🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Base aquário em alvenaria

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1293
Registrado em: 19 Jan 2013, 18:23
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

Base aquário em alvenaria

#1 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Opa, alguém pode ajudar com base de aquário em alvenaria?

Quero bancada de 150 x 50

1- Preciso de reforço no centro ou pode ficar toda aberta para receber um SUMP 130 x 40?

1- Lista de material?? (Cimento, areia, tijolo,...)

Agradeço desde sempre!!!

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Base aquário em alvenaria

#2 Mensagem por tedescowill »

Jorge Andre Borges escreveu:Opa, alguém pode ajudar com base de aquário em alvenaria?

Quero bancada de 150 x 50

1- Preciso de reforço no centro ou pode ficar toda aberta para receber um SUMP 130 x 40?

1- Lista de material?? (Cimento, areia, tijolo,...)

Agradeço desde sempre!!!


voce nao especificou a altura dos 2
um vao de mais de 100 cm ,sim presiza porque mesno se tiver uma coluna,o peso do aquario com serteza fara a estrutura flexionar (mas se fizer com 1 viga de seis ferros pode dar certo mas dai a entrada do espaco abaixo vai ficar pequeno,essa viga ficara abaixo da lage da bancada)
outra coisa ,esta bancada ficar grudada a parede?,pergunto porque se nao for,essa bancada vaI vai ter que ter uma parede frechando o fundo(dai essa parede vai ter uma espessura de pelo menos 10cm,dai que se a bancada tiver que ter 50 cm de largura ,vai ficar so 40 cm de largura enbaixo da bancado,e se for feito a coluna de reforso no meio,essa coluna tera no minimo 10 cm )dai so vai sobrar uma largura de 30 cm dai voce provavelmente vai querer asulejar o interior da bancada para facilitar a linpeza vai ficar menos largura ainda

conselhos

1 essa bancada tem que ter essa largura ( 50 cm) ?
2 qual é a altura desejada para ela?
3 se a bancada for ser junto a parede ,e essa parede for servir de fundo ,mas mesmo assim voce ira querer por azulejo nas paredes(acredite é melhor porque se for so pintura ,a umidade detona rapido)dai mais essa coluna (de reforso) vai ficar com menos de 40 cm
as colunas sao feitas com ferros e cimento ,compre prontas medindo 8 x 20 de ferro 5/16 dai essa coluna depois de pronta(concretadas) fica 10 x 25 cm
a coluna de 6 ferros e de 10 x 30 cm feita com ferro de 10 mm, e depois de pronta deve ficar com 15 x40 cm(40 cm de altura 15 espessura) desa formao espasso enbaixo ficara com 40 abaixo dessa lage(se a bancada for ter 1 metro ficara assim -12 cm da lage - 40 cm da viga -2 cm de pisos/azulejos ficando ums 45 cm te altura livres)

eu aconcelharia fazer com mais de 50 faria no minimo 60 (ums 62cm beter)
faça usando blocos estruturais a 2 paredes de 60 (dara 1 bloco e meio "de largura" )com blocos de 15 cm
as parede (fundo se for o caso tera 150 menos 30 cm dos blocos de 15 ficando com 120)faça com blocos de 10 cm ,fai dar 3 blocos "de largura")

estou me referindo a quantidade usada por fiada ao espesificar "de largura" concrete o furos dos quatros cantoscolocando tambem um ferro de 10 mm deixando soobras para fazer amarracao a lage (nao preciso dizer que para fazer a bancada com 1 metro exato voce tera que usar 4 fileiras e meia de blocos"cortar blocos no meio /sentido da altura do bloco é uma merd")

a vantagem de usar blocos estrutiurais é pelo fato de conseguir construir de forma mais rapida /presiza/a menos chances de ficar torto,e pelo fato de nao presizar rebocar as paredes,podendo colar os azulejos direto neles porque eles sao bem acabados
pra nao corta os blocos na metade ficar 4 fileiras de blocos mais a laje vai ficar com uma altura de uns 90 cm com 5 fileiras ficar com a altura de 110 cm

