🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Acanthurus coeruleus

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#61 Mensagem por Celso Suguimoto »

Cupramine... comprei há poucos dias alias pra quarentena.

Qto a hiposalinidade versus cobre não concordo, baixar a densidade não necessariamente é tão gradativo qto subir. Cobre é extremamente toxico e difícil de manter concentrações adequadas em água salgada. Esse é o melhor tratamento para ictio disparado em aquário separado.

Even given its few drawbacks, hyposalinity is a great method of curing infected fish of ich in a proper hospital tank. Of the treatment options discussed this far, in my opinion, it is by far the safest. While none of these options is appropriate for use in a display tank, and all have their drawbacks, weighing the pros and cons of each leads me to recommend hyposalinity above the others.


http://www.reefkeeping.com/issues/2003-08/sp/

Alias.. como vc faz seus tratamentos ? Se acredita TANTO que o aquário é o responsável pelo oodinium e não o peixe infectado podemos fazer um teste. Levamos um peixe contaminado ai e se ele se curar vc tem razão ou então apenas água de um aquário contaminado com oodinium. Vc usa cobre ? Conte-nos como faz
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#62 Mensagem por José Manochio »

Celso Suguimoto escreveu:Cupramine... comprei há poucos dias alias pra quarentena.

Qto a hiposalinidade versus cobre não concordo, baixar a densidade não necessariamente é tão gradativo qto subir. Cobre é extremamente toxico e difícil de manter concentrações adequadas em água salgada. Esse é o melhor tratamento para ictio disparado em aquário separado.

Even given its few drawbacks, hyposalinity is a great method of curing infected fish of ich in a proper hospital tank. Of the treatment options discussed this far, in my opinion, it is by far the safest. While none of these options is appropriate for use in a display tank, and all have their drawbacks, weighing the pros and cons of each leads me to recommend hyposalinity above the others.[/quot


http://www.reefkeeping.com/issues/2003-08/sp/

Alias.. como vc faz seus tratamentos ? Se acredita TANTO que o aquário é o responsável pelo oodinium e não o peixe infectado podemos fazer um teste. Levamos um peixe contaminado ai e se ele se curar vc tem razão ou então apenas água de um aquário contaminado com oodinium. Vc usa cobre ? Conte-nos como faz


Bem.... temos opiniões distintas.....fique com a sua !!

Trato no cobre ... Cupramine, na concentração de 0,26 ppm por 28 dias... só que trato no aquário hospital e não na quarentena.


Meu sistema para tratamento / observação de peixes e corais.

[BBvideo 640,480]https://www.youtube.com/watch?v=aFIHUcIBvAA[/BBvideo]

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#63 Mensagem por Leo Cardoso »

Celso Suguimoto escreveu:Cobre é extremamente toxico e difícil de manter concentrações adequadas em água salgada.


mas isso na sua opinião, né Celso?
já usei várias vezes, inclusive com siporax, e nunca tive problemas de manter a concentração depois q atingi o desejado.
(tenho uma rodando agora, com 4 peixes, inclusive)

até pq dá pra se usar com segurança e efetividade mantendo entre 0.3 e 0.6 para a grande maioria de peixes (isso pra íctio. pra oodinium 0.1 já basta).
se não me engano cobre só vai ser tóxico em concentrações acima de 0.9, o q já dá uma margem bem grande pra se trabalhar.
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#64 Mensagem por Celso Suguimoto »

Jose Manochio escreveu:Trato no cobre ... Cupramine, na concentração de 0,26 ppm por 28 dias... só que trato no aquário hospital e não na quarentena.


Ta de sacanagem ne ? Eu chamo de quarentena pq não usei medicação alguma a partir do momento q se usa medicamento vira um aquário hospital ne ?

Bonito sistema... mas ele é interligado ? Hospital / quarentena estão compartilhando a mesma agua ?

Não respondeu minha proposta... colocar cistos de oodinium no seu aquário.

Leo Cardoso escreveu:
Celso Suguimoto escreveu:Cobre é extremamente toxico e difícil de manter concentrações adequadas em água salgada.


mas isso na sua opinião, né Celso?
já usei várias vezes, inclusive com siporax, e nunca tive problemas de manter a concentração depois q atingi o desejado.
(tenho uma rodando agora, com 4 peixes, inclusive)

até pq dá pra se usar com segurança e efetividade mantendo entre 0.3 e 0.6 para a grande maioria de peixes (isso pra íctio. pra oodinium 0.1 já basta).
se não me engano cobre só vai ser tóxico em concentrações acima de 0.9, o q já dá uma margem bem grande pra se trabalhar.


