🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Uso de vodka

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Adilson Bonfanti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 219
Registrado em: 25 Jun 2009, 18:36
Apelido: Bonfa
Localização: SBC

Uso de vodka

#1 Mensagem por Adilson Bonfanti »

Pessoal,
Já algum tempo venho usando vodka, para mim vem funcionando bem , inclusive meu aquário é membro da AAAA (Associação do Aquários Acoolátras Anonimos) rss

Porém vem acontecendo algumas coisas imcomuns.
- Primeiro apareceu uma poeira como cinza de cigarros. Foi sifonar e com o tempo parou de aparecer em muita quantidade.
- Segundo, agora tem uma gosma de cor marrom roseada que apareceram nas tubulações e sump. Fui trocar o carvão (canister) e tinha muito , inclusive a partir deste fato passei a usar ele passivo e não mais ativo. A das tubulações quando religo o recalque solta-se um pouco pelo aquário mais o YT vai lá e come tudo, deve gostar porque parece um esfomeado.

Os corais estão abrindo normalmente, de anormal só uma cianos no substrato.

Para quem usa vodka já perceberam algo parecido???
Deus é Fiel

Meu Aquário

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Uso de vodka

#2 Mensagem por Julio Monteiro »

Adilson,
essa "gosma" que você descreve é excesso de bactérias. Veja se não é necessário diminuir a dosagem da vodka.

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Uso de vodka

#3 Mensagem por RicardoMiozzo »

Adilson,
Se eu fosse você, diminuiria a dosagem de qualquer forma de etanol no aquário como se ele fosse ao AAA para se desintoxicar, começaria a fazer trocas parciais de volume consideravelmente maior do que vem fazendo (se você faz trocas parciais).
O que você relata está um passo antes de uma explosão de algas devido ao acúmulo de matéria orgânica no sistema.
Andei vendo aquários com dosagem de vodka recentemente, e praticamente todos apresentam problemas com algas. Não é coincidência.
Os sintomas são exatamente os mesmo que você descreve.
Não consigo compreender como é que ninguém liga uma coisa í outra e continua dosando etanol no aquário, vendo que está aparecendo esse material cinza, depois alga marrom, depois dando alga filamentosa ou outro tipo indesejável, etc, etc, etc...
É uma seqüência mortal de fatos que acaba dando em dor de cabeça. 99,9% das vezes.
Tem solução, e é relativamente simples.
Basta parar de dosar etanol e voltar ís "velhas" práticas de manter um aquário livre de poluentes.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Uso de vodka

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Andei vendo aquários com dosagem de vodka recentemente, e praticamente todos apresentam problemas com algas. Não é coincidência.


Oh.... o meu nao tem mais algas :)

Eu fico encucado com a "poeira cinza" , aqui as vezes aconteceu qdo a dosagem foi muito alta... é um odor fetido parecido com H2S
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Uso de vodka

#5 Mensagem por fabio simoes »

A poeira cinza não pode ser outra coisa? P.ex. o biocalcium da nutratec deixa essa poeira. Ou as vezes é sujeira mesmo.

Mas sou da escola do Miozzo, não corro o risco de dosar vodka em meu sistema e nenhum outro produto milagroso, questão de opinião.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Uso de vodka

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

A poeira do BC da Nutratec é carbonato de calcio .... é branca... e eu nao uso... aqui somente kalk agora... mas essa poeira ou sujeira cinza aparece qdo aumento muito a dosagem da vodka.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Uso de vodka

#7 Mensagem por Julio Monteiro »

RicardoMiozzo escreveu:É uma seqüência mortal de fatos que acaba dando em dor de cabeça. 99,9% das vezes.


Informações categóricas desse tipo não acrescentam nada. Você tem estatísticas?

Existem pessoas dosando etanol com sucesso, quando usam, além do conhecimento, muita paciência. Se o usuário errar a mão, então, realmente já era. Concordo que dosagem de etanol (ou qualquer outra fonte de carbono), não é para qualquer um. Mas afirmar que em 99,9% das vezes dá problema... é exagero em minha opinião.

