🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

PAR

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 497
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

PAR

#1 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

a melhor Iluminação de um Aquário é o PAR Meter........não adianta nada ter a super mega Luminária e ela não estar regulada...........ou vc manda Iluminação demais....ou Iluminação de menos.......

um vídeo...

https://www.youtube.com/watch?v=kT60z-yik9w

felipermartins
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 05 Mai 2020, 20:27
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 27 Mar 1997
Cidade: Brasília
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: PAR

#2 Mensagem por felipermartins »

Lembrando que PAR Meter não é um tipo de iluminação, mas um aparelho que mede o PAR emitido pela luminária.

Imagino que vc saiba disso, só falei pra não deixar confuso quem desconhece do assunto e vier ler o tópico.

Para quem quiser entender um pouco mais sobre o assunto para pesquisar melhor;
PAR significa "Photosynthetic Active Radiation" e é a nomenclatura utilizada para designar os comprimentos de onda do espectro visível (400-700nm) que que impulsionam a fotossíntese. Por isso que o amigo Yuri falou que é essencial. Não adianta a luminária "fazer luz" se ela não emite um bom PAR, vai ajudar apenas a companhia de energia. E o PAR meter é o aparelho que mede quanto PAR está chegando em cada ponto do aquário.

Aqui no fórum tinha um tópico antigo em que o autor fez uma tabela com a quantidade ideal de PAR para cada espécie de coral. Vou ver se encontro para agregar conhecimento à nossa conversa.
Editado pela última vez por felipermartins em 02 Jun 2020, 19:49, em um total de 1 vez.

felipermartins
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 05 Mai 2020, 20:27
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 27 Mar 1997
Cidade: Brasília
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: PAR

#3 Mensagem por felipermartins »

Encontrei. O tópico não é antigo como falei rsrsrs

http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=23&t=48545

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 497
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: PAR

#4 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

sei sim Felipe..........eu quis fazer um trocadilho...........dizendo que o melhor tipo de iluminação é na verdade a Regulagem........

não importa se é HQI....T5....ou LED...........vc deve saber o que está fazendo.......... por isso se usa um PAR Meter para medir.......

a medida de PAR não deve exceder os 400 micromols pois nesse estágio a fotossíntese das Zoox é interrompida....( o que acontece no meio do Aquàrio)....e deve ser superior à 200 micromols pois medidas inferiores a eese valor a fotossíntese não se inicia.....(o que acontece nas bordas do Aquário)..................

então se percebe que não ésomente o PAR.........mas também como esse PAR está distribuído pelo Aquàrio...........

Luminárias com um único foco.......como HQI e alguns LEDs....fica comprometida a distribuição desse PAR..........

Já as T5....e alguns LEDs como a Orphek Atlantic V4........distrubuem esse PAR muito melhor........

Então não é somente o PAR regulado...mas como esse PAR é distrubuído no Aquário.........

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 497
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: PAR

#5 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

quanto ao tópico antigo.........não tenho certeza se dá para se fazer uma tabelinha....pois não é o coral em si o foco de atenção.......mas as Zooxhantellas..........acho que as Zoox são iguais para todo mundo........e a regulagem é em função delas......

no meu entendimento uma boa regulagem ficaria de 200 micromols....à 350 micromols.....e isso distribuído pelo Aquário uniformemente...........

quanto à qualidade do Spectro emitido pela Luminária.......é outro assunto..........

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 497
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: PAR

#6 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

ainda dentro desse assunto tem uma coisa um pouco mais complexa que é o PUR........

o PUR tem 2 picos.......um no Pico Azul e outro no Pico Vermelho...........e nesse assunto entra a qualidade da emissão da Luminária..........qual é a porcentagem de Azul e Vermelho da sua Luminária...........

O primeiro Pico (435nm) está na Zona Azulada...Actinica........(Clorofila a).......

O segundo Pico (675nm) está na Zona Vermelha..........(Clorofila b)......


o PUR é mais ligado à construção da Luminária.....

e o PAR mais ligado à regulagem da Luminária........

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: PAR

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

Da pra fazer uma mini gambi

Baixa o app pra celular

https://play.google.com/store/apps/deta ... r&hl=pt_BR


http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=2502339

Has anyone used a LUX meter to figure out their lighting PAR levels?

The LUX meter I have is a (Milwaukee MW700). http://www.milwaukeeinst.com/site/co...ers-g-mw700-wp

I didn't want to spend a more expensive Lux Meter since the goal was to simply use it to place corals around (ie I find a good spot for a coral, then move it to a similar spot).