Não Leo... Steven Pro, ... nem todos peixes toleram bem o tratamento de cobre. Isso cai na mesma historia do cloro no outro tópico... a tolerância a determinado elemento é variável conforme a espécie e/ou circunstancias. Se esta se referindo a manutenção do nível... eu acho sacal ficar medindo diariamente os níveis de cobre, mesmo pq num aquário hospital como o Manochio prefere dizer TPAs são saudáveis pra baixar a concentração de nitrogenados pois nesse ambiente a carga orgânica tende a ser mais elevada do que num aquário comum. Entao vc acaba exportando o cobre que acabou de colocar.... eu acho chato.. mas de qq forma essa alternativa pra mim é o ultimo recurso... dosar cobre logo de cara pra mim é como tomar remédio antes da doença.


http://www.reefkeeping.com/issues/2003-08/sp/

Copper has several disadvantages in treating Ich. First, at too low a dosage, it is ineffective. Secondly, at too high a dosage, it could kill all your fish. Daily, or better yet twice daily, testing is required to maintain an appropriate and consistent level of copper. Even when within the appropriate ranges, some fish cannot tolerate copper. Some of the fish more sensitive to copper are lionfish, pufferfish, mandarins, blennies, and any other scaleless fish. Copper is also a known immunosuppressive, making fish more susceptible to secondary infections


Copper is probably the most popular method of treating Cryptocaryon irritans, but is not my first choice. It is far too labor intensive for me to recommend to the general public, has a large risk of overdose, lowers the fish's resistance to other diseases, and can cause serious damage to the kidney, liver, and beneficial intestinal flora of the fish being treated. Damage to intestinal flora is what many hobbyists point to as a possible contributing cause for Head and Lateral Line Erosion (HLLE), although there is currently no definitive cause of HLLE


Aproveitando acho q vi sua participação no tópico em outro forum q citei do Junio Melo com um powder blue de aquário que infestou de oodinium o aquário dele.... Entao na sua opinião o problema é o aquário dele, conforme acha o Manochio ou o peixe ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#65 Mensagem por Leo Cardoso »

cara, se o Steven Pro disse isso há mais de uma década, ou os meios de controle eram bem mais precários na época em q ele escreveu isso ou ele sofre de toc.
sobre os níveis de tolerância, eu tendo a concordar sobre os mais sensíveis, mas pra uma parcela bem menor de peixes.
o tratamento com cobre, assim como muita coisa q eu tenho observado no aquarismo, envolve uma série de mitos e 'não me toques'.
eu não sei quantas vezes vc já fez esse tipo de tratamento, mas se já chegou na casa dos dois dígitos, já deve ter sacado isso (reza a lenda q algumas importadoras inclusive mantém cobre em suas baterias).

sobre essa discussão sobre o parasitismo, não me lembro de ter participado dessa em especifico.
de qualquer forma eu acho q vcs esquecem de considerar e diferenciar o PARASITA da doença.

vc pode ter vários peixes portadores do parasita e nenhum deles desenvolver a doença (o q ocorre na maioria dos aquários mais estáveis, sem stress, com peixes bem alimentados, etc).
eu imagino q ninguém consiga afirmar com certeza absoluta o q vai desencadear A DOENÇA (o parasitismo em si), então é discutir o sexo dos anjos uma coisa dessas, já q a presença de um novo peixe, num ambiente em q já se encontra o parasita, pode desencadear a doença nos peixes, ou um peixe portador do parasita, inserido em um ambiente, pode levar este ao sistema e tb desencadear a doença.

tipo hiv. a pessoa pode portar o vírus a vida toda e não desenvolver a doença (aids).
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#66 Mensagem por Celso Suguimoto »

Reza a lenda que algumas mantem cobre na bateria sim, inclusive uma negou inicialmente para mim na quarentena de um achilles e depois semanas depois com outro animal justificou não estar pegando racao ainda pq acabou de sair da bateria de cobre.. oras se eles não usavam cobre como o achilles teve contato com isso.

Pode ser impressão minha, mas ultimamente principalmente naso e achilles não vem tendo boa resistência pós -importação. Antigamente essa quarentena na importadora não era obrigatória, os animais chegavam e cada lojista tratava a sua maneira. Hoje creio q a maioria esteje usando cobre na quarentena obrigatória... corrobora um pouco com o relato do Steve

Independente da época em q foi escrito não quer dizer q não seje verdade ainda hj, cobre é toxico e a tolerância varia conforme a espécie, afinal não podemos linearizar conceitos em relação a animais distintos. Cada macaco no seu galho.

