🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Silicato Aquario Marinho

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
EduardoPereira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 167
Registrado em: 16 Set 2013, 13:47
Data de Nascimento: 14 Mai 1979
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 30 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Silicato Aquario Marinho

#1 Mensagem por EduardoPereira »

Amigos, gostaria de saber de voces qual os parametros de silicato no aquario marinho. Se tem que ser zerado ou 0,25 ml é aceitavel. No meu começou a aparecer algas marrons no substrato, e sabemos que isso pode ser consequencia de silicato alto, alem claro de excesso de alimentacao, fosfato, etc.

Para remover esse excesso de silicato, utilizei algumas midias para isso, como silicate clear da Sera, e outra da Seachem. Porem nenhuma deu resultado. Como o meu fosfato estava zerado, na verdade indetectavel nos testes, utilizei o RowaPhos que tambem remive silicato, e foi o unico que realmente removeu o silicato da agua que passou pelo reator com o rowaphos. Lembrando que essas midias testei utilizando reator. Alem de fazer TPA de 20% que nao reduziu quase nada de silicato.

Minha pergunta é, o que no aquario pode estar sendo fonte de silicato, e se isso pode fazer mal aos SPS.

Daniel San
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 491
Registrado em: 26 Jan 2013, 12:29
Apelido: Daniel San
Data de Nascimento: 05 Dez 1977
Cidade: São Paulo
País: BR
Recebeu Curtir: 59 vezes

Re: Silicato Aquario Marinho

#2 Mensagem por Daniel San »

Não sei qual o valor aceitável de Silicato dissolvido, mas não deve ser zerado.
Pode estar vindo da sua água de reposição, já fez testes na água que sai do seu filtro?
Se houver muita oferta de silicato às diatomáceas elas podem se desenvolver até sobre o esqueleto dos seus SPS

Avatar do usuário
EduardoPereira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 167
Registrado em: 16 Set 2013, 13:47
Data de Nascimento: 14 Mai 1979
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 30 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Silicato Aquario Marinho

#3 Mensagem por EduardoPereira »

Daniel San escreveu:Não sei qual o valor aceitável de Silicato dissolvido, mas não deve ser zerado.
Pode estar vindo da sua água de reposição, já fez testes na água que sai do seu filtro?
Se houver muita oferta de silicato às diatomáceas elas podem se desenvolver até sobre o esqueleto dos seus SPS


Eu tambem achei que fosse da agua da reposicao. Tenho caixa repositora, e eu tinha medido o silicato e essa esta indetectavel.

Dizem, que algumas alimentações de peixe pode conter silicato, mas eu nunca ouvi alguem relatando isso,

João Fonseca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 209
Registrado em: 25 Nov 2013, 20:11
Apelido: fonseca
Data de Nascimento: 13 Fev 1980
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Silicato Aquario Marinho

#4 Mensagem por João Fonseca »

Eduardo passo pelo mesmo problema q VC , estou para colocar uma mega equipe de limpeza, pois os meus parâmetros estão zerados, água de tpa de qualidade, diminui a alimentação, coloquei um UV. Melhorou um pouco mas desanima!
Vou acompanhar o tópico

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Silicato Aquario Marinho

#5 Mensagem por Radagast »

Mega não!

Os bichos começam a morrer, enchem seu aquário de matéria orgânica em decomposição.

Compre aos poucos, sempre.

Eduardo_Ferreira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 653
Registrado em: 25 Mar 2013, 10:44
Data de Nascimento: 20 Fev 1984
Cidade: Fortaleza
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Silicato Aquario Marinho

#6 Mensagem por Eduardo_Ferreira »

Essa questão da ração conter silicato eu não sabia.
Vou acompanhar para ver se alguém se pronuncia sobre este assunto.
Com poucos recursos mas, bastante dedicação. Um dia chego ao nível dos amigos.
viewtopic.php?f=25&t=29309

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Silicato Aquario Marinho

#7 Mensagem por Raphael Igor »

EduardoPereira escreveu:Amigos, gostaria de saber de voces qual os parametros de silicato no aquario marinho. Se tem que ser zerado ou 0,25 ml é aceitavel. No meu começou a aparecer algas marrons no substrato, e sabemos que isso pode ser consequencia de silicato alto, alem claro de excesso de alimentacao, fosfato, etc.

Para remover esse excesso de silicato, utilizei algumas midias para isso, como silicate clear da Sera, e outra da Seachem. Porem nenhuma deu resultado. Como o meu fosfato estava zerado, na verdade indetectavel nos testes, utilizei o RowaPhos que tambem remive silicato, e foi o unico que realmente removeu o silicato da agua que passou pelo reator com o rowaphos. Lembrando que essas midias testei utilizando reator. Alem de fazer TPA de 20% que nao reduziu quase nada de silicato.

Minha pergunta é, o que no aquario pode estar sendo fonte de silicato, e se isso pode fazer mal aos SPS.


você inseriu rochas novas no sistema recentemente? quando menciona que tem algas, qual é a proporção de algas existentes?

pergunto isso pois teoricamente se tem alga, tem fosfato, o fato de nos testes não terem apresentado o valor é por que as algas estão se alimentando deste fosfato gerado / introduzido.

Avatar do usuário
EduardoPereira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 167
Registrado em: 16 Set 2013, 13:47
Data de Nascimento: 14 Mai 1979
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 30 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Silicato Aquario Marinho

#8 Mensagem por EduardoPereira »

Raphael,

As algas sao muitas no substrato, principalmente no final do dia, quando a incidencia de luz gerou o aumento das diatomaceas.

Eu, nesse final de semana, analisei a agua do DI e estava com 2ml de silicato, ou seja mesmo que eu coloque alguma midia de remocao de SI, sempre estarei entrando com mais fonte de silicato pela reposicao.

Farei um novo estagio no meu DI com rowaphos e farei o teste antes e depois para analise.

Abs

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Silicato Aquario Marinho

#9 Mensagem por fabio simoes »

Eduardo,

quanto tempo seu aquário tem de montado?

como está sua equipe de limpeza, tipo de iluminação e fotoperíodo?

As vezes a culpa das algas não é necessariamente do silicato/fosfato e sim outros fatores como maturação do aquário, equipe de limpeza deficiente, excesso de materia orgânica, circulação deficiente.

O ideal é o silicato mais próximo possível de zero, o que é praticamente impossível.

Você utiliza boas mídias redutoras de fosfato/silicato, o que acho muito útil.

Eu uso continuamente removedor de silicato da sera e de fosfato da MBREDA.

De todos os produtos que usei (e uso) considero o removedor de silicato da sera o melhor, cheguei a usar no último terço do meu DI, para controlar a água de reposição.

Muitos usam o tapwater como sendo um dos produtos mais eficientes para a retirada do silicato da água de reposição, porém é um produto bem caro.

Das resinas disponíveis no mercado a que mais tira silicato é a resina A400 da purolite, segue a descrição do fabricante:

http://sa.purolite.com/RelId/612262/ISv ... _A400.html

http://purolite.com.br/downloads/Litera ... l/A400(esp).pdf

pode ser encontrada na internet:
http://www.lojabfilters.com.br/catalogs ... lt/?q=a400

Hoje por precaução e chatice pura uso o deionizador da seguinte forma:
1- propi
2-carvaoblock
3. mb478
4. mb400
5. a400

Mas como disse no começo, nem sempre o silicato é o causador das algas, pois tendo luz e água vai ter água (basta colocar um pouco de água no sol e ver as algas se multiplicando).

uma boa equipe de limpeza e um peixe algueiro (tang ou algae rock) ainda são as melhores soluções.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”