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Coloração de Corais

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
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Julio Monteiro
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Coloração de Corais

#1 Mensagem por Julio Monteiro »

Coloração de Corais

Corais com cores exuberantes... Esse é um dos grandes objetivos dos aquaristas de sistemas marinhos, principalmente os que têm paixão por SPS´s.

Para se ter sucesso na obtenção desse tão almejado resultado, é necessário entender sob quais pilares está fundamentada a criação desses pigmentos de coloração dos corais.

Na grande maioria dos corais SPS´s, que são corais que habitam as posições mais altas nos recifes, com maior incidência de luz, a pigmentação tem a função de proteger o animal dos raios ultravioleta.

Os pilares para a pigmentação dos corais são os seguintes:
- Iluminação
- Qualidade da Água
- Alimentação
- Presença de Elementos para a formação da pigmentação

Iluminação:
De nada adianta querer ter SPS´s coloridos se não for oferecida iluminação de qualidade, que emita radiação ultravioleta. Os raios ultravioleta são divididos em 3 faixas, sendo UV-A, UV-B e UV-C. Os vidros das lâmpadas ou dos refletores de HQI barram as radiações UV-B e UV-C, que são nocivas para organismos vivos, mas deixa passar a radiação UV-A, que é então responsável pela necessidade do coral criar os pigmentos de proteção.

Para iluminação, o recomendado até o conhecimento que se tem no momento, é a utilização de HQI´s ou T5.


Qualidade da água:

Esse é um dos principais fatores. O que se busca nesse pilar é a obtenção de água de qualidade semelhante í água do mar.

Os parâmetros da água do mar são os seguintes:
- Fosfato indetectável
- Nitrato indetectável
- Cálcio = 410 a 430 mg/l
- Alcalinidade = 6 a 7 dKH
- Potássio = 380 mg/l
- Magnésio = 1200 a 1300 mg/l
- Densidade = 1025 a 1026

Parâmetros como Cálcio, Potássio, Magnésio e a Alcalinidade são facilmente corrigidos com produtos comercialmente existentes nas lojas de aquarismo ou nos locais onde podemos comprar produtos químicos. Mas, com relação ao nitrato e ao fosfato, não é tão simples assim...

Como obter nitrato e fosfato indetectáveis?
Após alguns anos usando o método zeovit, que atualmente tem dificuldades de ser encontrado no Brasil, faço aqui uma proposta de como utilizar produtos alternativos que podem trazer um resultado semelhante.

Esses produtos semelhantes são:

- zeolitos (qualquer marca existente)
- Bactérias (Prodibio Biodigest, por exemplo)
- Alimento para bactérias (vodka)

Zeolitos:
São pedras vulcânicas que tem propriedade de atração de amônia, de forma que será um local no qual as bactérias vão se fixar facilmente para decompor esse elemento. Para cada 400 litros de água do aquário, deve ser utilizado 1 litro de zeolitos. Essas “pedrinhas” devem ser colocadas no sump, preferencialmente dentro de um filtro de zeolitos. Uma bomba deve ser utilizada para forçar o fluxo de água de baixo para cima, para garantir que todas as pedras fiquem submersas. A vazão da bomba deve ser de aproximadamente 400 litros por hora para cada litro de zeolito.

O fluxo de água no filtro de zeolito deve ser ligado e desligado a cada 3 horas, por isso a bomba deve estar ligada em um timer. O objetivo aqui é simples: A amônia é aprisionada pelas pedras. Bactérias vão decompor esse elemento em nitrito e nitrato. Ao se desligar o fluxo, as bactérias terão falta de oxigênio e passarão a decompor o nitrato, completando dessa forma o ciclo do nitrogênio.

Você pode fazer um filtro de zeolitos caseiro usando tubos de PVC e um ralo de plástico de banheiro. Veja como eu fiz o meu primeiro filtro de zeolitos:

Imagem

Imagem

Depois adquiri um de acrílico:

Imagem

Bactérias:
Um dos grandes problemas para quem usa o método da vodka somente é a proliferação de uma monocultura de bactérias. Uma sepa acaba se instalando e dominando sobre as outras. Com a diminuição de sepas diferentes, os diferentes processos de decomposição que elas deveriam fazer ficam comprometidos.

Para se evitar a proliferação de monocultura de bactérias, é necessário utilizar produtos que contenham diferentes sepas de bactérias. Nesse caso, devem-se colocar as bactérias periodicamente no aquário conforme indicação do fabricante. As bactérias da Prodibio (Biodigest) são uma boa opção.