Esse negocio de invalidar algo pelo tempo em que foi escrito é algo subjetivo... como o caso do uso do carbono levaram como a ultima novidade no controle de nitrato... mas é tao antigo q já era usado em um filtro da Sera há décadas atrás... aquarismo muitas coisas são cíclicas.

Excesso de confiança gera falta de atenção, normalmente dizem q a gente bate o carro próximo de casa pois relaxa em um local onde se sente seguro. Não foram poucos acidentes com uso indiscrimado de carbono, até açucar...Entao não refletir sobre algo escrito ou tentar separar o trigo do joio por excesso de confiança, já vi muito nego quebrar a cara... Prefiro ser conservador em relação ao cobre..


vc pode ter vários peixes portadores do parasita e nenhum deles desenvolver a doença (o q ocorre na maioria dos aquários mais estáveis, sem stress, com peixes bem alimentados, etc).


Entao vc acha q o gatilho é o meio e não o animal ? Isso inclui sua experiência com oodinium ? Ictio posso ate concordar pois é um parasita que muitas vezes apenas reforçando a alimentação o animal se cura sozinho, mas oodinium ? Isso dizima um aquário em dias

Não esquecer q embora estejamos falando de parasitismo são patógenos diferentes.... é o mesmo que afirmar q gripe comum e gripe aviaria são a mesma coisa.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#67 Mensagem por Leo Cardoso »

Celso Suguimoto escreveu:Reza a lenda que algumas mantem cobre na bateria sim, inclusive uma negou inicialmente para mim na quarentena de um achilles e depois semanas depois com outro animal justificou não estar pegando racao ainda pq acabou de sair da bateria de cobre.. oras se eles não usavam cobre como o achilles teve contato com isso.

Pode ser impressão minha, mas ultimamente principalmente naso e achilles não vem tendo boa resistência pós -importação. Antigamente essa quarentena na importadora não era obrigatória, os animais chegavam e cada lojista tratava a sua maneira. Hoje creio q a maioria esteje usando cobre na quarentena obrigatória... corrobora um pouco com o relato do Steve

Independente da época em q foi escrito não quer dizer q não seje verdade ainda hj, cobre é toxico e a tolerância varia conforme a espécie, afinal não podemos linearizar conceitos em relação a animais distintos. Cada macaco no seu galho.


sim, como disse, eu tendo a concordar sobre as espécies mais sensíveis. embora só tenha observado relatos, todos q passei no cobre (inclusive um casal de mandarins spotted), se saíram muito bem (em concentrações entre 0.3 e 0.6).
cobre é tóxico, claro, mas desconsiderando uma ou outra espécie sensível, só vai fazer estrago em altas concentrações. isso é fato, pô.
não fosse, cupramine seria rotulado como assassino de peixes, oras.




Esse negocio de invalidar algo pelo tempo em que foi escrito é algo subjetivo... como o caso do uso do carbono levaram como a ultima novidade no controle de nitrato... mas é tao antigo q já era usado em um filtro da Sera há décadas atrás... aquarismo muitas coisas são cíclicas.

Excesso de confiança gera falta de atenção, normalmente dizem q a gente bate o carro próximo de casa pois relaxa em um local onde se sente seguro. Não foram poucos acidentes com uso indiscrimado de carbono, até açucar...Entao não refletir sobre algo escrito ou tentar separar o trigo do joio por excesso de confiança, já vi muito nego quebrar a cara... Prefiro ser conservador em relação ao cobre..


mas isso é pessoal, né?
eu já li muita coisa sobre tratamento com cobre. prós e contras todo tratamento vai ter, mas eu não abro mão do cobre, primeiro pq acho uma 'teta' controlar a concentração (e olha q meus hospitais tem cerâmica, q absorve parte dele no início e dificulta um pouco chegar na concentração desejada), segundo pq até então tem se mostrado extremamente seguro (pra mim). e lá se vão mais de uma dezena de peixes tratados.

não sei se na época do artigo já existia cupramine ou se usava-se alguma amina diferente (ou testes diferentes).
mas se alguém me perguntar, eu não vou conseguir colocar muitos obstáculos para indicar.
atualmente estou rodando uma quarentena de 35 litros com 4 peixes (dois banggais, um melanurus e um flame hawkfish) e já atingi a concentração desejada há 10 dias (devo deixar por mais duas semanas). ainda não fiz TPA mas quando fizer (se decidir fazer), eu costumo dosar o cobre na água da TPA, testo e depois troco no dia seguinte q atingir a concentração desejada (mas confesso q algumas vezes fiz a tpa e dosei no 'olhômetro' :lol:).
enfim, depois faço o tópico aqui se interessar a alguém. jurava q tinha feito :(


vc pode ter vários peixes portadores do parasita e nenhum deles desenvolver a doença (o q ocorre na maioria dos aquários mais estáveis, sem stress, com peixes bem alimentados, etc).


