🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Comparativo: Aqua Illumination x Lumixing e coitada da AI..

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Andretti Figueiredo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Comparativo: Aqua Illumination x Lumixing e coitada da AI..

#1 Mensagem por Andretti Figueiredo »

Vou procurar escrever pouco pra não ficar uma coisa massante e chata de ler.
Só pra avisar que não adianta fuçar no google informações sobre a luminária chinesa com esse nome, pois fui eu quem inventei ! kkk...

E vamos lá !

A exatos 9 meses atrás troquei minha luminária de T5 por 5 módulos de led, sendo 3 DIY feitas por mim e 2 Aqua Illumination Sol Blue com controlador.

A mais ou menos 1 mês atrás, tirei uma das minhas luminárias e coloquei uma Xingling pra teste.

Notei claramente a xingling muito mais forte que as demais, mas não quis me pronunciar antes de comprovar com alguns testes, pois todo mundo vira a cara para as chinesas e exaltam as americanas.
Se eu falo que vou tirar as AI pra colocar xingling vão cair matando, mas...como minha vontade de retirar as AI e usar todas as Xingling era grande, tratei de resolver logo isso.

O que eu imaginava certamente iria acontecer, pois são 55 leds e 120w da xingling contra 24 leds e 72w da Sol Blue. Ambas usam lentes, as xingling de 90º e as Sol de 45º e 70º (se não me angano).
Mas pensei que as AI trabalhando em uma voltagem mais alta poderiam se equiparar, mesmo com uma quantidade menor de leds.

E a Xingling deu um pau na AI, bonito !

Vamos as fotos, foi complicado medir e bater as fotos ao mesmo tempo, tentei até a ajuda do meu filho, e de várias, estou colocando as melhores.

1ª foto: Medição do PAR da AI Sol Blue (somente ela ligada em 100%) - 1096 PAR à linha d'água

Imagem

2ª foto: Medição do PAR da Lumixing (somente ela ligada em 100%) - 1503 PAR à linha d'água

Imagem

3ª foto: Medição do PAR da AI Sol Blue a 20cm abaixo da linha d'água - 526 PAR obs: as outras luminárias estavam acesas, e a medição foi feita abaixo da AI.

Imagem

4ª foto: Medição do PAR da Lumixing a 20cm abaixo da linha d'água - 1311 PAR obs: somente ela acesa e notem que está na mesma linha da mediçãoda AI, vejam pela Capri green ao lado da sonda.

Imagem

O PAR da Lumixing perdeu muito pouco conforme fui descendo a sonda e mesmo próximo ao substrato, em uma altura total de mais de 65cm continuou muito alto, chegando a 675 PAR.

Conclusão: A AI é uma excelente luminária, o pulo do gato é o seu controlador, inúmeras possibilidades de programação, fases da lua, relâmpagos e etc...Particularmente não uso essas características, a não ser quando vem uma visita aqui e mostro que meu reef tem relâmpagos...rsrsr

O teste mostra que não é só a AI que funciona e não é só o led Cree que presta, existem várias opções no mercado com excelente custo x benefício, e essa Chinesinha é uma delas, feita com leds Bridgelux e uma gama de cores maior que a maioria do mercado.

É isso.

Abraço !
Editado pela última vez por Andretti Figueiredo em 22 Mai 2013, 11:51, em um total de 1 vez.
Mig Reef 2Imagem
Imagem [sup]AFX AQUARIOS[/sup]

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Comparativo: Aqua Illumination x Lumixing e coitada da A

#2 Mensagem por Vinicius F. Reis »

mto bom topico Andretti.

essa luminaria que testou tem algum tipo de controle? (dimmer, acender cores separadas.. etc?)

e qto aos corais? viu algum resultado para acrescentar no que ja foi dito?

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
País: Brasil
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

#3 Mensagem por Guilherme Barros »

Boa Andretti!
E em relação aos Leds x T5,voce tá preferindo os leds?
Meu Reef antigo.

