🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef safe

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef safe

#1 Mensagem por Renato Vidal »

Imagem


Quinta-feira, 4 setembro, 2014
CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef safe

Imagem


Como proprietário de um aquário de corais, você investe muito tempo e dinheiro para ter certeza que seu tanque parece ótimo e que seus animais são felizes e saudáveis.

A última coisa que você precisa é de um novo peixe ou invertebrados que possa ferir ou matar os outros habitantes do tanque!

Hoje vamos olhar para algumas das espécies mais populares, e mais controversas, disponíveis no comércio do aquário de água salgada para determinar quais espécimes seriam adequados para seu aquário de corais.

Compartilhamos informações sobre animais que podem ser bons companheiros em um aquário misto, os que não, e vou explicar porquê.


Imagem
Crédito da foto: National Marine Santuários

Peixe-borboleta

Esta família de peixe é sem dúvida um dos mais coloridos e requintado de todos os peixes de água salgada.
Infelizmente, muitos borboletas não são reef-safe e são coralivoros reais (ou seja, eles só comem pólipos de coral).

Além disso, muitos deles, mesmo aqueles que são considerados "reef-safe" nem sempre são, mesmo os mais resistentes deve ser deixado para os "experientes".

Potencialmente seguro recife: Borboleta Pyramid (Hemitaurichthys polylepis), Borboleta Zoster (Hemitaurichthys zoster) e Borboleta Copperbanded (Chelmon rostratus).

Comumente disponível, mas não é reef-safe: Raccoon borboleta (Chaetodon lunula), Auriga borboleta (Chaetodon auriga) e a mascote da DepotMarine, a dupla Saddle-borboleta (Chaetodon ulietensis).




Imagem
Crédito da foto: Leo Chen

Cangulo / Trigger

Se você já viu um Cangulo em mergulho, você provavelmente foi surpreendido pela sua beleza e elegância. É quase como se eles deslizassem através da água, impulsionado por sua nadadeira dorsal alongada e nadadeira anal. Triggers vêm em uma ampla variedade de cores com alguns padrões de cores muito intrigantes.

Infelizmente, a maioria destes peixes não são seguros para um aquário de corais. São predadores e pode dar trabalho para seus invertebrados e para peixes menores e / ou mais dócil.

Potencialmente reef-safe: Niger Trigger (Odonus niger), Azul garganta Trigger (Xanthichthys auromarginatus), Cross Hatch Trigger (Xanthichthys mento).

Comumente disponível, mas não reef-safe: Huma Huma Trigger (Rhinecanthus aculeatus), Clown Trigger (Balistoides conspicillum) e Undulated Trigger (Balistapus undulatus).



Imagem

Os cavalos-marinhos

Embora isso possa ser um pouco polêmico, eu pessoalmente acho que cavalos-marinhos não devem ser colocado na maioria dos tanques do recife, em particular quando SPS dominam o tanque. De um modo geral, o alto fluxo exigido para as manter SPS não é nada bom para os cavalos-marinhos.

Os cavalos-marinhos também exigem ramos e galhos para agarrar, assim, envolvem suas caudas em torno de quase qualquer coisa para se manter no lugar. Isso pode ser prejudicial para alguns corais ou os próprios cavalos-marinhos (por ser picado por corais).

Se você realmente tem vontade determinada em manter um cavalo-marinho em um tanque do recife, você deve construir toda estrutura em torno das necessidades dos cavalos marinhos em primeiro lugar. Os corais que não o prejudiquem ou façam competição com eles por comida são sua melhor aposta, como os leathers ou gorgônias.



Imagem

Crédito da foto: Mike Poresky

Angelfish

Ao discutir peixes anjos, vale informar que eles são geralmente agrupados em duas categorias diferentes: anjos anões (Centropyge) e "grandes" anjos (Pomacanthus, Genicanthus, Apolemicthys e alguns outros). Dentro de ambos os grupos, você vai encontrar alguns dos peixes de água salgada mais coloridos. Com vermelhos brilhantes, amarelos, laranjas e todos os tons de azul ... as cores realmente são chamativas na maioria destes peixes!

A má notícia é que alguns dos peixes anjos mais coloridos e impressionantes pode causar estragos em um tanque do recife. Até mesmo aqueles que são considerados "reef safe" pode um dia decidir gostar do sabor de seus corais mais queridos.