Entao vc acha q o gatilho é o meio e não o animal ? Isso inclui sua experiência com oodinium ? Ictio posso ate concordar pois é um parasita que muitas vezes apenas reforçando a alimentação o animal se cura sozinho, mas oodinium ? Isso dizima um aquário em dias

Não esquecer q embora estejamos falando de parasitismo são patógenos diferentes.... é o mesmo que afirmar q gripe comum e gripe aviaria são a mesma coisa.


na época q eu tive um surto no meu aquário (até hoje não consegui concluir se oodinium ou brooklynella), já fazia um tempo q eu tinha inserido o último habitante (um powder brown q comprei de um aquarista q tinha ele já há alguns meses).

se foi o powder brown q trouxe a doença? não sei. estava bem saudável aparentemente e já tinha um tempo com o cara q me vendeu.



vou te explicar o meu ponto de vista (com o pouco q eu conheço de biologia/pouco q já estudei sobre o assunto):

parasita: Cryptocarian irritans -> doença: íctio
parasita: Amyloodinium ocellatum -> doença: marine velvet (ou amyloodiniosis, marine oodinium, oodinium etc..)

o parasita é um ser q na maioria esmagadora das vezes não mata seu hospedeiro por motivos claros.
a doença mata.

(o exemplo q dei do hiv foi pra ilustrar a forma de se enxergar a doença)


eu não trato nesse esquema: "pintou O PARASITA no tanque, todo mundo vai pra vala".

não sei se consegui ser claro.


um abraço,
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#68 Mensagem por Celso Suguimoto »

Leo Cardoso escreveu:mas isso é pessoal, né?
eu já li muita coisa sobre tratamento com cobre. prós e contras todo tratamento vai ter, mas eu não abro mão do cobre,


Tratamento é uma coisa profilaxia é outra... eu não concordo como profilaxia. É como tomar antibiótico sem saber se tá doente.

Leo Cardoso escreveu:primeiro pq acho uma 'teta' controlar a concentração (e olha q meus hospitais tem cerâmica, q absorve parte dele no início e dificulta um pouco chegar na concentração desejada)


Vc tem certeza disso ? Siporax é mídia de vidro e nunca ouvi falar de vidro absorver cobre.

Leo Cardoso escreveu:não sei se na época do artigo já existia cupramine ou se usava-se alguma amina diferente (ou testes diferentes).
mas se alguém me perguntar, eu não vou conseguir colocar muitos obstáculos para indicar.


Antigamente se usava sulfato de cobre mesmo que é exatamente o agente ativo do cupramine então seis por meia dúzia. A única vantagem do cupramine é q já vem diluído com a dosagem indicada para as dosagens iniciais.

Leo Cardoso escreveu:mas confesso q algumas vezes fiz a tpa e dosei no 'olhômetro' :lol:).
enfim, depois faço o tópico aqui se interessar a alguém. jurava q tinha feito :(


kkkk E vc acha isso bonito ? Volta ao ponto de vista inicial, excesso de confiança faz estragos .... É como o amigo do Manochio, Ciro, dosou açúcar no sump e foi durmir... perdeu todos os peixes.


Vou quotar uns trechos de uma tradução de William Lee Birch, um dos trechos corrobora com minha impressão em relação aos achilles e nasos... param de comer... e foi exatamente isso q vi na importadora... o achilles não mostrava apetite depois de sair da quarentena de cobre.

Referencias do cidadão

http://reefsanctuary.com/forum/index.ph ... bca.45723/

Onde esta o resto do artigo

viewtopic.php?f=38&t=32019

Não existe um estágio dormente por MI. O parasita não pode esperar por outro hospedeiro. Ela deve passar por seu ciclo. Dr. Burgess registrou que no estágio de cisto, ele descobriu o maior ciclo de cisto existente pode durar 60 dias antes de liberar os parasitas de natação livre. Isso é raro, mas possível

2. Tratamento de cobre - Siga as recomendações de medicação. Pode ser eficaz em 2 a 4 semanas de tratamento. Após o tratamento, remover todo o cobre e observar os peixes durante 4 semanas. O cobre é um veneno para os peixes e cria um certo estresse. O peixe pode parar de comer. Ver final deste post para outras coisas que podem dar errado.