Andretti Figueiredo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#4 Mensagem por Andretti Figueiredo »

Vinicius, ela está bem no centro do meu aquário, onde tem um vale e o substrato é forrado de zoanthus, os bichos estão absurdamente exuberantes, como nunca ví antes.

A luminária tem 2 tomadas, 1 para os azul royal e outra para as demais cores, bem como 1 interruptor para cada tomada e ainda 1 dimmer para os azul royal e outro para as demais cores.

Abraço !

Pow Guilherme, acho que essa eu nem preciso te responder...kkk

Abraço !
Mig Reef 2Imagem

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Robson
Recebeu Curtir: 46 vezes

#5 Mensagem por Robson Sandrini »

Não é à toa que o tópico de LED chinês no fórum da Reef Central tem mais de 170 páginas.

Testes assim são mais que bem-vindos! icon-aplauder

Você pretende trocar todas as AIs por luminárias chinesas?

Fernando Afonso
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Nando
Data de Nascimento: 05 Abr 1992
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 3 vezes

#6 Mensagem por Fernando Afonso »

Boa noite!! Quanto tempo de uso tem as duas luminárias??

Guilherme Barros
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

#7 Mensagem por Guilherme Barros »

Andretti Figueiredo escreveu:Vinicius, ela está bem no centro do meu aquário, onde tem um vale e o substrato é forrado de zoanthus, os bichos estão absurdamente exuberantes, como nunca ví antes.

A luminária tem 2 tomadas, 1 para os azul royal e outra para as demais cores, bem como 1 interruptor para cada tomada e ainda 1 dimmer para os azul royal e outro para as demais cores.

Abraço !

Pow Guilherme, acho que essa eu nem preciso te responder...kkk

Abraço !

Hehe,tranquilo!
Mas será que a durabilidade da chinesa é a mesma da AI,em relação ao custo benefício?
Aproveita que tá com a mão na massa e vê se atualiza teu tópico depois,rsrs
Editado pela última vez por Guilherme Barros em 21 Mai 2013, 23:10, em um total de 1 vez.
Meu Reef antigo.

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global

#8 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Uma pergunta claramente mto importante pra comparacao... rs

qual o custo dessa chinesinha ai?

Andretti Figueiredo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#9 Mensagem por Andretti Figueiredo »

Robson, pois é, pena que brasileiro (não de um modo geral) tem preguiça de pesquisar e prefere imitar o que já está mais "certo".
Vou trocar sim, logo logo.
As Sol Blue só tem White, Blue e Royal, deixam uma deficiência grande no roxo dos corais, não é à toa que a AI lançou as Vega.
A Xingling tem White, Blue, Blue Royal, Red, Green e Purple (UV).

Abraço !

Fernando, está no texto do tópico. As luminárias foram instaladas aqui novas e o fabricante das 2 informa 50mil horas de vida útil.

Abraço !
Mig Reef 2Imagem

Andretti Figueiredo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#10 Mensagem por Andretti Figueiredo »

Vinicius, média de preço de mercado (fórum).

AI Sol - R$ 1250 a R$ 1600
Lumixing - R$ 800 a R$ 950

Guilherme, vou atualizar com as fotos da medição do PAR entre T5 e Led no meu reef.

Abraços !
Mig Reef 2Imagem

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global

#11 Mensagem por Vinicius F. Reis »

montei uma calha DIY usando bridgelux, com lentes de 60. Mas to achando um pouco fraco.
Voce tem as especificacoes dos leds dessa luminaria? em qual amperagem eles trabalham etc

Fernando Afonso
Apelido: Nando
Data de Nascimento: 05 Abr 1992
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 3 vezes

#12 Mensagem por Fernando Afonso »

desculpe andretti quanti tempo elas estao ligada em uso, pq a maioria das reclamaçoes que mais vejo sao os leds queimarem depois de um tempo por caua daconstruçoes da mesma... seria o mesmo caso dos celulares xing ling tem “tudo“ que os outros tem.

