🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#21 Mensagem por jose Jorge »

Felipe: um aquarista que não teve nem paciencia de ciclar o pequeno reef (apesar que hoje em dia 5 meses está ótimo para muitos) pra encher de peixes, vai ter a maturidade, paciência e percepção para fazer toda essa tramoia...o primeiro dia de festa ou qualquer outro compromisso ou até mesmo uma viagem e isso tudo vai por agua abaixo.


Concordo..........

Por isso para quem quer um peixe assim.............tem de ter um certo profissionalismo...................

Existe muito PRO trabalhando sério com a manutenção e reprodução de Mandarins.........................

Justamente para tentar minimizar a Coleta...................

E deixar os Peixes no Mar.....................

Avatar do usuário
Fabio Alves
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 921
Registrado em: 16 Jul 2009, 23:32
Apelido: Magrelllo
Localização: SP
Curtiu: 57 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#22 Mensagem por Fabio Alves »

................agora........claro que se vc morasse no litoral, tivesse tempo, dinheiro (pois não é pq mora no litoral que fica de graça, aliás tempo é dinheiro) paciência..e AMASSE de verdade o mundo marinho, as coisas iriam facilitar de 10% a 1000%!

Este sim, tem condições, água, alimento e saúde mental para encarar estes tipo de desafio..

outra coisa é:

Existe muito PRO trabalhando sério com a manutenção e reprodução de Mandarins.........................(verdade e já obtiveram sucesso)

Justamente para tentar minimizar a Coleta....(ILUSÃO PURA)

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#23 Mensagem por jose Jorge »

A idéia.............o objetivo...........é esse...............

Colocar no mercado animais criados e bem adaptados.................

Minimizar a coleta depende de outros fatores também...................involve a índole ($$$) das pessoas..............e é bem complicado...................

Mas pelo menos o Aquarista deve ter a chance de escolher..................entre um Capturado e um Criado..............

Até o momento não se tem muita escolha................a maior parte é de Peixe Capturado.............

Então............o que fazer.............???

Estudar para produzir essa possibilidade....................

Dedicação...........Estudo.................Paciência.................são algumas virtude que o Aquarista deve ter.................

Material de Estudo tem muito....................

http://www.coralmagazine-us.com/sites/d ... darins.pdf

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#24 Mensagem por Robson Sandrini »

Yuri.......... continua mandando os links.................... porque tá um melhor que o outro!................. icon-aplauder

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#25 Mensagem por Elder Luis »

icon_joia
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#26 Mensagem por Guilherme Barros »

Essa revista é muito irada Yuri,baixei um app no Iphone chamado banca,aí voce baixa cada revista da Coral Magazine,o bom é que é 0800,rss
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

Paulo kaneko
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 450
Registrado em: 13 Out 2011, 18:41
Apelido: Frankjui
Data de Nascimento: 13 Mai 1980
Cidade: Sao paulo
País: Br
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#27 Mensagem por Paulo kaneko »

Meu aquario esta com 9 meses e tem 800 lt. Coloquei um mandarim mes passado e ateh via ele beliscando rochas, mas infelizmente morreu em 3 semanas.

Eu tenho six line. Eh IMPOSSIVEL ter os 2 peixes juntos? Ou daqui um ano posso tentar novamente?

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#28 Mensagem por Elder Luis »

depende da quantidade de rochas no sistema, posta uma foto geral
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Fabio Alves
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 921
Registrado em: 16 Jul 2009, 23:32
Apelido: Magrelllo
Localização: SP
Curtiu: 57 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

ao podemos levar em conta

#29 Mensagem por Fabio Alves »

aqui num display de 860litros tenho six line, mandarim, pipe fish, hector's goby, todos disputam alimento...a diferença é que comecei a populacionar com seres delicados apos quase 2 anos..Sem contar melanurus, yellow coris, long nose e etc que tbm detonam a biota..

Também não é regra: Morreu por falta de biota, apesar q ja tem q atentar ao fato. Certa vez tive um Mandarim em um outro Reef e notei que ele parou de procurar alimento (ficava parado o dia todo) passei pro Reef de um amigo, pois achei q a biota q ele precisava se acabou..

(suposição) vc tem 9 meses que não mexe em nada no reef? Inseriu animais no começo? Fez tratamento com algum remédio pra ciano e etc? (tem gente que pensa que é farmácia o reef(JAMAIS FAÇA ISSO!!!!]) Tem rochas e ou substrato o suficiente pra manter biologia? pois tem este detalhe tbm..quando falamos 9 meses não damos conta que os 5 primeiro meses ficamos mexendo em tudo, acertando equipamento mexendo no lay-out das rochas e tudo mais..tudo isto influencia..principalmente como foi o início da ciclagem, como por exemplo nosso amigo que em 5 meses ja tinha six line..agora imagine qual a biota que resiste ou procria num ambiente totalmente novo, que nem se ambientou e ja tem predadores a espreita..

Também não podemos falar que o sixline vai exterminar toda microvida que temos na rocha, parte dela até invisiveis a olho nú, mas vive de uma parte que vive em armonia com as menores e assim por diante..