1. Revestimento mucoso do peixe pode fornecer alguma proteção contra o parasita. O revestimento mucoso é o local onde alguns peixes desenvolve imunidade.
2. Quando cai a temperatura da água o revestimento mucoso dos peixes marinhos é frequentemente reduzido ou perdido, é por isso que às vezes MI torna-se visível no corpo do peixe depois de uma queda súbita de temperatura. Isso significou, no entanto, que a doença estava presente e viva no aquário, contaminando os peixes sem o aquarista ter tido conhecimento do mesmo.
3. Sem peixe, não importa quão boa a sua defesa é, pode deixar de ser infectado. Um peixe saudável pode ser igualmente infectados como um peixe doente ou estressado. O que acontece é o aquaristas vê um ou mais peixes com a doença e não assume nenhuma ação porque são vistos os outros peixes do aquário que eles são "livres de doenças." NÃO. Aquaristas não pode sempre ver os parasitas. Veja acima do topo, 2., 3. E 9. Todos os peixes em um tanque infectado requerem tratamento.
4. Um fraco, estressado, ou peixe doente vai morrer mais cedo do que um peixe saudável, mas há mais probabilidade de se infectar do que os peixes saudáveis.
5. Um peixe que sobrevive a um ataque pode desenvolver proteínas no revestimento mucoso que ajudarão a afastar o parasita (este é um tipo de resposta imune). Um peixe imune normalmente não mostram estar infectado. Infelizmente. . . (ver 6. abaixo). . .
6. Um peixe imunológico não ficou imune. Separado da doença por mês, o peixe uma vez imunológico pode tornar-se MI infectados. OU se enfraquece a imunidade, o peixe vai ser atacado.
7. Imunização parece funcionar, mas não acessível ou susceptíveis à disposição do hobby para muitas décadas mais. Os materiais de imunização são difíceis de fazer, caro e lento para produzir. Imunização normalmente só funciona durante vários meses em um trecho.
Mitos subjetiva e não subjetiva observações, reclamações e comum


Leo Cardoso escreveu:eu não trato nesse esquema: "pintou O PARASITA no tanque, todo mundo vai pra vala".

não sei se consegui ser claro.


Que besteira sem tamanho... mas no seu caso oodinium foi todo mundo pra vala não ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#69 Mensagem por Leo Cardoso »

aouehaohoeahoeahoeahuoheaouheoauhoueahuoeahuoheaou :lol: :lol:

cara, olha só, eu vou tentar ser breve pq, na moral, não tô muito disposto a ficar 'chovendo no molhado'


1 - vc não concordar com a profilaxia é algo pessoal. ponto. não foi o q eu tinha acabado de falar?
outra coisa (tomara q não gere um looping sem fim): eu acho q seria capaz de apostar um testículo de q a maior parte dos peixes q chegam às importadores são portadores de parasitas. se estão doentes ou não, são outros quinhentos.

2 - Eu tenho notado q quanto maior a quantidade de siporax q uso, maior a dosagem. Talvez até seja impressão, mas se minha memória ainda estiver boa, o próprio Holmes-Farley disse q absorvia (não lembro onde). E outra: eu sempre usei siporax no conjunto, e sempre precisei dosar bem mais do q indicam as instruções.

3 - A seachem diz isso sobre o cupramine:

Código: Selecionar todos

Cupramine™ is a truly better copper formulation that safely
eradicates ectoparasites of both freshwater and marine fish. It is
buffered and amine-complexed and has all the advantages of both
copper sulfate and chelated copper, but none of the disadvantages.
Just like copper sulfate, it is fully charged (ionic) and effective at low
concentrations. Just like chelates, it is nontoxic and is not precipitated
in the filter bed. However, unlike both, there is more than a
four-fold concentration gap between the therapeutic dose and the
toxic dose.


como não sei e nem me interessa saber a diferença entre usar cupramine e o sulfeto direto, prefiro concordar com vc q o cupramine tem a vantagem de facilitar a dosagem inicial (conforme vc disse). e sim, é simples de usar. ponto.