Potencialmente reef-safe: Flame Angel (Centropyge loricula), Flameback Angel (Centropyge Acanthops) e Coral Beauty (Centropyge bispinosa) anjos do grupo anão e qualquer um dos anjos Genicanthus (Bellus, Lamarcks ou Blackspot) ou Regal Angel (Pygoplites diacanthus).

Comumente disponível, mas não reef-safe: Na categoria anão o Anjo Lemonpeel (Centropyge flavissima) e Bicolor Angel (Centropyge bicolor); dos grandes anjos, Flagfin Angel (Apolemichthys trimaculatus), Rock beauty Angel (Holacanthus tricolor) e o Anjo Majestic (Pomacanthus navarchus).



Imagem

Baiacu

Quem não ama um baiacu?

Eles têm algumas das personalidades mais extrovertidas e divertidas de todos os peixes de aquário de água salgada e são conhecidos por interagir com seus donos através das paredes do tanque.

Como você deve ter adivinhado, baiacu pode fazer a vida curta de muitos habitantes do aquário do recife. A maioria dos baiacus são, portanto, mais adequado para aquários só de peixes.

No entanto, existem algumas puffers menores, às vezes chamados de "Tobies", que têm o potencial de viver em paz dentro de um tanque do recife. Só não se esqueça de escolher os seus companheiros do tanque com cuidado e estar atento a sua água, fluxo muito alto pode ser ruim para eles.

Potencialmente reef-safe: Valentini Puffer (Canthigaster Valentini) e Blue Spotted puffer (Canthigaster solandri).

Comumente disponível, mas não reef-safe: enfrenta o dog Puffer (Arothron nigropunctatus) e Porcupine Puffer (Diodon holocanthus).



Imagem
Crédito da foto: Jerry

Bodiões / Wrasses

Bodiões é uma grande família de peixes variam muito em tamanho e cor. A maioria tem uma forma corporal semelhante, porém: longo e fino.

Muitos bodiões são muito resistentes e são grandes adições para um aquário marinho. Algumas variedades prosperam quando sós em um tanque; outros preferem estar em um grupo. Fizemos nossa lista de bodiões, porque alguns são predadores vorazes que podem causar problemas se colocado dentro de um aquário de corais.

Reef safe: Qualquer um dos generos Cirrhilabrus sp e Paracheilinus sp., Mistério Wrasse (Pseudocheilinus ocellatus) e Leopard Wrasse (Macropharyngodon meleagris).

Comumente disponível, mas não reef safe: Green Bird Wrasse (Gomphosus varius), Paddlefin Wrasse (Thalassoma lucasanum) e Lunar Wrasse (Thalassoma lunare).



Imagem
Crédito da foto: Drow_male

Filefish

Um dos peixes mais impressionante, na minha humilde opinião, é encontrada na família filefish. Com manchas laranja definidas em um corpo verde brilhante, o Peixe folha laranja manchada é uma beleza!

Existem muitos outros tipos, embora nenhuma tão colorida como o Peixe folha manchada de laranja, que, curiosamente, precisa de um tanque de recife para sobreviver, porque se alimenta de tecidos e pólipos de Acropora. Alguns aquaristas têm sido capazes de levá-los a comer alimentos preparados, mas isso não garante que os peixes vão sobreviver em cativeiro. Há outros filefish que são adequados para a vida do aquário, e não apenas a vida em um tanque do recife.

Potencialmente reef safe: Acreichthys tomentosus

Comumente disponível, mas não reef-safe: Tassle Filefish (Chaetodermis penicilligerus)



Imagem

Anêmonas

Um tanque do recife parece ser o ambiente perfeito para uma anêmona. Com iluminação de alta intensidade e um bom fluxo requerido por ambos, eles parecem ser uma combinação feita no céu.

No entanto, ter um invertebrado móvel carregado com tentáculos urticantes de alta potência pode causar destruição em massa em um tanque. Além disso, muitas anêmonas pode ficar muito grandes ou até mesmo dividir e pegar um monte de seres imóveis em seu tanque.

