Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
AJUDA COM SUBSTRATO , CALCITA PODE EM REEF ?
- 
				William Neres
 - Holacanthus clarionensis

- Apelido: william Neres

AJUDA COM SUBSTRATO , CALCITA PODE EM REEF ?

Pessoal tem um  topico em outro forum q uma pessoa montou o nano com calcita , sera q posso usar calcita junto com aragonita , so calcita no reef ? poderia dar algum problema ? pois quero um substrato escuro para meu reef, eos q tem no mercado e muito caro mesmo !!!!
podem me ajudar ?

podem me ajudar ?
FAÇA DO MEU LAR SENHOR, SUA CASA TODO DIA

- 
				Marco Augusto
 - Pomacanthus imperator

- Apelido: Nao tenho
 - Curtiu: 27 vezes
 - Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: AJUDA COM SUBSTRATO , CALCITA PODE EM REEF ?
Willian problema acredito que nao tenha nao , mas eu acho que tem algumas coisas na montagem de um aqua marinho que nao se deve economizar , sao elas: iluminação , skimmer e um bom substrato é ele que vai manter seu aquario com os niveis de calcio , ka e potencial redox bons,
a não ser que vc tenha um bom refugio , do contrario eu colocaria um substrato mais fino no display e nao misturaria nao...
é bem uma questão de gosto também , se tens um refugio ai pode-se ate nem usar substrato no display, tem gente que usa cimento branco endurecido etc etc, mas com um bom refugio pra fixação das bacterias...

a não ser que vc tenha um bom refugio , do contrario eu colocaria um substrato mais fino no display e nao misturaria nao...
é bem uma questão de gosto também , se tens um refugio ai pode-se ate nem usar substrato no display, tem gente que usa cimento branco endurecido etc etc, mas com um bom refugio pra fixação das bacterias...
- Matias Gomes
 - Administrador
 - Apelido: Matias Ilhabela
 - Data de Nascimento: 30 Abr 1966
 - País: Brasil
 - Curtiu: 115 vezes
 - Recebeu Curtir: 169 vezes

Alexandre Talarico escreveu:Calcita e aragonita são os elementos químicos naturais de um fundo de recife de corais.
a calcita não é branca? por que não monta só com aragonita?
nesse topico tem alguns comentarios sobre isso
viewtopic.php?f=2&t=2006
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

- Celso Suguimoto
 - Moderador Global

- Apelido: Celso I Suguimoto
 - Data de Nascimento: 27 Mai 1969
 - País: Brasil
 - Curtiu: 196 vezes
 - Recebeu Curtir: 402 vezes

Eu prefiro a aragonita.... calcita com o tempo fica meio marmoreo

ReefCelsois III
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
- 
				William Neres

- Apelido: william Neres

FAÇA DO MEU LAR SENHOR, SUA CASA TODO DIA

- Ricardo Rallo
 - Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Ricardo

Estou montando o meu com 40kg de calcita em baixo e 40kg de aragonita em cima, assim economizo um pouco. O que vocês acham? É economia porca? rs

Ricardo Rallo
Indaiatuba - SP

Indaiatuba - SP
- Nilo Otaviano
 - Acanthurus achilles

- Apelido: Nilo

William, o basalto não traz nenhum beneficio pro aqua por ser inerte, nem de tamponamento.
É possivel montar sim, mas daria mais trabalho pra manter ph e kh estaveis.

É possivel montar sim, mas daria mais trabalho pra manter ph e kh estaveis.
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/49666358@N03/

- 
				Alexandre Talarico

- Apelido: Alexandre
 - Recebeu Curtir: 3 vezes

Eu realmente não recomendo, e uma questão de critério.
Quando decidimos montar um aquário marinho devemos tentar imitar parte da natureza e não estabelecer novos conceitos estéticos e padrões de beleza.
Portanto imagine o fundo do mar perto de barreiras coralíneas. É este o padrão (químico e biológico) e a imagem que devemos seguir.
Fugir da realidade pode causar grandes problemas aos habitantes do nosso aquário.
A quase 20 anos atras li em um livro espanhol sobre aquarismo, que o autor se vangloriava da capacidade de adaptação e sobrevivência dos animais do aquário e não da capacidade humana em reproduzir a natureza.
Com isso ele quis dizer que ainda precisávamos aprender muito sobre a matéria "aquarismo". Naquela época era impossível manter vivo em um aquário marinho comum mais da metade dos peixes que hoje observamos nos nossos reefs.
O tempo passou mas o exemplo fica, melhoramos muito mas ainda estamos engatinhado em matéria de conhecimento sobre aquarismo, mas de qualquer forma vale a dica.
As areias e os cascalhos para aquários devem ser roladas e não britadas, sua superfície não deve ter pontas aguçadas e cortantes.
Basalto provavelmente por ser uma rocha cristalina não deve interferir na química da água do aquário mas também não contribuirá, alem de não ser natural.
Dolomita, ira interferir no equilíbrio de pH e tamponamento do seu aquário pois é um agente cristalizador e cimentador de sais (diga-se carbonatos) de calcio e magnésio. Quem teve fundo empedrado sabe o que eu estou falando.
Calcita e aragonita são os elementos químicos naturais de um fundo de recife de corais.
A escolha correta é clara a não ser que você opte por fazer experiências.
Mas pense, não faça dos habitantes de seu aquário campeões de resistência e sobrevivência, de a eles uma vida digna.
Afinal eles não escolheram ir para sua casa, você é que teve a responsabilidade de leva-los consigo.
Fortes abraços
Alexandre Talarico.