4 - aoseuhahouaehoeahoaehoehoahoea
se eu acho isso bonito? excesso de confiança? ah, Celso.. já dizia Silvio Santos: "sai pra lá ... sai pra lá..."
eu uso ele em 0,3. ele é seguro em 0,6. já fiz essa parada uma dezena de vezes. eu teria q ser uma ameba pra errar a ponto de passar dos 0.8 e matar alguma coisa. :roll:

sobre o cobre tirar o apetite do peixe, eu já li isso em vários lugares e observei tb.
tanto q dependendo do peixe, eu costumo "pesar a mão" por uma semana antes de iniciar os tratamentos. mas não são todos os peixes q passam por isso.


e pra finalizar: "besteira sem tamanho"?

cara, vou nem discutir isso. só ver o tanto de aquário q os peixes estão 'lisinhos' e do nada pipoca íctio nos tangs.
isso pra mim é um conceito tão óbvio, q vc nem devia perder seu tempo explicando seu ponto de vista.

e no caso da minha infestação, não sei da onde vc tirou q eu perdi todos os peixes.
perdi 2 ou 3... acho q o powder brown e um palhaço. de 12 fiquei com 10 (ou 9).


um abraço,
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#70 Mensagem por Celso Suguimoto »

Leo Cardoso escreveu:eu acho q seria capaz de apostar um testículo de q a maior parte dos peixes q chegam às importadores são portadores de parasitas. se estão doentes ou não, são outros quinhentos.


Espero q já tenha filhos...kkkkk

Leo Cardoso escreveu:e no caso da minha infestação, não sei da onde vc tirou q eu perdi todos os peixes.
perdi 2 ou 3... acho q o powder brown e um palhaço. de 12 fiquei com 10 (ou 9).


um abraço,


Verdade... como não acompanhei o caso de perto apenas li o tópico de relance não prestei atenção... mas seu caso tava mais com cara de brookynela do que oodinium

Imagem
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#71 Mensagem por Leo Cardoso »

sim. até hoje ainda não tenho certeza, mas sempre tendi a achar q era brooklynella, mas lembrei pq cheguei a desconfiar de oodinium. perdi o powder, esse palhaço da foto e um palhaço Black, e esse sim tinha sintoma de oodinium, pq ficou bem aveludado antes de morrer (tipo ictio, mas os pontos tinham aquele aspecto de névoa).
mas certeza mesmo já não tem como :-/
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#72 Mensagem por José Manochio »

Se acredita TANTO que o aquário é o responsável pelo oodinium e não o peixe infectado podemos fazer um teste. Levamos um peixe contaminado ai e se ele se curar vc tem razão ou então apenas água de um aquário contaminado com oodinium.


Celso.... acho que você está tão envolvido em se fazer o dono da verdade , que não leu meus posts com a devida atenção !!

Mas como já disse ...minha opinião é divergente da sua ....vá em frente com suas convicções !!!

Quanto sua citação acima, ela é tão ridícula que não merece nem ser comentada !!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#73 Mensagem por Celso Suguimoto »

Manochio não é ser dono da verdade é argumentar contra algo que não acredita. Unamidade é burra e se não aceita ser contra argumentado fica difícil manter um dialogo.

Outra coisa é q se sua quarentena / hospital compartilham a mesma agua (ao q parece) qdo dosar cobre ai vai matar todos corais da quarentena.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#74 Mensagem por José Manochio »

Celso Suguimoto escreveu:Manochio não é ser dono da verdade é argumentar contra algo que não acredita. Unamidade é burra e se não aceita ser contra argumentado fica difícil manter um dialogo.

Outra coisa é q se sua quarentena / hospital compartilham a mesma agua (ao q parece) qdo dosar cobre ai vai matar todos corais da quarentena.



Pois é.....pela terceira vez..... fique com o que você acredita ! O que você falou eu já cansei de ouvir....e como disse anteriormente
compartilho em parte de sua opinião.... mas acho que quem está querendo ser unânime aqui não sou eu !!

Quanto a meu sistema , se tivesse prestado atenção no video veria que eu isolo qualquer parte do sistema a qualquer momento, ou
seja: se quiser tratar um peixe simplesmente fecho o registro e pronto, o hospital fica isolado e não tem mais nenhuma ligação com o
sistema. Quando terminar o tratamento faço a assepsia e volto ele para o sistema.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#75 Mensagem por Celso Suguimoto »

José Manochio escreveu:Pois é.....pela terceira vez..... fique com o que você acredita ! O que você falou eu já cansei de ouvir....e como disse anteriormente
compartilho em parte de sua opinião.... mas acho que quem está querendo ser unânime aqui não sou eu !!


Pois eh ai vc choveu no molhado... obvio do obvio mesmo pq não conseguiu convencer na argumentação. Mas... esperava ingenuamente mudar a opinião do André no único ponto que convergimos de opinião nesse tópico ? Se ele acredita que animais nacionais são síndrome de problemas... é opinião DELE...