Vodka:
Para que as bactérias sejam alimentadas, pode ser utilizada vodka. A proporção recomendada aqui é a seguinte:

Primeira semana:
- primeiros 3 dias: 0,1 ml para cada 100 litros de água do aquário
- próximos 4 dias: 0,2 ml para cada 100 litros de água do aquário
Segunda semana:
- Aumentar a dose em 0,5 ml e aplicar todos os dias
Terceira semana:
- Aumentar a dose em 0,5 ml e aplicar todos os dias.
Quarta semana em diante:
- Aumentar a dose em 0,5 ml e manter essa dosagem.

Como as bactérias recebem a alimentação, elas conseguem proliferar. Ao se multiplicarem, consomem fosfato do aquário. Além disso, como conseguem fazer o ciclo de redução do nitrogênio completamente, ficamos com menor concentração de nitrato.

Antes de iniciar esse processo, é interessante medir o nitrato e fosfato e acompanhar sua redução semanalmente.


Alimentação:
Os corais possuem algas em seus tecidos que são chamadas de zooxantelas. Na natureza, a quantidade dessas algas é relativamente mais baixa do que encontramos nos aquários marinhos. Como as algas zooxantelas são marrons, explica-se o porquê corais nos ambientes dos aquários geramente são mais escuros do que os encontrados na natureza. As zooxantelas se beneficiam do fato da concentração de nitrato e fosfato serem abundantes e por isso conseguem se multiplicar, cobrindo a “verdadeira” cor dos corais.

Essas pequeninas algas são responsáveis por boa parte da alimentação dos corais. Nos aquários, esse tipo de alimentação passa a ser predominante. As outras formas de alimentação, que são absorção de alimentos diretamente ou captura de plâncton passam a ser quase inexistentes nos aquários.

Ao utilizar bactérias + vodka, teremos uma menor concentração de nitrato e fosfato, o que vai levar a uma redução da quantidade de zooxantelas. Quando isso ocorre, os corais ficam com cores mais pálidas. Nesse momento, é necessário fornecer alimentação extra aos corais. Oferecer plâncton é bastante difícil, por isso ficamos com a opção de fornecer elementos que possam ser absorvidos diretamente pelos corais, que são os aminoácidos.

Aminoácidos podem ser adquiridos facilmente nas lojas do ramo.

Importante é salientar que os corais somente devem começar a receber aminoácidos quando ficarem com o aspecto mais pálido, como comentado acima.


Presença de Elementos para a formação da pigmentação:
Como as zooxantelas cobriam parte da coloração do coral, não havia antes necessidade de produzir elementos para proteger da radiação ultravioleta. Agora, sem essa camada extra de algas, os corais precisam se proteger.

Para a formação desses pigmentos de proteção, que são os responsáveis pelas cores exuberantes dos corais, são necessários praticamente todos os elementos químicos existentes na água do mar.

Com o conhecimento atual que temos, sabemos que alguns elementos químicos tem maior produção de determinados pigmentos de cor.

Iodo está associado com a coloração azul e roxa dos corais;
Ferro tem participação na formação da pigmentação verde;
Bromo colabora com a coloração vermelha e rosa.

Normalmente quando o aquarista tem a TPA em dia, não é necessário se preocupar com a adição demasiada desses elementos.



Se os quatro pilares são respeitados, os corais passarão a exibir sua coloração. De nada adianta ter boa iluminação sem qualidade de água. Da mesma forma, não adianta ter iluminação ótima, qualidade da água excelente e elementos existentes na água se o coral está passando fome. Sem boa alimentação, ele não vai utilizar os elementos que estão disponíveis.

Espero que essas dicas possam ajudá-lo.

Abraço.

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Re: Coloração de Corais

#2 Mensagem por Matias Gomes »

ótimo artigo Julio
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

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Renato Bazzani
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Re: Coloração de Corais

#3 Mensagem por Renato Bazzani »

legal Julio artigo muito legal.
Agora vem as perguntas. Quanto de temto diario teremos que dispor para aplicacao deste metodo com um reef de 400l?
qual o periodo melhor de manha ou a noite?

Abraço
Renato
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Re: Coloração de Corais

#4 Mensagem por Nilo Otaviano »

Excelente texto Julio.

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Gabriel Tiol
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Re: Coloração de Corais

#5 Mensagem por Gabriel Tiol »

Nossa, excelente artigo mesmo!!!

Me tirou varias das duvidas que eu tinha!! Valeu pela postagem Julio!!!

Me tira uma duvida...esse método causaria algum mal aos corais moles e lps's??