Minha Anêmona Bubble Tip são exemplos perfeitos disso. Comecei com três anêmonas há quatro anos e agora tem mais de 20 anêmonas no meu tanque. Eu também tenho vendido / negociado mais de 50 durante este período de tempo. As BBT que se dividira e andaram, matou quase todos os outros corais que estavam no caminho e agora dominam o tanque.

Na maioria dos casos, eu não aconselharia manter uma anêmona em um aquário de corais mistos. Um tanque de recife com espécies específicas seria uma casa mais apropriada para anêmonas.




Imagem

Ouriços

Ouriços são grandes lixeiros. Eles comem todos os diferentes tipos de algas, bem como alimentos de carne. Apesar de seu tamanho, eles são capazes de entrar nas menores rachaduras / fendas em seu display para ajudar a limpar as algas.

A má notícia: alguns também têm um gosto para os corais!

O Diadema Urchin (Long Spine Urchin), em especial, gosta de mastigar corais SPS e algas coralinas. Apesar de serem listados como reef-safe em alguns sites, gostaria de sugerir um processo cuidadoso antes de colocar um em seu próprio tanque.

Reef seguro: Blue Tux Urchin (Mespilia globulus) e Pincushion Urchin (Lytechinus variegatus).

Comumente disponível, mas não é reef-safe: Lápis Urchin (Eucidaris tribuloides).




Imagem
Crédito da foto: Neil ☎

Starfish (estrelas e ofiúros)

Starfish pode ser um ótimo complemento para um aquário marinho, como parte da equipe de limpeza, mas nem todas as estrelas do mar são benéficas para um tanque do recife. Muitos são onívoros, que se alimentam de algas e restos de comida no tanque, mas outros vão atrás corais, moluscos ou mesmo peixe.

Reef safe: Serpent Stars (Ophioderma sp) e Brittle Stars * (Ophiocoma sp).

Comumente disponível, mas não reef-safe: Green Brittle Stars (Ophiarachna incrassata) e Chocolate Chip Star (Protoreaster nodosus).

* Marrom / Preta ou praticamente qualquer cor, exceto Green (ver lista de não reef-safe).


Embora haja exceções para cada regra, espero que as orientações gerais neste artigo irá ajudá-lo a evitar um desastre em potencial em seu aquário de corais. Cada aquário de corais, tanque e seus habitantes são diferentes, por isso, enquanto um aquarista pode ter sucesso com uma determinada espécie, outro não pode.

A chave, como eu tenho certeza que você já ouviu muitas vezes antes, é a investigação da população que pretende manter extensivamente antes de fazer uma compra. Não compre peixes ou invertebrados espontaneamente não vale o trabalho e risco. Há uma tonelada de informações disponíveis em livros e na internet para ajudá-lo a tomar decisões de animais adequados (mais você pode sempre perguntar!).

Fazendo o dever de casa antes de comprar o prepara para todos os desafios que temos pela frente, e mais, ajuda a evitar fazer compras de animais de forma irresponsável ou potencialmente catastróficas.


Postado por Keith M.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Daniel Pires
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2013, 13:01
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 20 Jul 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#2 Mensagem por Daniel Pires »

Show de informações, Renato!

Gostei muito da leitura.
Acrescenta muito para mim.
Obrigado. icon_joia
[font=Verdana]Daniel Pires[/font]

[font=Verdana]Aqua dos Pires:[/font] viewtopic.php?t=27429

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#3 Mensagem por André Fonseca »

Renato Vidal escreveu:No entanto, ter um invertebrado móvel carregado com tentáculos urticantes de alta potência pode causar destruição em massa em um tanque.

Isso vc viu no meu aqua, Renato, o Organ Pipe tá totalmente queimado...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#4 Mensagem por Renato Vidal »

No seu Organ Pipe e nos SPSs do Ramon, quando a Carpet dele resolveu passear.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#5 Mensagem por Raphael Igor »

clapping_02 clapping_02 clapping_02

icon_first

show a matéria, parabéns!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Excelente Renato

se me permite o implemento do 11º animal que pode ou não ser Reef Safe, este na minha opinião, o que merece maior cuidado:

Imagem
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#7 Mensagem por Wellington Salles »

Mauro Becker escreveu:Excelente Renato

se me permite o implemento do 11º animal que pode ou não ser Reef Safe, este na minha opinião, o que merece maior cuidado:

