🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Contaminação por alumínio.

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Contaminação por alumínio.

#1 Mensagem por José Manochio »

Pessoal, alguém sabe quais os sintomas que tem um reef que foi exposto ao alumínio ??

Esse é um assunto que vejo muita gente falando que é toxico, mas não achei nada
sobre sintomas nos animais, método de tratamento , etc....

Abraços

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Contaminação por alumínio.

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Salve

O principal sintoma esta relacionado a corais de couro, os lethers se retraem rapidamente e morrem.

Se outros animais sofrem, não sei dizer, claro levando em conta o índice da contamnação.

Tratamento é simples, retirar o contaminante, via TPA, não posso garantir que o carvão ativado absorva este elemento, quando tive problema, usei e abusei do carvão e da TPA.

Um YT não resistiu, os outros lethers sobreviveram.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Contaminação por alumínio.

#3 Mensagem por José Manochio »

Mauro Becker escreveu:Salve

O principal sintoma esta relacionado a corais de couro, os lethers se retraem rapidamente e morrem.

Se outros animais sofrem, não sei dizer, claro levando em conta o índice da contamnação.

Tratamento é simples, retirar o contaminante, via TPA, não posso garantir que o carvão ativado absorva este elemento, quando tive problema, usei e abusei do carvão e da TPA.

Um YT não resistiu, os outros lethers sobreviveram.


Fala Mauro !!

Pois é..... não tenho lether neste aquario, mas estou com problemas de SPSs com manchas, frogs definhando,
trumpts indo mal, GSP com polipos retraidos, e por outro lado os zoanthus indo muito bem. Todos os parâmetros
estão bem, luz boa, RO zerado , etc...

Já estou fazendo TPAs e carvão novo....vamos ver....

Li um Artigo do Randy Holmes na Advanced Aquarist, mas também só fala sobre os efeitos nos couros.


Abraços

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Contaminação por alumínio.

#4 Mensagem por Mauro Becker »

Mas meu caro

hummm...

Por qual razão você está desconfiado do alumínio?

Alguma coisa você percebeu que está te incomodando. Uma coisa eu lhe conto e na verdade você sabe de muito tempo, todo orgnismo está sujeito ou se preferir tem uma sensibilidade.

Se for uma contaminação pelo metal citado, pode ser que esteja atingindo um ponto limite de cada tipo de organismo. Eu não sei ok se o aluminio afeta estes que você cita.

Mas vou bater em uma tecla que pode te deixar encucado (eu fico), e o cobre?

O dito cujo certamente afeta todos os organismos que vc citou, os que são mais sensíveis e este veneno, são frogs e sps, o resto vem em uma escala de exposição e concentração proporcionais.

Fontes invisíveis:
- Bombas antigas
- sensores de temperatura
- Aquecedores

Uma referência que uso é estar levando choque elétrico ao colocar a mão na água do aquário e um pé no chão (caminho/ circuito elétrico), se isto está acontecendo é bem capaz de um dos equipamentos estar com a isolação elétrica degradada, daí para um contato água x cobre, não está distânte.

Eu estou sem teste de cobre, alias faz tempo que não vejo em prateleiras e pior ainda é a resina removedora, esta é igual mosca branca de olhinhos azuis (meu caso que perdi contato com muitas lojas).

Você testou o cobre?
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Contaminação por alumínio.

#5 Mensagem por José Manochio »

Mauro Becker escreveu:Mas meu caro

hummm...

Por qual razão você está desconfiado do alumínio?

Alguma coisa você percebeu que está te incomodando. Uma coisa eu lhe conto e na verdade você sabe de muito tempo, todo orgnismo está sujeito ou se preferir tem uma sensibilidade.

Se for uma contaminação pelo metal citado, pode ser que esteja atingindo um ponto limite de cada tipo de organismo. Eu não sei ok se o aluminio afeta estes que você cita.

Mas vou bater em uma tecla que pode te deixar encucado (eu fico), e o cobre?

O dito cujo certamente afeta todos os organismos que vc citou, os que são mais sensíveis e este veneno, são frogs e sps, o resto vem em uma escala de exposição e concentração proporcionais.

Fontes invisíveis:
- Bombas antigas
- sensores de temperatura
- Aquecedores

Uma referência que uso é estar levando choque elétrico ao colocar a mão na água do aquário e um pé no chão (caminho/ circuito elétrico), se isto está acontecendo é bem capaz de um dos equipamentos estar com a isolação elétrica degradada, daí para um contato água x cobre, não está distânte.

