais, paguros, anêmonas e camarões(obviamente sem Cupramine) e esperar uns 3 meses. Se em 3 meses o peixe não apresentar nenhuma doença, provavelmente nem os corais, paguros, anêmonas ou camarões trouxeram algum microorganismo nocivo as peixe. E nesse caso você poderia colocar os corais, paguros, camarões e anêmonas no aquário principal.
É claro que você precisa fazer a desinfecção dos corais antes de entrar nesse aquário de quarentena de corais.
No aquarismo(assim como na vida) nós aprendemos com nossos próprios erros.

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: peixes morrendo - ajuda

#37 Mensagem por marcio rodrigo »

Na verdade peixes as vezes morrem sem nenhuma razão aparente.Tinha aqui um peixe coerelus em um tamanho grande até ,uns 12 cm e estava comigo há uns 6 mesês .Comendo bem,estava em uma parte separada do aquario junto com um clow tang menor que ele e um dia chego em casa ele estava deitado no substrato quase morto já.Não passou daquele dia.Não tinha nada de errado com ele .A unica coisa que estava acontecendo era o clow tang que apesar de ser menor que ele vivia agredindo ele.As vezes a gente não presta muito atenção na situação e no meu caso esse peixe podia não estar a tempos se alimentando bem por causo do outro peixe.Não poderia ser uma doença pois nenhum outro peixe foi afetado somente ele.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”