fazendo com essa viga voce consegue por o sump
para colocar um sump deste tamanho enbaixo da bancada em que esta ter parede de fundo e coluna de reforso a largura tera que ser de 1 metro de largura e mais de 2 metros de comprimento porque presiza ter espasso par moder manobra-lo para ele entrar e para sair

para fazer as colunas use o traço 1 lata de cimento 3,5 latas de areia e 4 latas de pedrisco(evite usar pedras normais ) e use um aditivo inpermeabilizante para concreto(alem de inpermeabilizar ele ajuda a deixar a massa mais mole,com menos agua"use so a quantidade definida no rotulo do produto/ exemplo tecplus1 da quartzolite que define meio litro para cada saco de cimento ,emtao fica 200 mlitros para cada lata de cimento/ <lata de 18 litros>")mantelha o que for concretado umido por uma semana par a perfeita cura do comcreto
falouu!
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Base aquário em alvenaria

#3 Mensagem por alex braga »

pode fazer com o vão todo aberto so precisa calcular a lage, fala com o rafael igor ele mesmo montou a alvenaria do dele e tem uns 2m20x50x60
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Osmar Segato
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 344
Registrado em: 20 Jun 2009, 00:26
Apelido: mazinho
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Base aquário em alvenaria

#4 Mensagem por Osmar Segato »

Jorge,
a minha é de alvenaria, a parte de trás apoiada na parede e 2 colunas na frente, medidas 1,6 x 0,9m e 1,1m de altura.

vão livre na frente e nas laterais.

Avatar do usuário
Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1293
Registrado em: 19 Jan 2013, 18:23
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Base aquário em alvenaria

#5 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Oi Will,
O aquário fica na quina (parede fundos e lateral) vai ficar com 150 x 50 x 70. Gostaria de usar 70 na largura mas minha sala é pequena. Embaixo quero deixar livre com possibilidade de receber um sump de 140 x 40 x 40, mas só possibilidade. O mais provável vai ser armário para louças. Isso porque tenho uma dependência colada em uma das paredes que vai servir de casa de máquinas com reservatório de agua DI, reservatório isolável para TPA, refugio com substrato remoto BB, Sump, quarentena e tudo que puder usar para ter um aquário que possa ficar tranquilo em viagens.

Em breve posto imagens

alex braga escreveu:pode fazer com o vão todo aberto so precisa calcular a lage, fala com o rafael igor ele mesmo montou a alvenaria do dele e tem uns 2m20x50x60


Oi Alex, vou ver com o Rafal Igor. Valeu!!!

Osmar Segato escreveu:Jorge,
a minha é de alvenaria, a parte de trás apoiada na parede e 2 colunas na frente, medidas 1,6 x 0,9m e 1,1m de altura.

vão livre na frente e nas laterais.



Oi Osmar,
Me consegue fotos e lista de material?

Agradeço a todos icon_joia

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Base aquário em alvenaria

#6 Mensagem por tedescowill »

Osmar Segato escreveu:Jorge,
a minha é de alvenaria, a parte de trás apoiada na parede e 2 colunas na frente, medidas 1,6 x 0,9m e 1,1m de altura.

vão livre na frente e nas laterais.

cara è isso que estou entendendo a lage da sua bancada nao tem parede propria,ela é encaixada na parede da sua casa :shock: me diga qual é a litragam do ceu aquario?
outra coisa essas colunas na frente sao colunas que estao enfiadas no chao certo?
pelo que sei,e se o aguario for grande(digamos mais de 200 litros) (lembrando que um aqua de 200 litros montado terá quase 300 kilos,se bem que num aquario de 200 litros nao tem 200 litros dagua "ja montei/estalei um aquario de 400 litros,que depois de pronto ao encher deu só uns 320 litros :lol: ")
nesta configuracao ha uma baita carga tencionando a parede, se isso nao for perigoso ,eu como meu diploma de pedreiro do senai icon_assobiando