Agora... eu sempre parto do principio q ajoelhou tem q rezar.. se acredita FAÇA e não apenas discurse... foi assim com o Siporax qdo disseram q segurava tudo e eu propus... retira o skimmer e ozonizador se apenas isso basta... ou então nas venture e até hj continuo esperando .. Eu já tive coeruleus e mantive com importados, então não falo bla bla bla do faça o q eu falo mas não faça o q eu faço.

Alias vou um pouco mais longe pq vc me deu apenas duas opções peixe ou aquário... pra mim o culpado é o AQUARISTA na maioria dos casos. Que não quarentena, compra por impulso, etc.

José Manochio escreveu:Quanto a meu sistema , se tivesse prestado atenção no video veria que eu isolo qualquer parte do sistema a qualquer momento, ou
seja: se quiser tratar um peixe simplesmente fecho o registro e pronto, o hospital fica isolado e não tem mais nenhuma ligação com o
sistema. Quando terminar o tratamento faço a assepsia e volto ele para o sistema.


Pois é... ai já não vi vantagem alguma em ser interligado e qdo precisa desconecta... O meu é um aquário único mantido a densidade d 1009 e um filtro UV, se qq animal apresentar algum sinal de doença subo a densidade e aplico o medicamento. OU seja ... é uma quarentena q vira hospital pq pra mim a diferença entre um e outro é tênue.

O Cupramine aqui é pra isso... pq procurar remédio é um saco e nem sempre acha o q procura, então é melhor ter na gaveta.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#76 Mensagem por José Manochio »

Pois eh ai vc choveu no molhado... obvio do obvio mesmo pq não conseguiu convencer na argumentação. Mas... esperava ingenuamente mudar a opinião do André no único ponto que convergimos de opinião nesse tópico ? Se ele acredita que animais nacionais são síndrome de problemas... é opinião DELE...


Você anda bebendo muito saquê Celso icon_rotfl2 .... de onde você tirou que estou querendo convencer alguém ??? Não preciso e nem quero
isso !! . Tanto que mencionei que na minha opinião, falta alguma coisa nesse quebra cabeça que eu não sei o que é.... e é por isso que disse
que concordo EM PARTE com você. E você tá me tentando convencer que está plenamente certo ??? Muita presunção sua....não acha !!

Agora... eu sempre parto do principio q ajoelhou tem q rezar.. se acredita FAÇA e não apenas discurse... foi assim com o Siporax qdo disseram q segurava tudo e eu propus... retira o skimmer e ozonizador se apenas isso basta... ou então nas venture e até hj continuo esperando .. Eu já tive coeruleus e mantive com importados, então não falo bla bla bla do faça o q eu falo mas não faça o q eu faço.


Não entendi bem essa sua colocação, mas..... Bem... eu não faço nada em que não acredite, mesmo que depois possa descobrir que estava
errado !! Aqui peixes conhecidamente sensíveis passam por profilaxia no cobre antes da quarentena....isso é o que acredito e pratico atualmente.
Desse jeito elimino a possibilidade do peixe. Aqui já aconteceu com um Yellow Eye de passar primeiramente pelo cobre e quando foi pro aquário
adquiriu Íctio..... e ai era no peixe que o ìctio estava ??.... É por essas e outras que não corroboro totalmente com a sua opinião !!


Alias vou um pouco mais longe pq vc me deu apenas duas opções peixe ou aquário... pra mim o culpado é o AQUARISTA na maioria dos casos. Que não quarentena, compra por impulso, etc.


icon_joia icon_joia .... Ai sim !!! concordo plenamente com você !!! Ai o Coeruleus que entrou no aquário do André ou o Powder Blue que
entrou no aquário do Junio pagam o pato..... mesmo não passando pela própria quarentena antes !!

É fácil culpar o peixe .... ai nos redime da nossa culpa !!


Pois é... ai já não vi vantagem alguma em ser interligado e qdo precisa desconecta... O meu é um aquário único mantido a densidade d 1009 e um filtro UV, se qq animal apresentar algum sinal de doença subo a densidade e aplico o medicamento. OU seja ... é uma quarentena q vira hospital pq pra mim a diferença entre um e outro é tênue.

O Cupramine aqui é pra isso... pq procurar remédio é um saco e nem sempre acha o q procura, então é melhor ter na gaveta.



É um outro ponto que divergimos um pouco !!! Quarentena pra mim tem que ser igual ou bem próximo do aquário principal, pois é prá lá
que o peixe vai, e quanto mais próximos em qualidade melhor !! E o hospital segue a mesma linha, quanto mais próxima a água estiver
pra onde o peixe for melhor.... um stress a menos pro peixe que já passou por maus bocados !! Alguns acham exagero....eu não acho!!
Peixe em um sistema já estável tem muito mais chances do que em uma água nova .