Abraços
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Ronaldo Ribeiro
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Re: Coloração de Corais

#6 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

Fala Julio,
obrigado por dividir esta experiência com os amigos.

atualmente estou dosando 21 mL de vodka para 1 cepa de biodgest para aproximadamente 950 litros,
ja estou com este esquema ha 2 meses.
no inicio era 3 cepas de biodgest por semana, ai diminui as cepas, sendo 1 a cada 15 dias.
ja ia parar com toda esta vodka e cortar pela metade a quantidade....
mas retirei muitas rochas do meu aquario, seria ideal manter esta quantidade de vodka por mais um tempo?

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Julio Monteiro
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Re: Coloração de Corais

#7 Mensagem por Julio Monteiro »

Obrigado pessoal.

Renato, com relação í aplicação de vodka, o ideal seria colocar diariamente ou preferencialmente 2 vezes por dia, dividindo a dosagem entre a manhã e a tarde. O tempo gasto é pequeno (se você aplicar a vodka antes de bebê-la rsrsrs). Somente quando tiver que trocar os zeolitos é que demora um pouco mais (cerca de 10 minutos). Os zeolitos devem ser trocados mensalmente.
Para o seu aquário com 400 litros:
- 1 litro de zeolito com uma bomba de vazão 400 litros/hora
vodka:
primeiros 3 dias: 0,4 ml
4 dias seguintes: 0,8 ml
Durante a segunda semana: 1,3 ml
Durante a terceira semana: 1,8 ml
Quarta semana e semanas seguintes: 2,3 ml

Tiol, com relação aos LPS´s e Softs... mesmo o método puro da vodka não causaria problemas para eles. Geralmente os aquaristas aumentam rapidamente a dosagem de vodka pelo método tradicional e acabam não dando tempo para esses corais se adaptarem. Eles também utilizarão os aminoácidos quando as zooxantelas diminuirem e não sofrerão com esse sistema.

Ronaldo, como estão os níveis de fosfato e nitrato? Com o método conforme eu descrevo, você estaria usando no máximo 3,4 ml de vodka, já que os zeolitos potencializam muito o desempenho das bactérias.
Respondendo a sua pergunta: Se o nivel de nitrato está caindo rapidamente, faz sentido cortar a vodka pela metade. Se estiver estável, então deve-se deixar como está.

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Jesse Barcelos
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Re: Coloração de Corais

#8 Mensagem por Jesse Barcelos »

parabéns pela iniciativa Julio sempre ficava viajando quando lia zeolitos rss
Quanto as pedrinhas tem em lojas de aquarismo , só essas pedras vulcânicas que serve?

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Julio Monteiro
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Re: Coloração de Corais

#9 Mensagem por Julio Monteiro »

Jesse,
somente os zeolitos tem a propriedade de atrair amônia. Outras pedrinhas não fariam a mesma função.
Nas lojas de aquarismo são encontradas com esse nome. Tem várias marcas já.

Nixon Cabeceira
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Re: Coloração de Corais

#10 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Julio,

Tenho uma Montipora capricornis verde/borda bege há mais de quatro anos. A coloração inicial dela era igual aquela da foto do reef atual do DENADAI: Um verde lindo e muito definido.

Após usar o método da vodka do Roberto Pinto, essa colônia branqueou e iniciei o uso de aminoácidos e tals... após uns dois anos ela NUNCA MAIS teve a mesma cor! Hoje ela é Bege de borda branca e cresçe demais da conta, já parei com o método mas nunca consegui fazer ela voltar a ter a cor original.

O que será que aconteceu?

Abraço.
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Re: Coloração de Corais

#11 Mensagem por Robson Sandrini »

Julio, poucas pessoas no aquarismo conseguem reunir informação esclarecedora e de maneira tão objetiva num texto como os que vc posta aqui. Menor ainda é o número de pessoas que, além de informação (e prática), tem a iniciativa de divulgar o conhecimento. Pessoas como você (e o Alex Correa, entre outros deste fórum) tornam o aquarismo menos complicado e mais seguro, tanto pro aquarista quanto pros organismos envolvidos no hobby. Por essas e outras é um prazer participar desse fórum (e encher o saco de vocês).

Essas pedras absorvem a amônia por processo semelhante ao do carvão ativado? Imagino que a troca mensal seja pela saturação (?)

[]´s

R.

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Re: Coloração de Corais

#12 Mensagem por Julio Monteiro »

Nixon, pelo que você descreve, a montipora está em um ambiente com ótima qualidade de água. Tem o alimento disponível (aminoácido). Imagino que a iluminação esteja adequada. Falta um componente para a formação de pigmentação verde. Se você conseguir comprar um frasco de "Eisen Konzentrat" ou "iron concentrate" da korallenzucht, você poderia fazer com que a montipora voltasse í cor original. Outra opção é fazer TPA acima do normal (30 ou 40%) com água natural.