Jorge com 70 de altura fica mais facil ainda ,so 3 fileita de blocos (assim voce se livra do terrivel,eu disse terrivel trabalho de cortar os blocos no veio)
Osmar Segato escreveu:Jorge,
a parte de trás apoiada na parede e 2 colunas na frente, medidas 1,6 x 0,9m e 1,1m de altura.

vão livre na frente e nas laterais.

para fazer essas colunas nao frente,voce tem que abrir buracos no chao (quebrando o contra piso concretar as colunas no chao com uns 80 cm de profundidade,o que dá um trabalho terrivel,pela quantidade da palavra terrivel voce pode imaginar o quanto eu gosto de trabalhar como pedreiro heim :lol: )
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Osmar Segato
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 344
Registrado em: 20 Jun 2009, 00:26
Apelido: mazinho
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Base aquário em alvenaria

#7 Mensagem por Osmar Segato »

Jorge,
eu tinha fotos da construção mas não achei mais, amanhã tiro umas fotos e te envio.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Base aquário em alvenaria

#8 Mensagem por Raphael Igor »

Fala Jorge,

Explicando MEU caso, moro em um sobrado, onde o aquário (na verdade 3) estão sob a garagem, totalizando uma carga de mais ou menos 3,3 toneladas :shock: icon_nono :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

bom embaixo dessa sala tenho duas colunas de 300 x 300mm, e duas colunas estruturais (nas paredes), tenho um aquário na parede (centro) de 200 x 75 x 50, com um sump de 170 x 40 x 40 (mais ou menos kkkk), em outra parede tenho um aquário de 120 x 55 x 50 (lateral direita) e um sump de 80 x 35 x 35, já na outra parede (lateral esquerda) tenho um aquário de 80 x 55 x 45 (com canisters). a laje desse piso é uma H12.

Aquário.

Fiz as bases do aquário com concreto armado, todas elas sem vigas no centro, e sem parede traseira :shock: kkkkk o engenheiro aqui da empresa (que foi quem dimensionou tudo, estruturou da seguinte forma:

laterais com coluna frontal, continuação de tijolos baiano (ou tinha a opção de fazer tudo com tijolo de "barro"), rasgou a parede de trás (vigas também) fez a armação da base do aquário (10cm aquário maior e 8cm aquários menores, essas medidas já finalizadas) e as embutiu na parede, como se tivesse um balcão saindo da parede do fundo sob as paredes laterais contruidas.

o mais chato nesse processo todo foi o nivelamento da base, kkkk esse deu um pouquinho de trabalho mas bem resolvido.

bom passei seu caso para ele (engenheiro civil aqui da empresa) e o mesmo pediu algumas informações:

1- qual é a idade aproximada desse imóvel / comodo
2- quais são as medidas desse comodo
3- o que há embaixo dele?
4- qual é o tamanho da laje (espessura) caso seja assobradado.
5- de que material (tijolos) são feitos esses comodos?
6- tanto embaixo desse comodo (caso seja sobrado) quando nas paredes traseiras há colunas?
7- as base podem ser feitas tanto com paredes traseiras (para apoio da estrutura do aquário) quanto sem, apoiadas na parede estrutural de sua casa, isso dependerá de outros itens

essas perguntas foram as (que lembrei icon_assobiando ) que ele me fez quando pedi a ajuda dele, kkkk me encaminhe as respostas se possível fotos para que possa mostrar à ele.

seu peso (do aquário :lol: :lol: :lol: ) é pouco e não haverá muita exigência não, se basei pelo seguinte:

caixas d´agua são apoiadas em "tijolos baianão" em uma parede estrutural da casa, isso caixas de até 1000 litros, imagina um aquário de no máximo 800 quilos de carga concentrada mais 500kg de carga variável (pessoas circulando nesse comodo), boiada.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Base aquário em alvenaria