Eu estou sem teste de cobre, alias faz tempo que não vejo em prateleiras e pior ainda é a resina removedora, esta é igual mosca branca de olhinhos azuis (meu caso que perdi contato com muitas lojas).

Você testou o cobre?


Mauro,

minha desconfiança é porque foi o único fato que presenciei, o único metal que entrou em contato com a água foi o alumínio.

Todos os pontos que você mencionou como possíveis causas de uma contaminação por cobre foram vistos e
nenhum apresentou problema. Meu aquário tem uma montagem bem simples, só tenho 4 bombas no sistema todo,
aquecedor e controladores novos, nunca levei um choque sequer neste aquario, no meu antigo nano levava choque direto e
nunca tive esse problemas com os animais. Mas nada impede de medir o cobre.... Outro ponto é que peixes sentem
muito a presença do cobre, ainda mais por um período prolongado, e meus peixes não apresentam nenhum sintoma.


Obrigado

Abraços

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Contaminação por alumínio.

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Eu fui "fuçar" por assim dizer em meus compêndios a procura de referências do aluminio.

O máximo que encontrei se refere apenas aos danos aos lethers, não se comenta sobre testes, como detectar, averiguar, concluir, quantidade em ppm, nada!

Inclusive tenho uma observação sobre um removedor de de sílica da coralife, que era um granulado branco que continha uma substância chamada alumina (oxido de alumínio), neste produto tenho uma observação "de não usar por mais de um dia" "sempre com carvão ativado".

Acredito que não é o tipo de contaminação tão comum a ponto de despertar interesse em desenvolver um teste para agua salgada.

Fico na torcida que as TPAs resolvam.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Contaminação por alumínio.

#7 Mensagem por Humberto Jr. »

Tem algo da Seachem falando também sobre o alumínio.. Em relação ao uso de mídia removedora de fosfato que contem Oxido de Alumínio ( me corrijam se estiver errado, meu inglês é péssimo)

Aluminum Oxide, Soluble Aluminum, and Coral Toxicity

"Conclusion
Aluminum oxide is an insoluble form of aluminum. At the pH most hobbyist keep reef
tanks, release of aluminum is not an issue for corals. Aluminum oxide is not easily absorbed into
the cell to cause negative reactions. Even at three times the dose of PhosGuard, soft-bodied
corals such as Sarcophyton, do very well with more than the recommended dosage of
PhosGuard."


Quanto aos testes de cobre e mídia removedora, consegui adquirir no final do ano passado em lojas virtuais, quando tive contaminação por cobre. Se quiser, posso enviar por MP.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Contaminação por alumínio.

#8 Mensagem por Celso Suguimoto »

Manochio vc nao andou exagerando na dosagem de carbono ? Retração dos polipos necessariamente nao significa contaminacao, mas pode ser excesso de carbono tbem, nao necessariamente tendo um boom de bacterias, mas suficiente pra corais moles sentirem e corais duros se a reserva estiver alta existem relatos de branqueamento.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Contaminação por alumínio.

#9 Mensagem por José Manochio »

Mauro Becker escreveu:Eu fui "fuçar" por assim dizer em meus compêndios a procura de referências do aluminio.

O máximo que encontrei se refere apenas aos danos aos lethers, não se comenta sobre testes, como detectar, averiguar, concluir, quantidade em ppm, nada!

Inclusive tenho uma observação sobre um removedor de de sílica da coralife, que era um granulado branco que continha uma substância chamada alumina (oxido de alumínio), neste produto tenho uma observação "de não usar por mais de um dia" "sempre com carvão ativado".

Acredito que não é o tipo de contaminação tão comum a ponto de despertar interesse em desenvolver um teste para agua salgada.

Fico na torcida que as TPAs resolvam.


É Mauro....... também não achei muita coisa sobre o assunto... acho que vamos ficar na ignorância :-?

Vou continuar no trivial para ver onde vai dar....

Abraços e obrigado !!

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Contaminação por alumínio.

#10 Mensagem por José Manochio »

Humberto Jr. escreveu:Tem algo da Seachem falando também sobre o alumínio.. Em relação ao uso de mídia removedora de fosfato que contem Oxido de Alumínio ( me corrijam se estiver errado, meu inglês é péssimo)

Aluminum Oxide, Soluble Aluminum, and Coral Toxicity

"Conclusion
Aluminum oxide is an insoluble form of aluminum. At the pH most hobbyist keep reef
tanks, release of aluminum is not an issue for corals. Aluminum oxide is not easily absorbed into
the cell to cause negative reactions. Even at three times the dose of PhosGuard, soft-bodied
corals such as Sarcophyton, do very well with more than the recommended dosage of
PhosGuard."


