🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

colagem de aquários

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Helio Teixeira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Mai 2016, 18:28
Apelido: Helio
Data de Nascimento: 04 Jan 1972
Cidade: Fortaleza
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

colagem de aquários

#1 Mensagem por Helio Teixeira »

Como colar aquários? Como posso aprender a técnica correta de colagem (quantidade de silicone, travamento, etc)? Existe algum livro a respeito? Vi no youtube uma colagem em que o silicone era injetado entre o espaçamento dos vidros (o montador usava lacres tipo ziploc entre os vidros para deixar espaço entre eles...). Sei que muitos dirão para não arriscar, procurar alguém de confiança, etc...mas tive muitos problemas com isso no passado, e decidi que vou aprender a fazer, não precisa ser um engenheiro para montar um aquário. Mas tem sim que saber a técnica correta e o que está fazendo. Minha dúvida não é com a espessura do vidro, qual tipo de silicone usar, tamanho dos vidros ( o livro do Basso fala muito bem disso), mas com a técnica em si, como evitar surgimento de bolhas na colagem, etc....
Também pretendo fabricar eu mesmo meu móvel (será estruturado com caibro 5x5 e forrado de compensado naval revestido de lâmina de PVC por dentro). O aquário será de 60x60x55, vou usar vidro 10 ou 12mm, travas francesas.
Abraço!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: colagem de aquários

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Nao existe literatura a respeito, inclusive um dos fabricantes (DOW) devido provavelmente a algum problema nao recomenda a colagem para aquarios acima de 100 litros (sic)

"Apesar de ser amplamente utilizada para a construção de aquarios a dow corning não idica seu uso e não se responsabiliza por acidentes ocasionados com a utilização indevida de seus produtos."
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Mauro Specca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 235
Registrado em: 22 Jun 2009, 10:30
Apelido: Yelow
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: colagem de aquários

#3 Mensagem por Mauro Specca »

Já montei dezenas de aquários, o meu atual com 2,00x0,60x0,60 - 12,0mm silicone dow corning, sem qualquer dificuldade para montagem e colagem, montar um aquário nas medidas que vc falou é até fácil. "Não usaria vidro de 12,00mm para montar esse aquário" no máximo 10,0mm.
Normalmente o corte de vidros até 10,0mm não precisa ser lapidado, pois o corte sai praticamente perfeito, "sem defeitos", acima de 10,0mm geralmente o corte sai com calombos, depressões, buracos, etc.. por isso a necessidade de lapidação.
Ao comprar os vidros, se vc não informar as medidas exatas das peças (com os descontos da espessura para montagem) sugiro informar que é para montagem de aquário.
Necessário também serra copo diamantada para fazer os furos da bota, recalque,etc..
Limpar muito bem a área que vai receber o silicone "eu limpo com alcool" antes de aplicar o silicone.
básicamente é isso..
Abc.

Helio Teixeira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Mai 2016, 18:28
Apelido: Helio
Data de Nascimento: 04 Jan 1972
Cidade: Fortaleza
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: colagem de aquários

#4 Mensagem por Helio Teixeira »

Mauro, te mandei uma mensagem.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”