#9 Mensagem por Raphael Igor »

alex braga escreveu:pode fazer com o vão todo aberto so precisa calcular a lage, fala com o rafael igor ele mesmo montou a alvenaria do dele e tem uns 2m20x50x60



icon_nono icon_nono icon_nono icon_nono

teve ajuda, eu era o "oreia seca" kkkk o cara que fazia a massa, cortava, quebrava, mexia, carregava, mas com a base "teórica e empírica" de alguns amigos kkkkkkk

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Base aquário em alvenaria

#10 Mensagem por alex braga »

kkkkkkkk quando vc falou vc que fez logo imaginei que foi sozinho......so ilusaokkkkkkkkkkkkkkkk
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Base aquário em alvenaria

#11 Mensagem por Raphael Igor »

alex braga escreveu:kkkkkkkk quando vc falou vc que fez logo imaginei que foi sozinho......so ilusaokkkkkkkkkkkkkkkk



icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2


foi quase igual a luminária icon_assobiando

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Base aquário em alvenaria

#12 Mensagem por alex braga »

jkkkkkkkkkkkkkkk
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1293
Registrado em: 19 Jan 2013, 18:23
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Base aquário em alvenaria

#13 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Raphael Igor escreveu:1- qual é a idade aproximada desse imóvel / comodo
2- quais são as medidas desse comodo
3- o que há embaixo dele?
4- qual é o tamanho da laje (espessura) caso seja assobradado.
5- de que material (tijolos) são feitos esses comodos?
6- tanto embaixo desse comodo (caso seja sobrado) quando nas paredes traseiras há colunas?
7- as base podem ser feitas tanto com paredes traseiras (para apoio da estrutura do aquário) quanto sem, apoiadas na parede estrutural de sua casa, isso dependerá de outros itens


Apartamento 4º andar
O Aquário vai ficar na Sala em uma quina e uma das paredes faz fundos com um quarto que vai receber o SUMP. Vou providenciar imagens e posto aqui.

Valeu!!!

Osmar Segato escreveu:Jorge,
eu tinha fotos da construção mas não achei mais, amanhã tiro umas fotos e te envio.


Oi Osmar,
Recebi suas fotos, gostei, vai ser nesse estilo, só o sump que será no quarto ao lado (dependência). Valeu!!!

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Base aquário em alvenaria

#14 Mensagem por tedescowill »

Jorge Andre Borges escreveu:Apartamento 4º andar
O Aquário vai ficar na Sala em uma quina e uma das paredes faz fundos com um quarto que vai receber o SUMP. Vou providenciar imagens e posto aqui.


chiiiiiiiii cortar parede de AP pra encaixar algo pesado ,voce ja falou isso com o sindico?
este aquario que voce pretende colocar nessa base ,vc já o tem ai montado,ou ele sera um novo?
pergunto por que so a lage de concreto deste tamanho ( e com um 10cm de espessura ) pesa mais de 70 kilos ,numa casa isso nao é nada (principalmente se essa lage nao ficar escorada numa parede icon_assobiando ) mas em apartamento talvez o sindicos precise da consulta de um engenheiro
nesta situacao seria aconselhavel voce fazer a base de metal!
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Base aquário em alvenaria

#15 Mensagem por Raphael Igor »

Jorge, sua resposta ainda está com o engenheiro, realmente como o Will mencionou cortar a parede em apartamento não é muito aconselhavel, pois necessitará de mais dados (estruturação) e de diversas autorizações.
Mas não impossibilita de fazer uma parede (base) ao fundo, assim como as da laterais. somente essa base pesará mais do que 150 kg.

vou aguardar o posicionamento dele para te passar mais detalhes.

você conseguiu a data do imovel (predio) e de quanto é a laje de apto? ele é pré moldado, ou com colunas estruturais?