Usei vodka por 1 ano e meio sem nunca ter nenhum problema. Já há 3 anos utilizo o sistema zeovit (zeolitos + bactérias + fonte de carbono) com sucesso.

Não quero dizer com isso que um sistema é melhor do que outro. Também sou aquarista há mais de 20 anos e utilizei os métodos comuns, sem nenhuma adição de fonte de carbono e um skimmer eficiente. Funciona também.

Hoje utilizo além do skimmer, dosagem de carbono e acho que para mim funciona melhor.

Não dá para condenar quem usa um sistema ou outro.

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Uso de vodka

#8 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Eu trabalho com a VODKA e BALLING ( comunzão ) há uns 04 anos e tenho certeza que se não funciona é porque foi usado de maneira errada!

Quando se usa vodka o skimmer tem que dar conta de " exportar " o " excesso " de sujeira, o que muitas vezes acontece é o skimmer não exportar este excesso e ai a coisa desanda mesmo.

Outra coisa é a disposição do aquarista pra executar as dosagens adequadamente e não ter picos de: hoje esqueci, amanhã eu ponho mais e etc...

É um método pra quem tem disciplina mesmo.

Nesse caso o aparecimento de cianos é estranho pois a circulação pode estar deficiente em algum ponto do aqua.

Abraço.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Uso de vodka

#9 Mensagem por RicardoMiozzo »

Julio Monteiro escreveu:
RicardoMiozzo escreveu:É uma seqüência mortal de fatos que acaba dando em dor de cabeça. 99,9% das vezes.


Informações categóricas desse tipo não acrescentam nada. Você tem estatísticas?

Existem pessoas dosando etanol com sucesso, quando usam, além do conhecimento, muita paciência. Se o usuário errar a mão, então, realmente já era. Concordo que dosagem de etanol (ou qualquer outra fonte de carbono), não é para qualquer um. Mas afirmar que em 99,9% das vezes dá problema... é exagero em minha opinião.

Usei vodka por 1 ano e meio sem nunca ter nenhum problema. Já há 3 anos utilizo o sistema zeovit (zeolitos + bactérias + fonte de carbono) com sucesso.

Não quero dizer com isso que um sistema é melhor do que outro. Também sou aquarista há mais de 20 anos e utilizei os métodos comuns, sem nenhuma adição de fonte de carbono e um skimmer eficiente. Funciona também.

Hoje utilizo além do skimmer, dosagem de carbono e acho que para mim funciona melhor.

Não dá para condenar quem usa um sistema ou outro.


Não, não tenho estatísticas. O que escreví é baseado no que venho observando em diversos aquários no curso de três ou quatro meses para cá. Pode soar leviano de minha parte, mas não acho qu seja. Se soa categórico, peço desculpas.
Ficar repetindo uma coisa ad eternum é desagradável, e eu não preciso advogar em favor deste ou daquele sistema porque não vivo de aquarismo há vários anos. O que eu faço aqui é dar minha opinião. Sem condenar ninguém. Só penso que, se existem formas de simplificar e ter sucesso, para que complicar?
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Vinicius Reis
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 152
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:41
Apelido: Vini
Localização: Fortaleza

Re: Uso de vodka

#10 Mensagem por Vinicius Reis »

Use MB7 aliado a vodka. Vai ajudar.
E qual sua dosagem?

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Uso de vodka

#11 Mensagem por Mauro Becker »

Bonfassauro

Me conta dinovo pq vc optou por dosar a vodka(pode ser por telefone se for alguma novela mexicana), era algum disturbio/desequilibrio ou teste orientado para uma nova forma de manutenção?

Oq me encuca um pouco é o pq optar pela vodka, qual a razão primordial (pergunta também ao Celso, Vinicius, Julio, Nixon). Expliquem como se falando em letras de forma para alguém novato de tudo em aquarismo. :oops:
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Uso de vodka

#12 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Mauro,

Eu optei pela vodka para tentar chegar ao famoso ULNS ( Ultra Low Nutrient System ) nem sei se escreve assim, mas é pra deixar o nível de nutrientes o mais baixo possível.