Outra ERRO que canso de ver na maturação é o povo me falar que veio com siporax ou rochas de outro aquario ja colonizadas..
As colonias de bactérias são tão sensíveis como qualquer outro ser marinho, da mesma forma que temos q ambientar um peixe para colocarmos no reef, a biota tbm sente a mudança. A medida que inserimos uma rocha ou siporax colonizadas no Reef, a maior parte da biota vai morrer, ficando somente uma pequena parte que tende a procriar novamente (levando certo tempo).

As veses faço uma manutenção mais radical, mexendo inclusive em rochas e tudo mais, e vejo que aquela biologia (microvida) que fica andando pelos cantos dos vidros e etc, levam um tempo para reaparecerem...ai dá pra ter uma idéia da sensibilidade...


Então nao podemos somente colocar datas e sim TENTAR ter um olho clinico de como está o ambiente no Reef..


Yuri..demais a matéria dos Mandarins fiquei com vontade de diagramar uma versão em portugues!

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#30 Mensagem por jose Jorge »

É legal mesmo tentar traduzir....................a maioria dos Artigos é tudo em Inglês........................

Cenas como essas são raras........................ao que parece é uma disputa por Fêmea.....................

[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=Vq2YsGW8d5Y[/BBvideo]

Dança e Desova...........

[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=-1xc0sGoXCM[/BBvideo]


O Peixinho é muito legal................

Se hoje eu fosse ter Mandarim..............tentaria formar um Casal..................e alimentaria com um tubo transparente.........ou uma pipeta......usando Mysis.....................

Tem o Matias aí que pode fornecer esse tipo de alimentação....................

Isso seria o que eu faria...................

Já vi muitos vídeos ande o Aquarista apenas joga alimento na Água................com isso o volume de alimento que o peixe pega é pequeno (talvez insuficiente)................

E para o peixe conseguir capturar um volume de alimento suficiente.............talvez seja necessário jogar muito alimento na Água.............o que pode criar excesso de MO....................e suas consequências................

Olha o que eu tô falando.................e com a circulação ligada..................

[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=tg3Gjn7tNm0[/BBvideo]


Agora olha esse vid..............a circulação desligada..................uso do tubo..................e até de um "pratinho".................

[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=yTYr_-mL7jU[/BBvideo]

A chance do Peixe ingerir um volume de alimento adequado aumenta muito......................

Esse é mais ou menos o "X' da questão...................

Avatar do usuário
Humberto Fávero
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 218
Registrado em: 11 Jun 2012, 22:18
Apelido: Humberto
Data de Nascimento: 24 Jun 1987
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#31 Mensagem por Humberto Fávero »

Tem gente que fala demais aqui.... muito bla bla bla!
Ta que nem o Felipão... rs

Ja vi Mandarin ficar dois anos em um Reef de 160L, depois foi vendido pra outra pessoa que está com o peixe até hoje...

Se fosse levar alguns comentários ao pé da letra, como, "Imagina o bixo sofrendo, no oceano ele estaria bem melhor" :roll:

Não teríamos aquário!

Avatar do usuário
Humberto Fávero
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 218
Registrado em: 11 Jun 2012, 22:18
Apelido: Humberto
Data de Nascimento: 24 Jun 1987
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#32 Mensagem por Humberto Fávero »

Yuri Barros escreveu:É legal mesmo tentar traduzir....................a maioria dos Artigos é tudo em Inglês........................

Cenas como essas são raras........................ao que parece é uma disputa por Fêmea.....................

[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=Vq2YsGW8d5Y[/BBvideo]

Dança e Desova...........

[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=-1xc0sGoXCM[/BBvideo]


O Peixinho é muito legal................

Se hoje eu fosse ter Mandarim..............tentaria formar um Casal..................e alimentaria com um tubo transparente.........ou uma pipeta......usando Mysis.....................

Tem o Matias aí que pode fornecer esse tipo de alimentação....................

Isso seria o que eu faria...................

Já vi muitos vídeos ande o Aquarista apenas joga alimento na Água................com isso o volume de alimento que o peixe pega é pequeno (talvez insuficiente)................

E para o peixe conseguir capturar um volume de alimento suficiente.............talvez seja necessário jogar muito alimento na Água.............o que pode criar excesso de MO....................e suas consequências................

Olha o que eu tô falando.................e com a circulação ligada..................

[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=tg3Gjn7tNm0[/BBvideo]


Agora olha esse vid..............a circulação desligada..................uso do tubo..................e até de um "pratinho".................

[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=yTYr_-mL7jU[/BBvideo]

A chance do Peixe ingerir um volume de alimento adequado aumenta muito......................

Esse é mais ou menos o "X' da questão...................


Cara, que vídeos incríveis!!!

Acho este peixe um dos mais exóticos que ja vi....

mto bom!

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#33 Mensagem por jose Jorge »

Olha aqui o relato de reprodução no Brasil..........

http://www.peixepalhaco.com.br/fase-lar ... -no-brasil

Avatar do usuário
Fabio Alves
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 921
Registrado em: 16 Jul 2009, 23:32
Apelido: Magrelllo
Localização: SP
Curtiu: 57 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#34 Mensagem por Fabio Alves »

...é o Igor de Peruibe...