Quando decidimos montar um aquário marinho devemos tentar imitar parte da natureza e não estabelecer novos conceitos estéticos e padrões de beleza.
Portanto imagine o fundo do mar perto de barreiras coralíneas. É este o padrão (químico e biológico) e a imagem que devemos seguir.
Fugir da realidade pode causar grandes problemas aos habitantes do nosso aquário.
A quase 20 anos atras li em um livro espanhol sobre aquarismo, que o autor se vangloriava da capacidade de adaptação e sobrevivência dos animais do aquário e não da capacidade humana em reproduzir a natureza.
Com isso ele quis dizer que ainda precisávamos aprender muito sobre a matéria "aquarismo". Naquela época era impossível manter vivo em um aquário marinho comum mais da metade dos peixes que hoje observamos nos nossos reefs.
O tempo passou mas o exemplo fica, melhoramos muito mas ainda estamos engatinhado em matéria de conhecimento sobre aquarismo, mas de qualquer forma vale a dica.
As areias e os cascalhos para aquários devem ser roladas e não britadas, sua superfície não deve ter pontas aguçadas e cortantes.
Basalto provavelmente por ser uma rocha cristalina não deve interferir na química da água do aquário mas também não contribuirá, alem de não ser natural.
Dolomita, ira interferir no equilíbrio de pH e tamponamento do seu aquário pois é um agente cristalizador e cimentador de sais (diga-se carbonatos) de calcio e magnésio. Quem teve fundo empedrado sabe o que eu estou falando.
Calcita e aragonita são os elementos químicos naturais de um fundo de recife de corais.
A escolha correta é clara a não ser que você opte por fazer experiências.
Mas pense, não faça dos habitantes de seu aquário campeões de resistência e sobrevivência, de a eles uma vida digna.
Afinal eles não escolheram ir para sua casa, você é que teve a responsabilidade de leva-los consigo.
Fortes abraços
Alexandre Talarico.
- 
				jose Jorge
 - Pseudanthias Flavoguttatus

- Data de Nascimento: 20 Mar 1970
 - País: BRASIL
 - Curtiu: 63 vezes
 - Recebeu Curtir: 29 vezes

Eu não manjo nada de Química......mas eu li uma vez que a Calcita era "base" de Reefs primitivos......tipo Cambriano........e a Aragonita base dos Reefs Atuais........
Existe diferença Química entre elas ?

Existe diferença Química entre elas ?
- 
				Alexandre Talarico

Não imagino que seja procedente os corais são fosseis vivos existem antes do jurasico ou seja dinosauros.
As estruturas morfológicas dos escleritos mudaram muito pouco nao imagino que a quimica tenha mudade de calcita para argonita, é um cristal bem diferente.
Se voce tiver a referencia eu posso estudar o assunto.
Alexandre Talarico.

As estruturas morfológicas dos escleritos mudaram muito pouco nao imagino que a quimica tenha mudade de calcita para argonita, é um cristal bem diferente.
Se voce tiver a referencia eu posso estudar o assunto.
Alexandre Talarico.
- Ricardo Rallo
 - Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Ricardo

Gostei da mensagem do Alexandre Talarico, citando seu respeito pelo bem estar dos animais.
Certamente se eu tivesse condições financeiras melhores, compraria Aragalive, mas creio que esse substrato meio aragonita / meio calcita não vai prejudicar a vida dos habitantes.