Mais nem tudo q é chines e ruim, torço para ser bom assim consegue derrubar os preços abaixam...

Andretti Figueiredo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#13 Mensagem por Andretti Figueiredo »

Vinicius F. Reis escreveu:montei uma calha DIY usando bridgelux, com lentes de 60. Mas to achando um pouco fraco.
Voce tem as especificacoes dos leds dessa luminaria? em qual amperagem eles trabalham etc

Vinicius, não tenho as especificações, mas os Bridgelux só tem 1 modelo para cada potência, normalmente os de 3w trabalham com 650 a 700mA, não são como os Cree que tem vários modelos diferentes com a mesma potência, e até um modelo com potência variável.

Sendo assim, acredito que os mesmos usados nessa luminária são os que nós temos, eu tbm tenho várias DIY aqui com leds Bridgelux e iluminam muito, estão alimentados com driver próprio para led de 3w e lentes de 90º.
O que vc usou como fonte pros seus leds ? E como eles estão ligados ?

Fernando Afonso escreveu:desculpe andretti quanti tempo elas estao ligada em uso, pq a maioria das reclamaçoes que mais vejo sao os leds queimarem depois de um tempo por caua daconstruçoes da mesma... seria o mesmo caso dos celulares xing ling tem “tudo“ que os outros tem.
Mais nem tudo q é chines e ruim, torço para ser bom assim consegue derrubar os preços abaixam...

Eu uso aqui um fotoperíodo de 8 horas diárias, ou seja, leds praticamente novos.
AI - 8 (h p/dia) x 31 (dias p/mês) x 9 (meses) = 2,232h. (pra 50 mil falta muito)

Abraço.
Mig Reef 2Imagem

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#14 Mensagem por Robson Sandrini »

Andretti Figueiredo escreveu:Robson, pois é, pena que brasileiro (não de um modo geral) tem preguiça de pesquisar e prefere imitar o que já está mais "certo". Vou trocar sim, logo logo. As Sol Blue só tem White, Blue e Royal, deixam uma deficiência grande no roxo dos corais, não é à toa que a AI lançou as Vega. A Xingling tem White, Blue, Blue Royal, Red, Green e Purple (UV).

Fazendo uma comparação crua em watts, considerando que a comparação foi feita entre uma luminária com 120 w em LEDs de qualidade e outra com 72 w em LEDs de qualidade, eu esperaria resultados de PAR proporcionais, como você obteve. Meu conhecimento sobre a parte técnica da luz são bem limitados mas não acho que a AI apanhou no teste [a menos que houvesse valores inferiores de PAR com a mesma wattagem]. Acho que a observação importante é a qualidade comprovada das luminárias chinesas, assim como das AIs.

Há um preconceito com luminárias chinesas assim como há um preconceito com LEDs. E os resultados obtidos na prática com as luminárias chinesas [tem muito coral bonito na net sob Taotronics, por exemplo] estão aí pra quem quiser ver. Realmente é mais interessante comprar uma luminária de 120 w pra cobrir uma área X, pagando os R$ 950 que você mencionou, que pagar R$ 3200 em duas de 72 w que, dependendo da configuração das lentes, nem cobrirá a mesma área. Ponto pra República Popular da China.

Agora, fazendo uma comparação do espectro dos LEDs, a AI [e outras luminárias famosas] perdem, na minha opinião, por não incorporar LED UV, uma coisa que várias empresas chinesas já sacaram.

Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: Victor
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

#15 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Fernando Afonso escreveu:desculpe andretti quanti tempo elas estao ligada em uso, pq a maioria das reclamaçoes que mais vejo sao os leds queimarem depois de um tempo por caua daconstruçoes da mesma... seria o mesmo caso dos celulares xing ling tem “tudo“ que os outros tem.