Avatar do usuário
Denis Cangussu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 103
Registrado em: 10 Nov 2012, 00:00
Apelido: Denis
Data de Nascimento: 16 Jun 1980
Cidade: Santo André
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#35 Mensagem por Denis Cangussu »

Nem montei meu aquário ainda, e como já ouvi dizer que 45 dias não é tempo de ciclagem, resolvi depois de montado, deixar ciclano pelo menos seis meses.

Meu aquário terá 200l no display mais sump, e estou decepcionado porque não poderei ter um MANDARIM, peixe belíssimo!!!.

Tomei essa decisão depois de ler esse tópico.

Ainda bem que existe você com experiência para esclarecer as coisas, não que não posso ou que posso colocar um MANDARIM, mas pelas duvidas esclarecidas pelos amigos.
Assim, quem tem disponibilidade de cuidar, que cuide bem. Pois é o mesmo que por um filho no mundo e não poder dar de mama. giveup

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#36 Mensagem por Celso Suguimoto »

Humberto Fávero escreveu:Tem gente que fala demais aqui.... muito bla bla bla!
Ta que nem o Felipão... rs

Ja vi Mandarin ficar dois anos em um Reef de 160L, depois foi vendido pra outra pessoa que está com o peixe até hoje...

Se fosse levar alguns comentários ao pé da letra, como, "Imagina o bixo sofrendo, no oceano ele estaria bem melhor" :roll:

Não teríamos aquário!


Excessao a regra ...

Uma vez fiz uma enquete de qto tempo cada um teve um mandarim no aquario, nunca passou de dois anos, a maioria morre no primeiro ano mesmo. Na Reefcentral a mesma enquete o maximo foram 4 anos e na natureza sao 10 anos...

Eh um animal complicado de manutencao devido a alimentacao, acaba definhando, principalmente se ficar dependente de apenas artemia q tem baixo valor nutricional.

Mesmo criados em cativeiro apenas minimizam o impacto da coleta, o animal continua o mesmo. É como cavalo marinho tem os criados, mas sucubem se o aquario nao for especifico para a especie, isso nao muda independente de ser criado ou nao.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#37 Mensagem por jose Jorge »

Boa colocação Celso...............

Mas para Peixe capturado............tanto faz se ele vive 1 ou 10 anos..................para a Natureza ele é "morto"................já não irá passar os seus genes a diante................

Assim que foi retirado do Mar................ele "morreu"...................

Esse é o ponto de vista da Conservação do Patrimônio Genético....................da Conservação da Biodiversidade...............e de uma População In-situ..............Geneticamente viável.....................

Agora.............vamos trabalhar melhor a População Ex-situ......................melhorar manejo.................descobrir novas técnicas..............é isso o que agente pode fazer com o Peixe Capturado....................e que já está aqui no Brasil................

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#38 Mensagem por jose Jorge »

Na verdade...........nessa guerra..............a cabeça a ser cortada é a do Importador.............do Vendedor...............que obtém o lucro ($$$)..................

Se não tiver esse "meio-de-campo"...............o Coletor não escoa seu produto....................e para de pegar................... icon_Snorkle

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#39 Mensagem por Celso Suguimoto »

Yuri

Sob o ponto de vista ecologicamente sustentavel vc esta correto, mas sob o ponto de vista aquaristico eu nao aconselho esses animais pra quem tenha um reef maturado com menos de 400 litros e sem animais concorrentes.

O que vejo muito frequentemente em foruns é que é mais facil alguem receber uma resposta incentivadora pra algo do que conselhos dizendo pra nao faze-lo, principalmente com iniciantes. Entao eu prefiro nao incentivar algumas praticas que considero erradas

Fazer o trato do animal da forma que postou é possivel, mas viavel ? Creio q nao, a nao ser q queira se tornar escravo de um hobby e nao ter um hobby como entreterimento e sim como uma tarefa a mais diariamente. Por isso nunca entrei nessa neura de SPSs e animais complicados, alias até tive alguns mas nao é meu foco.

Hobby pra mim é lazer, entao é tempo e dinheiro q sobra e nao ao contrario. Qq manutencao diaria complica por exemplo em caso de viagens prolongadas. Imagina um cara fazendo bailling manual com um reef de SPSs, viaja e qdo volta todos parametros zoados e corais idem. Qto menos intervencao pra mim melhor no hobby, pelo menos sob meu ponto de vista. Existem habitos q sao saudaveis como TPA ou limpeza dos vidros, etc, agora as q eu posso evitar evito mesmo.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: 5 Meses de Reef, posso colocar um Mandarim??? =D

#40 Mensagem por jose Jorge »

Sim...........exato................colocamos aqui no tópico..............o mais detalhadamente possível................todos os pormenores que envolve a Criação...........Manutenção..............e Conservação do Mandarim....................

Cabe a cada um avaliar-se a si mesmo.....................como Aquarista....................

Avaliar suas habilidades...............e ver se será capaz de suprir as necessidades desse peixe......................

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”