However I think my 250W lights are too intense. I want to raise them to a proper level, so getting a PAR reading on my lights would be ideal.


This link was provided but I find a bit confusing http://www.advancedaquarist.com/2013/2/equipment

In the article is says you can convert LUX to PAR as stated below. (estimate conversion).

...it is possible to convert lux measurements to PAR values. Use these results with some caution - in most cases it would be safe to assume the results will be low.
•Divide blue (450nm) LED Lux by 69
•Divide white (7,300 K) LED Lux by 45
•Divide blue (450nm)/white (7,300 K) combination LED (2:1 white/blue ratio) Lux by 67

This appears to be for figuring LED lighting and combining BLUE with White LUX readings.

I want to simply check my MH Hailade PAR levels for my 14500K bulbs, which I think can be consider white.

If true, would I take my MH Lux reading and divide by 45, to get an PAR estimate? (Probably a bit higher divisor, since 45 is for 7300k, I have 14000k bulbs
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 497
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: PAR

#8 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

legal......mas meio complicado e não tão preciso........

acho que hoje em dia um Quantum PAR Meter não deve passar de 100 dólares nos EUA.......

não sei sobre preços......

é um equipamento bom para quem faz manutenção de Aquário para os outros........ele pode dar uma regulada na altura da Luminária para o cliente.....de acordo com as leituras que ele fizer......

um Artigo de 2017.......

https://orphek.com/what-makes-orphek-at ... -lighting/

felipermartins
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 05 Mai 2020, 20:27
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 27 Mar 1997
Cidade: Brasília
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: PAR

#9 Mensagem por felipermartins »

Yuri Machado de Barros escreveu:quanto ao tópico antigo.........não tenho certeza se dá para se fazer uma tabelinha....pois não é o coral em si o foco de atenção.......mas as Zooxhantellas..........acho que as Zoox são iguais para todo mundo


Pelo que eu entendi, o autor citou um artigo em que o estudo base é a intensidade de luz ideal para o melhor desenvolvimento do coral (tal coral cresce mais recebendo "x" PAR). E faz sentido. É sabedoria popular que acroporas gostam mais de luz, etc... Acho que seria isso, mas com bases científicas. Mas posso ter entendido errado também.

felipermartins
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 05 Mai 2020, 20:27
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 27 Mar 1997
Cidade: Brasília
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: PAR

#10 Mensagem por felipermartins »

Yuri Machado de Barros escreveu:acho que hoje em dia um Quantum PAR Meter não deve passar de 100 dólares nos EUA.......


Pelo que andei olhando, não sai por menos de $500-600 um par meter. Se for importar, com o dólar no preço de hj vai pagar quase 3 pila com taxa e tudo mais.

Eu vi um vídeo bem interessante onde o cara fazia um PAR Meter DIY usando a sonda do aparelho e um multímetro. Porém não encontrei a sonda a venda para ver o preço. Pelo vídeo acho que ele falava algo em torno de $150 mas não tenho certeza.

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 497
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: PAR

#11 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

o preço que eu vi é U$ 295..................aqui no Brasil agente paga 100% a mais em tudo que vem de fora......ou mais..........


teve uma feira de aquarismo lá que foi vendido a U$ 200........

Avatar do usuário
Paulo Mallard Scaldaferri
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 17 Mai 2018, 22:48
Apelido: Paulinho
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes
Contato:

Re: PAR

#12 Mensagem por Paulo Mallard Scaldaferri »

Yuri Machado de Barros escreveu:quanto ao tópico antigo.........não tenho certeza se dá para se fazer uma tabelinha....pois não é o coral em si o foco de atenção.......mas as Zooxhantellas..........acho que as Zoox ...é outro assunto..........


Há um tempo iniciei confecção de uma tabelinha sobre posicionamento de corais em relação ao PAR. É um piloto ainda mas pode ajudar:

Posicionamento e PAR

Exemplo prático de mapa de PAR e posicionamento aqui:

[imagem]https://i.ibb.co/Tk9FhT0/PAR.png[/imagem]

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 497
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: PAR

#13 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

interessante observar a distribuição do PAR.......nessa foto com fonte luminosa pontual...............o PAR nesse caso não é bem distribuído......ele é muito intenso no centro.........e muito fraco nas bordas...........

as T5 e aquele LED Orphek Atlantik V4..............distribuem o PAR quase que por igual...........