Quanto aos testes de cobre e mídia removedora, consegui adquirir no final do ano passado em lojas virtuais, quando tive contaminação por cobre. Se quiser, posso enviar por MP.


Os estudos que foram realizados a maioria está ligado ao Oxido de alumínio, mas quais os produtos resultantes da oxidação do
alumínio ?? acho que não temos só óxido.... e é essa informação que esperava encontrar.... mas tá difícil.

Talvez o problema do meu aquario não tenha nada haver com o alumínio, mas pode ser que sim, pelo memos nos indícios.

Abraços

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Contaminação por alumínio.

#11 Mensagem por José Manochio »

Celso Suguimoto escreveu:Manochio vc nao andou exagerando na dosagem de carbono ? Retração dos polipos necessariamente nao significa contaminacao, mas pode ser excesso de carbono tbem, nao necessariamente tendo um boom de bacterias, mas suficiente pra corais moles sentirem e corais duros se a reserva estiver alta existem relatos de branqueamento.


Celso, voltei com carbono não faz nem 15 dias (2 mls), pois estava com o fosfato um pouco alto, mas fazia mais de 4 meses que não
dosava nada de carbono, então não acredito nesta hipótese.

Abraços

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Contaminação por alumínio.

#12 Mensagem por Celso Suguimoto »

José Manochio escreveu:
Celso Suguimoto escreveu:Manochio vc nao andou exagerando na dosagem de carbono ? Retração dos polipos necessariamente nao significa contaminacao, mas pode ser excesso de carbono tbem, nao necessariamente tendo um boom de bacterias, mas suficiente pra corais moles sentirem e corais duros se a reserva estiver alta existem relatos de branqueamento.


Celso, voltei com carbono não faz nem 15 dias (2 mls), pois estava com o fosfato um pouco alto, mas fazia mais de 4 meses que não
dosava nada de carbono, então não acredito nesta hipótese.

Abraços


Quanto tempo os corais estao definhando ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Contaminação por alumínio.

#13 Mensagem por Renato Vidal »

Manochio,

Qual a suspeita de contaminação? algum equipamento em especial com aluminio ou mídia para fosfato?
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Contaminação por alumínio.

#14 Mensagem por José Manochio »

Celso Suguimoto escreveu:
José Manochio escreveu:
Celso Suguimoto escreveu:Manochio vc nao andou exagerando na dosagem de carbono ? Retração dos polipos necessariamente nao significa contaminacao, mas pode ser excesso de carbono tbem, nao necessariamente tendo um boom de bacterias, mas suficiente pra corais moles sentirem e corais duros se a reserva estiver alta existem relatos de branqueamento.


Celso, voltei com carbono não faz nem 15 dias (2 mls), pois estava com o fosfato um pouco alto, mas fazia mais de 4 meses que não
dosava nada de carbono, então não acredito nesta hipótese.

Abraços


Quanto tempo os corais estao definhando ?



Aproximadamente 4 meses .... veio acontecendo aos poucos, primeiramente os frogs,
pouco a pouco fui perdendo alguns, depois começaram as manchas nos SPSs, GSP
retraindo e perdendo cor e por ultimo RTN em alguns SPSs.

Depois que afastei a "possível" fonte de contaminação e fiz trocas com água natural
+ carvão novo as coisas melhoraram um pouco, vamos ver o progresso daqui em
diante.

Abraços

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Contaminação por alumínio.

#15 Mensagem por José Manochio »

Renato Vidal escreveu:Manochio,

Qual a suspeita de contaminação? algum equipamento em especial com aluminio ou mídia para fosfato?



Renato, a tela que construi para evitar que peixes saltassem do aquário, a armação é de alumínio . A circulação
do closed-loop estava batendo em uma das travessas dessa tela e voltando para o aquario, coisa besta que
passou desapercebido e que possivelmente seja a causa do problema.

Abraços

Avatar do usuário
Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 658
Registrado em: 07 Dez 2010, 21:06
Apelido: Edinho
Cidade: Balneário Camboriú
País: Brasil
Localização: Balneário Camboriú SC
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

Re: Contaminação por alumínio.

#16 Mensagem por Ediomar Luzia »

Bah, se a água tinha contato direto com a parte de alumínio pode ser este o problema sim,alumínio em solução salina esta sujeito oxidação que pode contaminar a água.
Tpa é a melhor saída.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”