Após as acróporas branquearem, voçê começa a alimentá-las pra que mostrem mais a sua cor.

A idéia é baixar os níveis de NO3 e PO4 a níveis indetectáveis. SPS reagem melhor a esse método do que LPS.

abraço.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Uso de vodka

#13 Mensagem por Celso Suguimoto »

off-topic

ehehe um dia eu convenso o Miozzo do uso da vodka... se nao no aquario, num copo com limao e gelo icon_drunk

Mas tbem faço uma ressalva... vodka nao deve ser encarada como solucao pra todos os casos.... existem alguns cuidados a se tomar... se beber nao dirija por exemplo icon_headstars
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Uso de vodka

#14 Mensagem por RicardoMiozzo »

Nixon Cabeceira escreveu:Mauro,

Eu optei pela vodka para tentar chegar ao famoso ULNS ( Ultra Low Nutrient System ) nem sei se escreve assim, mas é pra deixar o nível de nutrientes o mais baixo possível.

Após as acróporas branquearem, voçê começa a alimentá-las pra que mostrem mais a sua cor.

A idéia é baixar os níveis de NO3 e PO4 a níveis indetectáveis. SPS reagem melhor a esse método do que LPS.

abraço.


Nixon,
Acho a intenção perfeitamente compreensível, mas o conceito de sistema com nutriente ultra baixo em aquários é inatingível.
Além disso, não é possível atingir níveis ultra baixos de nutrientes adicionando qualquer produto orgânico na água - como etanol ou outro qualquer, uma vez que não dá para diminuir o nível de nutrientes da água adicionando matéria orgânica a ela. A própria afirmação é um contra senso em sí.
Deixar os corais branquear para depois pegarem cor é o maior estresse que o aquarista pode fazer seus animais passar. Antes de "pegar cor", o animal fica completamente vulnerável e pode morrer.
A melhor maneira para corais terem cores bonitas e crescerem bem e saudáveis é manter a água o mis transparente possível e ter luz potente e de cor apropriada no aquário.
Com o uso de etanol, o máximo que se consegue é mascarar o teor de matéria orgânica da água, pois os testes apresentam "zero", mas eles só medem íons livres.
Não é implicância minha, mas uma questão de lógica.
Sem querer provocar ninguém, mas eu só acredito nesse processo de baixar nutrientes de verdade da água de um aquário com dosagem de etanol se me mostrarem um estudo com base científica (método científico, medições de nutrientes efetuados com equipamento de laboratório como espectrofotômetro por exemplo). Já fucei em tudo quanto é lugar que você puder imaginar, e nunca encontrei nada baseado em fatos verificáveis que endossasse esse método.
Desde o último livro de Sprung e Delbeek que se fala em vokda, mas lá também não tem nada obtido de fonte segura que isso realmente funcione da forma que é postulado.
Sobre esse assunto, favor dar uma olhada nas páginas 274 a 276 do livro, publicado em 2005.
O começo:
Redução assimilatória de nitrato e fosfato com adição de fonte de carbono: aka o método vodka
Todas as criaturas precisam de fosfato para viver, portanto o crescimento de qualquer forma de vida num aquário pode ser uma forma de retirar fosfatos da água. a morte e decomposição dessa biomassa devolve fosfato ao sistema, então a remoção completa de fosfato requer a ceifagem dos organismos vivos. Esse é o princípio por detrás da filtração por algas, e também de uma nova aproximação do gerenciamento de nitratos e fosfatos em aquários....
Editado pela última vez por RicardoMiozzo em 14 Nov 2010, 15:16, em um total de 1 vez.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Uso de vodka

#15 Mensagem por RicardoMiozzo »

Celso Suguimoto escreveu:off-topic

ehehe um dia eu convenso o Miozzo do uso da vodka... se nao no aquario, num copo com limao e gelo icon_drunk

Mas tbem faço uma ressalva... vodka nao deve ser encarada como solucao pra todos os casos.... existem alguns cuidados a se tomar... se beber nao dirija por exemplo icon_headstars