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#77 Mensagem por Celso Suguimoto »

Você anda bebendo muito saquê Celso icon_rotfl2 .... de onde você tirou que estou querendo convencer alguém ??? Não preciso e nem quero
isso !! . Tanto que mencionei que na minha opinião, falta alguma coisa nesse quebra cabeça que eu não sei o que é.... e é por isso que disse
que concordo EM PARTE com você. E você tá me tentando convencer que está plenamente certo ??? Muita presunção sua....não acha !!


kkkkk seria muito egocentrismo seu achar q estou tentando te convencer... apenas gosto de debater ou mesmo divergir ..rs acho saudável.

Se vc ler os posts meus e do Leo parece q estamos nos engalfinhando , mas conheço ele pessoalmente então escrevo o q da na telha sem firulas e vice-versa

Qto ao saque... não... mas uma cervejinha gelada agora a pouco.

Aqui já aconteceu com um Yellow Eye de passar primeiramente pelo cobre e quando foi pro aquário
adquiriu Íctio..... e ai era no peixe que o ìctio estava ??.... É por essas e outras que não corroboro totalmente com a sua opinião !!


Se vc tivesse prestado atenção no que escrevi antes... talvez me entendesse... citei o exemplo de dulcícolas e a imunologia

Se vc pegar um coral vindo de um aquário onde tenha o parasita ou mesmo artemia mal lavada ele retorna. No caso do ictio alguns dizem q um sistema nunca está 100% livre dele e o equilíbrio é a resistência do animal (na derme tem um muco que protege). Eu já tive surtos de parasitismo por conta de artemia... então acho normal.

Agora oodinium é terrível em poucos dias perde tudo... por isso provavelmente o caso do Leo foi brokynella... sintomas muito parecidos.

Ictio tem a forma livre então necessariamente não vem através de um hospedeiro. (peixe)

Imagem
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Uelington Oliveira
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 50
Registrado em: 21 Fev 2015, 11:45
Apelido: uel
Data de Nascimento: 29 Dez 1988
Cidade: Poá
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#78 Mensagem por Uelington Oliveira »

Pessoal,

Vou compartilhar a minha experiencia com o Coelerus e Ictio que ele trouxe ao meu sistema.
Comprei um exemplar juvenil, 01/06/2015, chegou da loja sem nenhum problema, passou dois dias começou com pequenos pontos brancos.
Como não tem aqua hospital/quarentena, não retirei o animal do aquário, isso pq os demais peixes já apresentavam tbm pontos brancos icon_headstars , porém com menos intensidade. icon_comemorando

Sei que muitos dizem que ictio marinho é uma coisa e de agua doce é outra.

Observem.
Em aquários dulcicaras de Acara Disco era a festa do ictio, porém sempre conseguia tratar direto no aquário sem nenhum medicamento, apenas aumentando a temperatura e ração, isso aumenta o metabolismo do peixe e consequentemente a imunidade natural do animal que se defende desse parasita que está presente no intestino do animal.

Pois bem como a experiencia em tratar disso nos aquários de Disco, efetuei o mesmo procedimento, subi a temp para 28, aumentei a alimentação, alho no sump, e guarlic na ração.
Cinco dias após isso, pufi, sumiu todos os pontos de todos os peixes exceto o coelerus que continuou com pontos, porém em quantidade bem inferior.

O que posso dizer é que esse parasita sempre vai estar presente nos animais, o problema é que em stress, falta de alimentação, baixa imunidade, o animal vai apresentar os parasitas na parte externa do corpo, consumindo o seu muco e abrindo a defesa do peixe para uma morte rápida se não tratado.

Hoje só estou observando o animal, mas a melhora do mesmo foi considerável. icon_clap

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#79 Mensagem por Celso Suguimoto »

Bingo Uelington, ictio é isso mesmo. Normalmente o aquário estando estável e o animal se alimentando ele mesmo se recupera.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Acanthurus coeruleus

#80 Mensagem por José Manochio »

Celso Suguimoto escreveu:Bingo Uelington, ictio é isso mesmo. Normalmente o aquário estando estável e o animal se alimentando ele mesmo se recupera.



Desde que não atinja a guelra... nem sempre é possível tratar o íctio só na alimentação....tem infestações graves de ícito que
levam sim o peixe a morte....só papinha de alho funciona as vezes não funciona!!

Mas quando a infestação é leve.... ai sim é possível !!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”