Imagem



icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Robson Borowski
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 147
Registrado em: 29 Set 2012, 22:31
Data de Nascimento: 04 Nov 1977
Cidade: São Raimundo das Mangabeiras-M
País: Brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#8 Mensagem por Robson Borowski »

Excelentes informações! Obrigado por compartilhar! icon_clap

Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 187
Registrado em: 01 Mar 2014, 11:14
Apelido: Paveloski
Data de Nascimento: 07 Set 1989
Cidade: Jandira
País: Brasil
Localização: Jandira- SP - Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#9 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

Excelente matéria, consegue desmistificar algumas coisas e mostrar as raízes de certos problemas que, por vezes, vemos. No caso das anêmonas, com quais corais elas poderiam ser mantidas, especificamente?
Uma coisa que também vejo que é um ponto interessante, é que não é o cavalo marinho que não é reef safe, mas o reef que não é horse safe, rsrs.

Abraços
Edson Paveloski Junior

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#10 Mensagem por Matias Gomes »

icon_joia icon_joia icon_joia já tive um Filefish que era um inferno rsss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Alex Zabalia
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1829
Registrado em: 16 Abr 2013, 10:49
Apelido: Alex Zabalia
Data de Nascimento: 21 Dez 1986
Cidade: Limeira
País: Brasil
Localização: Limeira
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 123 vezes

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#11 Mensagem por Alex Zabalia »

excelente post, parabens !

Tamide Szul
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 331
Registrado em: 02 Dez 2010, 09:51
Apelido: Skin
Cidade: Sao Paulo
País: brasil
Localização: SAO PAULO
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#12 Mensagem por Tamide Szul »

Parabéns pela matéria
DEUS SEJA LOUVADO !!!

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#13 Mensagem por André Fonseca »

Edson Paveloski Junior escreveu:No caso das anêmonas, com quais corais elas poderiam ser mantidas, especificamente?

Em teoria, com nenhum coral como foi descrito pelo Renato...

Mas corais mais resistente e "tranqueiras" podem não sentir tanto, como Mush e Leathers...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#14 Mensagem por Renato Vidal »

Outro dia vi um aquário de uns 400 litros, com umas 8 anêmonas diferentes de umas 5 espécies.

Ritteri, carpet, BBT, Crispa e uma outra que nem sei o nome.


O aquário, além das anêmonas, era forrado com mushroons e zoanthus, tudo numa boa.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#15 Mensagem por Raphael Igor »

Renato Vidal escreveu: tudo numa boa.


esse é o X da questão, até quando continuará assim?

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#16 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Excelente matéria, Renato!!

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

#17 Mensagem por Leo Cardoso »

eu colocaria o hepatus nessa lista.
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#18 Mensagem por fabio simoes »

Excelente, principalmente quanto as anêmonas e acho que as BBt são as piores pois buscam ficar no topo das rochas.

Osrom Almeida
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 08 Abr 2013, 16:11
Apelido: osrom
Data de Nascimento: 12 Out 1962
Cidade: São Gonçalo
País: Brasil

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#19 Mensagem por Osrom Almeida »

Renato Vidal escreveu:
Comumente disponível, mas não reef safe: Green Bird Wrasse (Gomphosus varius), Paddlefin Wrasse (Thalassoma lucasanum) e Lunar Wrasse (Thalassoma lunare).


Excelente a matéria, agora é tarde já foi para o aquário, vamos observar o comportamento :
Imagem

Guilherme Guerra del Nero
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 100
Registrado em: 19 Out 2013, 19:32
Apelido: Guilhermeguerra
Data de Nascimento: 07 Jun 1986
Cidade: Santos
País: Brasil
Localização: Santos sp
Curtiu: 20 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: CUIDADO! 10 animais populares que podem não ser reef saf

#20 Mensagem por Guilherme Guerra del Nero »

Muito leg icon_joia al o tópico clapping_02 icon_Snorkle
Guilherme guerra aqua 1.20 x 67cm x 55cm sump 90 x 50 x 40 chiller aquaeuro 1 hp skimmer nac 77 luminária 10 lâmpadas t5 54w aquecedor 300w bomba recalque 3000l 2 bomba wave maker jebao MP 25

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”