Hoje encontra-se produtos chineses excelentes. Concordo, não podemos generalizar dizendo que tudo que é chinês é ruim. Isso é mentira.
O tópico vai ser legal e vou acompanhar de perto.

Antigamente não acreditava nos leds até por razão de economia entrar nessa tecnologia. Hoje uso e recomendo.

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global

#16 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Andretti Figueiredo escreveu:Vinicius, não tenho as especificações, mas os Bridgelux só tem 1 modelo para cada potência, normalmente os de 3w trabalham com 650 a 700mA, não são como os Cree que tem vários modelos diferentes com a mesma potência, e até um modelo com potência variável.

Sendo assim, acredito que os mesmos usados nessa luminária são os que nós temos, eu tbm tenho várias DIY aqui com leds Bridgelux e iluminam muito, estão alimentados com driver próprio para led de 3w e lentes de 90º.
O que vc usou como fonte pros seus leds ? E como eles estão ligados ?

Abraço.

os meus sao de 3w, sao 10 azuis e 10 brancos, cada cor ligado em serie num driver (chines tambem), os brancos com um driver dimmerizavel.

Andretti Figueiredo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#17 Mensagem por Andretti Figueiredo »

Robson, olhando a grosso modo parece uma diferença pequena, mas quase 400 PAR de diferença é muita coisa, veja no tópico do meu aquário onde coloquei a medição com T5 e vc vai entender um pouco melhor a diferença.
Eu usava 8 T5 de 54w com refletores + 12 leds de 3w e o PAR era infinitamente mais baixo com 468w de potência total da luminária de T5.

E nem fiz a comparação da área iluminada, que na Xingling é bem maior que da AI. E nem consideramos o valor do controlador da AI que é vendido à parte e é a sua maior/melhor característica.
A realidade é que é essa comparação é injusta, só quis alertar mesmo para vermos que gastando pouco podemos ter um produto legal.

Victor, é assim mesmo, aquarista "tem cabeça dura" demora a acreditar, precisa ver pra crer e etc...

Vinicius, só medindo então pra ver, pois quando eu tinha 4 T5 de 54w no meu mudário, olhar para a luminária era como olhar pro sol, hoje tenho a mesma quantidade de watts em leds e olhando parece até meio apagado, mas os corais respondem bem melhor que antes.

Abraços !
Mig Reef 2Imagem

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#18 Mensagem por Robson Sandrini »

Andretti Figueiredo escreveu:A realidade é que é essa comparação é injusta, só quis alertar mesmo para vermos que gastando pouco podemos ter um produto legal.

Concordo. Um produto eficiente, econômico e que dá resultados, independente de opiniões ou preconceitos. As medidas de PAR estão aí e o resultado em PUR se mostra com o tempo. Não tenho nenhuma dúvida dos resultados na cor e crescimento dos corais. Atitude inteligente. Otimizar economia sem perder qualidade. icon_iCo01

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global

#19 Mensagem por Vinicius F. Reis »

pra ficar OTIMO, é só jogar um driver PWM nele, e conseguir mesclar com um controlador legal (tipo o ReefAngel).

leo carvalho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Leo
Curtiu: 5 vezes
Recebeu Curtir: 54 vezes

#20 Mensagem por leo carvalho »

Andretti Figueiredo escreveu:
Vinicius, só medindo então pra ver, pois quando eu tinha 4 T5 de 54w no meu mudário, olhar para a luminária era como olhar pro sol, hoje tenho a mesma quantidade de watts em leds e olhando parece até meio apagado, mas os corais respondem bem melhor que antes.

Abraços !

Isso é importante ser dito, pois se tentarem chegar ao mesmo brilho visual das t5 com os leds vão torrar os corais. uma coisa é a iluminação que enxergamos e outra é a porção que os corais usam para fazer a fotossíntese. Os leds produzem muito mais PAR com menos brilho.
Visite meu novo aquário - viewtopic.php?f=25&t=20723
Conheça agora o blog do meu aquário http://www.sierrareef.com

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”