🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Duvida - usar ozonio com filtro algas ATS

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
cristiano vidotto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 105
Registrado em: 05 Abr 2014, 23:56
Apelido: cristiano vidotto
Data de Nascimento: 23 Fev 1973
Cidade: Campinas SP
País: Brazil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Duvida - usar ozonio com filtro algas ATS

#1 Mensagem por cristiano vidotto »

Caros, recentemente comprei o controlador de ozonio, e meu orp se mantem em 180 - 200, utilizo um filtro de ATS para combater as algas, e ae fiquei na duvida em usar um gerador de ozonio para chegar numa orp de 300 mas usando o filtro ATS
Sera possivel seu uso ? pois entendo q o ozonio diminuira a bio diversidade dentro do aquario, isso prejudicaria ou eliminaria o uso do filtro ATS ?
obrigado, pelas consideracoes!

Emerson Bisco
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 24 Nov 2009, 12:07
Apelido: PI
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Duvida - usar ozonio com filtro algas ATS

#2 Mensagem por Emerson Bisco »

Cristiano, não sou especialista em ozônio, mas pelo que sei ele vai degradar boa parte dos compostos orgânicos que seriam consumidos pelas algas do ATS. O máximo que pode acontecer (que eu acho) é formar bem pouca ou quase nenhuma alga no ATS por falta de alimento para elas.

Faça o teste e se for isso, nem precisa mais de ATS.

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Duvida - usar ozonio com filtro algas ATS

#3 Mensagem por marcio rodrigo »

Cristiano esse negócio de equipamento em aquário marinho é meio complicado.Muitas coisas a gente compra só por achar ser necessário e acaba gastando dinheiro a toa.Sem saber a fauna do aquário,que tipo de corais tem ai ou vai colocar fica difícil.Veja o caso de aquaristas que tem grana.Eles montam um aquário de mil litros,skimmer do mais f...apex e por aí vai só que colocam cardume de tangs (só yellow tang uns 10)hepatus e tudo mais .Quando vai ver tem mais de 50 peixes no aquario e aí o cara resolve por acróporas lá.Vira um inferno a vida do cara.Troca água,bota reator,removedor e acaba ficando maluco.

cristiano vidotto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 105
Registrado em: 05 Abr 2014, 23:56
Apelido: cristiano vidotto
Data de Nascimento: 23 Fev 1973
Cidade: Campinas SP
País: Brazil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Duvida - usar ozonio com filtro algas ATS

#4 Mensagem por cristiano vidotto »

marcio rodrigo escreveu:Cristiano esse negócio de equipamento em aquário marinho é meio complicado.Muitas coisas a gente compra só por achar ser necessário e acaba gastando dinheiro a toa.Sem saber a fauna do aquário,que tipo de corais tem ai ou vai colocar fica difícil.Veja o caso de aquaristas que tem grana.Eles montam um aquário de mil litros,skimmer do mais f...apex e por aí vai só que colocam cardume de tangs (só yellow tang uns 10)hepatus e tudo mais .Quando vai ver tem mais de 50 peixes no aquario e aí o cara resolve por acróporas lá.Vira um inferno a vida do cara.Troca água,bota reator,removedor e acaba ficando maluco.


OI, sim sim vc tem razao, eh realmente por ae a situacao q vai se tornando ne, aqui bem, eu ate estava tocando o ozonio com o ats q fiz com um filtro hang on q eu tinha parado aki, utilizando um led 50W 110V, mas infelizmente o cooler q eu instalei pra resfriar ele, pifou acho q respingou agua, e esquentou demais e queimou, digo parou de acender, ae eu retirei ele, e comprei um pouco de Alga Chaetomorpha com um led 10W fullspectrum num refletor pequeno q eu tinha, isso ja tem uma semana, pois estou monitorando o fosfato enquanto isso, parei o meu ozonio por causa q nao tenho midia secante, bom to esperando chegar, e to peskisando como fazer um reator pro ozonio com uso do carvao ativado, pois qdo injetava o ozonio no skimmer, akele registro de controle de ar, esfarelou !!! ae to peskisando pra construir esse reator, pelo menos achei a alga mais facil de usar, mas vamos ver como vai ficar essa questao q vc destacou em relacao a carga organica pra manter "alimento" pra alga, qdo voltar com o ozonio ! icon_comemorando

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Duvida - usar ozonio com filtro algas ATS

#5 Mensagem por Reinaldo Chen »

O ozônio degrada compostos orgânicos. Seu poder oxidativo correio plásticos e animais se não for usado em reator ou skimmer resistente para uso com ozônio. Pequenas doses ajudam a polir a água deixando ela transparente. Aumenta a relação de oxirredução do aquário (orp) um índice de salubridade do aquário em mede a capacidade dele lidar com compostos orgânicos, o nível ideal seria entre 380 a 480 mV . O ATS reduz compostos como nitrato, fosfato mas entre os compostos gerados no consumo de nitrato estão compostos fenólicos que deixam a água amarelada. O ozonizador ajuda na quebra desses compostos deixando a água cristalina. Dependendo da quanto ozônio é injetado e se dentro de um skimmer ou no reator pode reduzir a quantidade de compostos para o ATS visto que a quebra dos compostos facilita inclusive a retirada deles pelo skimmer.

Usados de forma correta e monitorados (teste de orp, ozônio etc) podem ser ferramentas úteis na manutenção de um aquário, mas não são essenciais pois são muitos os caminhos que um aquarista pode percorrer para um aquário de sucesso.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”