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Base aquário em alvenaria

#16 Mensagem por André Fonseca »

Fala Jorge,

Dá uma procurada pelo BRAVOS REEF aqui no fórum que vc pode ter mais idéias.

Fiz uma base de alvenaria com 2 metros para um aqua com 150 cms de comprimento com vão livre sem maiores problemas. Inclusive tem a lista de materiais usados na base...

Desculpe não postar o link aqui, mas tô no celular...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Eduardo_Ferreira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 653
Registrado em: 25 Mar 2013, 10:44
Data de Nascimento: 20 Fev 1984
Cidade: Fortaleza
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Base aquário em alvenaria

#17 Mensagem por Eduardo_Ferreira »

Essa montagem vou acompanhar. plus_icon
Com poucos recursos mas, bastante dedicação. Um dia chego ao nível dos amigos.
viewtopic.php?f=25&t=29309

Avatar do usuário
Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1293
Registrado em: 19 Jan 2013, 18:23
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Base aquário em alvenaria

#18 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Oi Rafael,
Não vou rasgar a parede, farei com parede lateral ou 4 pilares.

will tedesco escreveu:nesta situacao seria aconselhavel voce fazer a base de metal!


Oi Will,
Penso em fazer com 4 bases sem nenhum rasgo. Vou estudar o caso do Metal.

André Fonseca escreveu:Fala Jorge,

Dá uma procurada pelo BRAVOS REEF aqui no fórum que vc pode ter mais idéias.

Fiz uma base de alvenaria com 2 metros para um aqua com 150 cms de comprimento com vão livre sem maiores problemas. Inclusive tem a lista de materiais usados na base...

Desculpe não postar o link aqui, mas tô no celular...


Valeu André, acho que sreria isso ou com 4 bases, vou ver com o síndico e atualizo aqui.

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Base aquário em alvenaria

#19 Mensagem por André Fonseca »

Minha base foi toda usando uma laje de teto.

Até pensei em colocar o ferro, mas meu sogro e o pedreiro garantiram que não seria necessário, já que a laje é de sobrado e usamos tijolos antigos (aqueles maiores do que os de hj / normal), 4 ou 5 sacos de cimento, 15 de pedra e 15 de areia. Pelas contas queria uma base pra aguentar 2 toneladas, e pelas contas deles essa base dá pra segurar mais de 2,5...

Imagem
Materiais...

Imagem

Imagem
"Ajeitando" a laje...

Imagem
Por "riba", com o bloco de isopor onde vão ficar os furos do Overflow...

Imagem
Por "baxo", antes de "zaluzejar"...

Imagem
Detalhes do overflow, em primeiro plano, e do retorno ao fundo...

Imagem
"Zaluzejando" a parte do Sump...

Imagem
Terminando a base...

Imagem

Imagem

Imagem
Detalhes das aberturas do Overflow e das tomadas...

Imagem
Caixas para iluminação dentro da base...

Imagem
Nivelando...

Imagem
Já pronto, com a argamassa secando...

Como "cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça", e eu já perdi alguns animais pq deu "cusquiqui" na fiação da casa antiga, melhor não arriscar...

Imagem
Parede detonada, começando a "puxar" a fiação para o aqua...

Imagem
Fiação e disjuntores específicos para o aqua...

Imagem
Fiação puxada e parede detonada...

Aproveitamos também e mexemos na parede atrás do aqua...

Imagem

Imagem

Imagem
E a parede já terminada...

Aí foi a vez da sanca na sala...

Imagem

Imagem
Leds e fluorescentes...

Mas mesmo a base tendo ficado retinha, resolvemos não arriscar e...

Imagem
Ardósia para garantir que nada trinque...

Imagem
Aproveitei e “embuti” as mangueiras de retorno na parede..

Ufa, acho que é só!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1293
Registrado em: 19 Jan 2013, 18:23
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Base aquário em alvenaria

#20 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Perfeito André, Vou seguir isso!!! Gostei do tijolo para laje.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”