🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

lista de equipamentos

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
saulo rafael
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 199
Registrado em: 22 Fev 2011, 10:37
Apelido: saulo rafael
Data de Nascimento: 23 Jul 1984
Cidade: Hortolandia
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

lista de equipamentos

#1 Mensagem por saulo rafael »

​Boa tarde Galera. Me surgiu uma duvida aparentemente simples mas deu um nó aqui na cabeça; Para montar um aquario "convencional a partir de 100 ou 200 litros" sei bem o que é necessário entre equipamentos e testes. Agora; E para um aquário nas medidas de 40x40x40 ? Para ter um palhaço ou gobys por exemplo. Quais equipamentos e testes eu preciso ? Se a galera poder me passar uma receita de bolo em relação a equipamentos eu agradeço, principalmente em relação a skimmer; Sem skimmer ? skimmer estilo filtro externo ? ats ? Valeu e aguardo.

Avatar do usuário
erick camargo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2493
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:48
Apelido: Derick
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 32 vezes
Recebeu Curtir: 75 vezes
Contato:

Re: lista de equipamentos

#2 Mensagem por erick camargo »

Fala Saulo, blza?
Cara, boa escolha! Acho CUBO marinho muito legal.
Vamos lá:

Quanto aos testes, o tamanho do aquário não muda, afinal os seres vivos e a água precisam estar em harmonia e condições adequadas.
principais testes para o início:
Para qualidade da água com relação aos peixes.

Nitrato/Nitrito
Amônia
Ph
Kh
Fosfato

Depois, para a qualidade da água com relação aos corais.
Cálcio
Magnésio
Iodo

Skimmer:
Acredito que skimmers hang-on não são tão eficientes devido ao tamanho da câmara onde a água circula com oxigenação maior ser pequeno. Eu iria de TPAs religiosamente semanais. (10% está ótimo) e se quiser dar um UP, adicione Bio Calcium da Tropic Marin. (recomendo este produto á todos que possuem Nanos até 100 litros).

Se você tiver espaço para um ATS, seria interessante, pois macro algas se alimentam de fosfato, nitrato e etc... (ajudando á reduzir os nutrientes em suspensão na água).

Você pretendo ter Sump externo?
Se tiver sump externo (em baixo, no móvel), tente montar um refúgio para colocar bastante substrato e fragmentos de rochas. Isso ajuda á proliferação e estabilidade da micro fauna.

Iluminação:
Isso é outro assunto polêmico, mas eu iria de AI NANO (pequena e muito eficiente para qualquer tipo de coral dentro de um aquário nessas medidas, além de ter um visual clean e não ocupa nada de espaço).


Abração e espero ter ajudado!
Imagem
"Copiar uma idéia é plágio, várias idéias é pesquisa"

CONTATO:+55 11 998 764 727 / onemorerick@gmail.com

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: lista de equipamentos

#3 Mensagem por Reinaldo Chen »

Num aquário menor que é sujeito a mudanças mais bruscas que um aquário com volume maior, é importante usar os testes como parâmetros de como está o aquário. No mínimo ph e reserva alcalina.

Skimmer , muitos dos nanos é bem pouco eficiente, manter TPA semanal acaba sendo mais interessante, mas se não conseguir , recomendo skimmer SH1 ou SH2 da Skimz , tunze 9002 que são bem eficientes para esse volume.

Iluminação, LED vai dar menores problemas de aquecimento, mas usar potências altas vai pedir regulagem de altura ou ajuste de intensidade que nem todas as luminárias têm.. podendo investir , as Maxpect são boa pedida .

saulo rafael
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 199
Registrado em: 22 Fev 2011, 10:37
Apelido: saulo rafael
Data de Nascimento: 23 Jul 1984
Cidade: Hortolandia
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: lista de equipamentos

#4 Mensagem por saulo rafael »

Obrigado pessoal pelas dicas; Agora já tenho um norte a seguir...valeu!!! clapping_02

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: lista de equipamentos

#5 Mensagem por André Fonseca »

Saulo,

Para Nanos de até 100 litros, maior litragem não é considerado mais Nano, um Skimmer excelente é o Naq QQ!!!

E exatamente por ocorrer o descrito pelo Chen, litragem menor significa maiores chances de instabilidades nos parâmetros da água, eu não manteria um Nano apenas com TPAs, mas somaria tudo: Skimmer e TPA!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”