Certamente se eu tivesse condições financeiras melhores, compraria Aragalive, mas creio que esse substrato meio aragonita / meio calcita não vai prejudicar a vida dos habitantes.
Ricardo Rallo
Indaiatuba - SP

Indaiatuba - SP
- 
				jose Jorge
 - Pseudanthias Flavoguttatus

- Data de Nascimento: 20 Mar 1970
 - País: BRASIL
 - Curtiu: 63 vezes
 - Recebeu Curtir: 29 vezes

Acho que no Jen Veron...........no início quando ele explica a evolução dos Reefs.............penso eu que na época da Calcita.......os Oceanos eram diferentes.........talvez a época dos Mares Rasos.......????? Não sei...........
Acho que a base era Porites.........mas eu não tenho certeza..........eu acho que só li uma menção...............e não li detalhes...........e também não tinha nada aplicado ao aquarismo.........
Pode ser que para o aquarismo dê alguma diferença no quesito dissolução.......????? Que no nosso caso é o que interessa........
Mas o aspecto evolutivo da coisa é bem interessante............

Acho que a base era Porites.........mas eu não tenho certeza..........eu acho que só li uma menção...............e não li detalhes...........e também não tinha nada aplicado ao aquarismo.........
Pode ser que para o aquarismo dê alguma diferença no quesito dissolução.......????? Que no nosso caso é o que interessa........
Mas o aspecto evolutivo da coisa é bem interessante............
- 
				Alexandre Talarico

Repito aqui outro post por mim colocado em outra discussão, mas pertinente ao mesmo assunto
""Gente aragonita é uma solução sólida de carbonatos de cálcio e magnésio, ja falei tanto sobre isso que cansou, as pessoas lêem e não filtram o que leram ou então generalizam tudo.
Aragonita pode ser super bom e pode ser uma porcaria, pelo simples fato de que aragonita é um nome de um composto mineral e não é uma única coisa e sim uma solução que pode variar em concentração de íons cálcio e magnésio.
Para saber se é uma boa aragonita tem que ter muito coral e pouca concha, para saber se é ruim tem que ter muita concha e pouco coral, desta forma você evita problema de pH reserva alcalina e equilíbrio de cálcio e magnésio alem da famigerada cimentacão.
Para saber se é boa é só comparar com a natureza, NAO TEM RECIFE DE CORAIS NA NATUREZA COM CASCALHO DE CONCHAS NO FUNDO, NEM DE OSTRAS, NEM DE DOLOMITA E NEM DE NENHUM TIPO DE PEDRAS BRITADAS ARTIFICIALMENTE, o resto é invenção por obra e responsabilidade do dono do aquário e prejuízo da vida que ele contém.
É inadmissível uma discussão sensata e ética sobre aquarismo, querendo comparar natural com artificial, não da nem para começar.
Acabei de voltar de ferias e estava justamente mergulhando em um típico recife de corais e JURO não vi nada diferente do que vi em todos os recifes que eu já visitei, os fundos coralíneos são sempre os mesmos variando muito pouco na sua composição química e variando bastante na sua granulometria conforme a movimentação da água, e é só não tem segredo!!!!!
Observem a natureza é muito mais fácil. O nosso papel e tentar reproduzir a natureza dentro de casa."""
Abs.
Alexandre Talarico.

""Gente aragonita é uma solução sólida de carbonatos de cálcio e magnésio, ja falei tanto sobre isso que cansou, as pessoas lêem e não filtram o que leram ou então generalizam tudo.
Aragonita pode ser super bom e pode ser uma porcaria, pelo simples fato de que aragonita é um nome de um composto mineral e não é uma única coisa e sim uma solução que pode variar em concentração de íons cálcio e magnésio.
Para saber se é uma boa aragonita tem que ter muito coral e pouca concha, para saber se é ruim tem que ter muita concha e pouco coral, desta forma você evita problema de pH reserva alcalina e equilíbrio de cálcio e magnésio alem da famigerada cimentacão.
Para saber se é boa é só comparar com a natureza, NAO TEM RECIFE DE CORAIS NA NATUREZA COM CASCALHO DE CONCHAS NO FUNDO, NEM DE OSTRAS, NEM DE DOLOMITA E NEM DE NENHUM TIPO DE PEDRAS BRITADAS ARTIFICIALMENTE, o resto é invenção por obra e responsabilidade do dono do aquário e prejuízo da vida que ele contém.
É inadmissível uma discussão sensata e ética sobre aquarismo, querendo comparar natural com artificial, não da nem para começar.
Acabei de voltar de ferias e estava justamente mergulhando em um típico recife de corais e JURO não vi nada diferente do que vi em todos os recifes que eu já visitei, os fundos coralíneos são sempre os mesmos variando muito pouco na sua composição química e variando bastante na sua granulometria conforme a movimentação da água, e é só não tem segredo!!!!!
Observem a natureza é muito mais fácil. O nosso papel e tentar reproduzir a natureza dentro de casa."""
Abs.
Alexandre Talarico.