glitter lines pode ser um problema no Aquàrio..............no Oceano tudo bem...........as glitter lines potencializam a intensidade luminosa em locais mais profundos.........mas no aquário as glitter lines podem causar uma intensidade prejudicial.........excedendo os valores de PAR ideal e inibindo a fotossíntese das Zooxs..........

glitter lines acontece com fonte luminosa pontual....alguns LEDs e HQI......

mas a questão aqui é a distribuição do PAR..............

eu pessoalmente gostei muito dos resultados apresentados pela Orphek Atlantik V4.........

achei um artigo em português......

https://pt.orphek.com/review-why-orphek ... -lighting/

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 497
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: PAR

#14 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

estava aqui "meditando"............tudo no Aquarismo é regulagem............regulagem precisa................quanto mais preciso vc for melhor o resultado................

começa pela água doce........com níveis de silicatos regulados...........

depois a salinidade.........refratômero calibrado...para uma regulagem de salinidade precisa..........

níveis de reserva alcalina regulados..........

temperatura.......também regulada...........

nitratos.........e etc.......

somente a Iluminação é que se dá menos importância........porém existe meios de regulagem.......e existem parâmetros muito específicos à serem observados..........

até o Skimmer tem regulagem.............

eu comparo o Aquàrio com uma Harpa..........que tem muitas cordas para serem afinadas............se uma delas estiver desafinada.......não sai música nenhuma........

Avatar do usuário
Paulo Mallard Scaldaferri
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 17 Mai 2018, 22:48
Apelido: Paulinho
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes
Contato:

Re: PAR

#15 Mensagem por Paulo Mallard Scaldaferri »

Yuri Machado de Barros escreveu:interessante observar a distribuição do PAR.......nessa foto com fonte luminosa pontual...............o PAR nesse caso não é bem distribuído......ele é muito intenso no centro.........e muito fraco nas bordas...........

as T5 e aquele LED Orphek Atlantik V4..............distribuem o PAR quase que por igual...........

glitter lines pode ser um problema no Aquàrio..............no Oceano tudo bem...........as glitter lines potencializam a intensidade luminosa em locais mais profundos.........mas no aquário as glitter lines podem causar uma intensidade prejudicial.........excedendo os valores de PAR ideal e inibindo a fotossíntese das Zooxs..........

glitter lines acontece com fonte luminosa pontual....alguns LEDs e HQI......

mas a questão aqui é a distribuição do PAR..............

eu pessoalmente gostei muito dos resultados apresentados pela Orphek Atlantik V4.........

achei um artigo em português......

https://pt.orphek.com/review-why-orphek ... -lighting/


Sem dúvida sô, com as pequenas primes há pontos de PAR mais alto e redução importante nas periferias.

Usei isso a meu favor, concentrando corais de demanda mais alta nos pontos mais iluminados e os de baixa demanda nas "sombras".

Certamente a Orphek distribui muito bem a luz, mas é uma luminária de custo considerável... Acredito que o custo-benefício acaba precisando muito ser pesado.

Fiz uma modificação importante do layout recente que ficou bem legal. Vou refazer meu mapa para postar o mapa atualizado.

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 497
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: PAR

#16 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

legal............

a questão do custo da Orphek deve diminuir nos próximos anos.............

uma coisa interessante na Orphek é que eles fabricaram os próprios LEDs........com comprimento de onda mais especifícos destinados ao aquarismo........com certeza isso gerou custos........

colocar corais com demanda mais alta no centro e com demanda mais baia nas laterais é uma solução inteligente............

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 497
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: PAR

#17 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

é caro mas é legal...saca só..........

https://www.youtube.com/watch?v=tLawQFzueqs

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 497
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: PAR

#18 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

vídeo novo..........O "SEGREDO" DO AQUÁRIO DE CORAL............PAR ENTRE 200-350 MICROMOLS..........EM 11:43 DESSE VÍDEO.......

https://www.youtube.com/watch?v=IvftdY8-_1g

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: PAR

#19 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Interessante, mas o custo ainda é alto para aquaristas Brasileiros!

A Orphek tem representantes no Brasil? não encontrei.

abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Yuri Machado de Barros
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 497
Registrado em: 07 Dez 2017, 15:36
Apelido: YURI
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 51 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: PAR

#20 Mensagem por Yuri Machado de Barros »

NÃO SEI TE DIZER........

pra mim o que importa no momento são os testes e os resultados..........focados em SPS.........no caso PAR entre 200-350..........e o gráfico do comprimento de onda....

a questão do preço o que aumenta o preço são os muitos componentes eletrônicos.........se fosse mais simples seria muito mais interessante........

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”