Robson, obrigado pelos elogios. A atração pela amônia é sim, semelhante a do carvão ativado. A troca mensal é mesmo por saturação. O interessante é que, na medida em que se avança no método (após 3 ou 4 trocas de zeolitos), podemos até deixar mais tempo, chegando até 1 mês e meio entre cada troca.

abraço

Nixon Cabeceira
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Re: Coloração de Corais

#13 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Julio,

Vou combater primeiro as Derbesias que ganhei de presente pra depois adicionar algum suplemento a base de Ferro.

Água natural por aqui não tem a menor possibilidade.

Minha próxima montagem vai ser direcionada pro sistema zeovit sim!

O que mais me fascina no sistema ZEOVIT é a possibilidade do aquarista " puxar " nas cores dos corais.

abraço.
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Re: Coloração de Corais

#14 Mensagem por thiago moraes »

Fala Julio blz?

Eu posso aplicar a vodka e ao mesmo tempo colocar suplementos para os softs e lps´s? No momento eu estou testando alguns sps´s e dosando hidróxido diariamente, no momento só isso.

Parabéns pelo artigo, me tirou varias duvidas.

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Re: Coloração de Corais

#15 Mensagem por Gabriel Tiol »

Obrigado pela resposta Julio, mais umas duvidas...

Acabei de tratar o reef todo contra red e white bugs....Fiz 3 tratamentos e semana passada foi o ultimo! Posso dosar Vodka?

Anêmonas e tridacnas serão beneficiados tb ou nada a ver??

Abraços
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Re: Coloração de Corais

#16 Mensagem por Julio Monteiro »

Thiago, não há nenhum problema em aplicar suplementos para os LPS´s e Softs e ao mesmo tempo usar a vodka.

Tiol, como a vodka vai alimentar as bactérias do aquário, você pode começar imediatamente.

Num sistema com baixo nivel de fosfato e nitrato, as anemonas tem que ser alimentadas semanalmente com pedaços de camarão. Além disso, elas também se beneficiam dos aminoácidos quando são dosados.

No caso de tridacnas, não há nenhuma alteração no seu comportamento em um sistema com baixo nutriente, que é o seu habitat natural.

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Re: Coloração de Corais

#17 Mensagem por Robson Sandrini »

Julio, por quanto tempo o reator de zeo fica desligado? E qual o volume de água que cabe no seu reator, por exemplo? Porque, teoricamente, o reator só ciclaria completamente o nitrogênio do volume de água dentro do reator, isso a cada 3 horas. Se entendi bem o sistema, enquanto houver fluxo de água há transformação apenas de amônia em nitrito e deste em nitrato. Quando o fluxo pára, o nitrato (apenas o volume do reator) é ciclado e há liberação de N em forma de gás, é isso? Se for isso, então não compensa botar zeo no sump, obrigatoriamente preciso de um reator (?).

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Re: Coloração de Corais

#18 Mensagem por Julio Monteiro »

Robson,

a amônia fica retida nos zeolitos e ali é decomposta em nitrito e nitrato. O reator deve ficar ligado por 3 horas, em seguida desligado por 3 horas, depois ligado... desligado durante o dia inteiro. Quando ele desliga, o ambiente no reator vai ter pouco oxigenio e as bacterias vão decompor o nitrato em nitrogênio. Como a concentração de nitrato dentro do reator é maior do que no aquário, esse elemento acaba se reduzindo do sistema todo.

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Re: Coloração de Corais

#19 Mensagem por Jesse Barcelos »

Julio Para usar esse metodo com zeolitos , é nessessario usar outro metodo em conjunto (Ex vodka)
Ex tenho um aqua pequeno + ou - 140 L só fasso troca parciais nele , eu poderia estar usando esse metodo para ajudar na filtragem?

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Re: Coloração de Corais

#20 Mensagem por Julio Monteiro »

Jesse, o método que proponho aqui utiliza os zeolitos, bactérias selecionadas e a vodka.

Para o aquário pequeno como você descreve de 140 litros, a dosagem seria:

- 350 ml de zeolitos (espaço de 350 ml ocupados pelos zeolitos)
- os zeolitos devem ficar em um reator com uma bomba com vazão de 150 litros por hora
- bactérias conforme indicação do fabricante

- Vodka:
- primeiros 3 dias: 0,15 ml
- quatro dias seguintes: 0,30 ml

segunda semana em diante: 0,80 ml todo dia
Ou seja, pelo volume de água, não aumentaria mais a quantidade de vodka.

abraço

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