Não vai dar para me convencer, Celso, a não ser que me mostre um estudo decente a respeito (favor ver acima).
Ao menos no aquário, não vai dar, mesmo icon_beer
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Uso de vodka

#16 Mensagem por Julio Monteiro »

Esses links podem ajudar. Se necessário, utilize um tradutor, pois está em alemão.

http://archiv.korallenriff.de/alkoholmethode3.html

http://www.meeresaquaristik.de/ppt/Etha ... uarium.ppt

abraço

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Uso de vodka

#17 Mensagem por RicardoMiozzo »

Ví os dois e não me convenceram um pingo, me desculpe.
Em nenhum dos dois há qualquer tipo de comprovação com base cientifica.
São dois depoimentos de aquaristas, sendo que o primeiro, de 2004, é bem interessante porque ele é cuidadoso e mostra detalhes do skimmer (coisa que todo mundo parece "esquecer" de mencionar, pois quando se dosa tal quantidade de material orgânico para a obtenção de uma explosão de vida bacteriana no aquário, é necessário um skimmer poderoso).
E no segundo, o aquarista fez uma apresentação em .pps que considero pouco conclusiva.
Sério, mesmo:
Continuo cético a respeito.
Acho no mínimo arriscado demais "branquear" os corais para depois obter melhora na coloração...
Eu nunca tive coragem de fazer uma coisa assim com meus bichos, mas cada um tem sua opinião e a respeito de dosagem de fontes de carbono em aquários, acho melhor eu ficar quieto.
Mas insisto que para coral ficar colorido e crescer bastante e feliz da vida, basta ter água transparente com uso de bom carvão ativado, skimmer de qualidade e do "tamanho" certo para o aquário e luz potente e de resultante de cor adequada.
Andei procurando muito em tudo que é lugar e não encontro dados cientificamente comprovados, é só isso.
Editado pela última vez por RicardoMiozzo em 15 Nov 2010, 07:26, em um total de 1 vez.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Uso de vodka

#18 Mensagem por Celso Suguimoto »

Queria ver um aquário que tenha dosagem de vodka há mais de seis meses e não tenha alga. Pronto. assim, facilita


O meu tem mais de um ano :)... tá certo q já tive problemas com algas tbem... mas será q as algas seriam efeito da vodka ou da falta de biodiversidade ? Eu ainda acho q é o segundo ponto.

Os aquarios q vc viu com problemas de algas... eram sem o DSB ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Uso de vodka

#19 Mensagem por Mauro Becker »

Sempre acreditei que laboratorio é uma fonte segura do aprendiz
Como tenho muitas duvidas sobre o uso e principalmente a dosagem, peço que quando vcs forem discutir sobre a vodka, me avisem icon_drunk


Nixon,

Valeu, estou compilando as informações.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Carlos Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 21 Jun 2009, 18:43
Apelido: Carlos
Localização: Sao Paulo

Re: Uso de vodka

#20 Mensagem por Carlos Toledo »

Eu uso vodka a muito tempo e de forma descuidada, confesso.

No aquario menor, foi tudo bem (o menor tinha 800 litros) mas neste atual (2300 litros) estou tendo surtos de cianos... e depois de conversar com o Miozzo e entender mais profundamente o sistema optei por sair do mesmo, pois há riscos sim, mas eles só aparecem depois de algum tempo.

Estou diminuindo a dosagem e trocando a mesma por mais trocas parciais... espero acabar com as Cianos em alguns meses...

No fundo o que fazemos muitas vezes é criar uma solução para um problema que não temos (no meu caso meu aquario tinha niveis adequados de fosfato e Nitrato) e como apareciam as cianos, me acostumei a dar um tiro de Red Slime removal a cada 5 meses... mas no fundo acho que é um problema gerando outro e outro e outro....

E como dizem os alemães... keep it simple ! ou seja... alimentação moderada, excelente skimmer e trocas parciais quinzenais.

Acho que este tende a ser o segredo.

(Uso Bailling para manter calcio e alk nos niveis adequados)

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”