🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

montando uma quarentena

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

montando uma quarentena

#1 Mensagem por Arnaldo Doi »

bom dia!! boa semana a todos

To precisando de dicas para uma boa quarentena.. Peixes que estão vindo pro meu aquario (250 litros) : dois tangs (um coerelus, e um bahianus), ambos pequenos, um pseudocromis ecoreef e um stenopus... to cogitando em juntar ainda os 2 ocelaris medios q já estão no aquario.

Pretendo fazer a quarentena com uma cx organizadora de 40 litros transparente, circulação de 1000 litros, e tenho as seguintes duvidas:

1) preciso aplicar de antemão o cobre e os banhos de formalina, ou só observar, e tratar somente se apresentarem doenças?
2) vcs usam praziquantel ?
3) não tenho filtro hang-on... qtos litros de tpa, para esse tanto de peixe?
4) o pseudocromis é da ecoreef, penso q é confiável, devo quarentenar mesmo assim?

obrigado desde já

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: montando uma quarentena

#2 Mensagem por fabio simoes »

Esse assunto é complicado. Tem vários videos e metodos diferentes na internet

" (250 litros) : dois tangs (um coerelus, e um bahianus), ambos pequenos, um pseudocromis ecoreef e um stenopus...:"

Camarão não pode usar remédio, eu soltaria direto, apenas aclimatando e deixando depois por alguns minutos num pote com a agua do aquário, para evitar levar água da loja para o aquário.


Se pretende usar cobre/cupramine, eu acho muito importante ter um teste de cobre e fazer ele todo dia para verificar. Eu mantenho o cobre em 0.3.

Acho loucura querer quarentenar com cobre sem fazer teste de cobre. Hoje uso teste de cobre da hanna, mas gosto do red sea (mais rápido de fazer) e o da sera.


"to cogitando em juntar ainda os 2 ocelaris medios q já estão no aquario:"

-SE os peixes já estão no aquário não tem por que quarentenar, eventual doença já está no aquário e não vai sair, a não ser que deixe um bom tempo sem peixe (60 dias);

"Pretendo fazer a quarentena com uma cx organizadora de 40 litros transparente, circulação de 1000 litros, e tenho as seguintes duvidas:"

use bactérias e mídias colonizadoras para segurar um pouco a amonia.


1) preciso aplicar de antemão o cobre e os banhos de formalina, ou só observar, e tratar somente se apresentarem doenças?

Eu só faço banho de formalina em donzela e palhaço (mais suscetíveis a uronema e brookynela), acho que debilita muito.

2) vcs usam praziquantel ?

Uso o prazipro e acho muito importante, não sei se o praziquantel serve para o mesmo fim.


3) não tenho filtro hang-on... qtos litros de tpa, para esse tanto de peixe? monitore a amônia com amonia alert da seachem.

4) o pseudocromis é da ecoreef, penso q é confiável, devo quarentenar mesmo assim?:

Se você não comprou direto da ecoreef, no saquinho deles, SIM deve quarentenar, se foi para bateria de loja deve quarentenar.



Eu hoje faço a quarentena de meus peixes novos num aquário que roda direto com rochas artificiais, substrato inerte, skimmer.

Faço um método misto em que doso no primeiro dia dia prazipro (dosagem única) e cupramine.

O cupramine tenho que acertar todos os dias para manter em 0,3, é impressionante a variação do cobre no meu sistema de quarentena.

Deixo por 7 a 10 dias observando se não irá aparecer nenhum sinal de doença.

Uma caixa de 40 litros acho pequena para todos esses peixes se pretende fazer uma quarentena de hiposalinidade (21 dias), quarentena passiva (30 dias).

Já pensou em seguir o método ecoreef certinho, de troca de tanques?

abraço

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: montando uma quarentena

#3 Mensagem por Arnaldo Doi »

fabio simoes escreveu:Esse assunto é complicado. Tem vários videos e metodos diferentes na internet


Bom dia Fábio!!

que aula fantástica! obrigado pelas colocações!

eu já comecei o aquário todo errado.. não quarentenei os ocelaris, e nem fiz profilaxia dos primeiros corais... achei q poderia segurar a onda e manter somente um casal de ocelaris sozinho no aquario de 250 litros por um bom tempo e, se algo desse errado, isolar e tratar com cupramine separados, enquanto matava os cistos no display desabitado por 3 meses..ledo engano :roll:

nesse meio tempo, lancei esse post, pq a vontade de colocar mais peixes estava incontrolável kkkk

como o casal de ocelaris já estava dando pinta de ictio, desencanei geral e meti vários peixes pra dentro (2 tangs, 1 hawkfish, 1 pseudocromis), tenho administrado a situação com boa alimentação e filtro uv, por enquanto os peixes estão super bem.. de nada adiantaria estressar os peixes com cobre e formalina, sendo que o estrago já estava feito... mas fica a lição para a proxima montagem

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”