Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Caranguejo palhaço - informações
- michelcarvalho
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: michel
- Data de Nascimento: 27 Mar 1980
- País: brasil
Caranguejo palhaço - informações
Pessoal, gostaria de obter mais informações sobre o caranguejo palhaço. Alguém tem ou já teve esse animal no seu reef ?
Quais os possiveis contratempos que ele pode oferecer ? Ele é reef safe ? Qual o tamanho médio e máximo que ele pode atingir ?
Quem puder compartilhar suas experiências com esse animal, por favor escreva...
abraço a todos !
Quais os possiveis contratempos que ele pode oferecer ? Ele é reef safe ? Qual o tamanho médio e máximo que ele pode atingir ?
Quem puder compartilhar suas experiências com esse animal, por favor escreva...
abraço a todos !
- Elder Luis
- Parioglossus

- Curtiu: 9 vezes
- Recebeu Curtir: 148 vezes
Re: Caranguejo palhaço - informações
Michel, até onde eu sei, não existe caranguejo 100% reefsafe, sempre aprontam alguma coisa.
O palhaço particularmente adora um zoanthus, se vc não tiver, ele vai picotar algum outro coral. Tem alguns mais ousados que chegam ao ponto até de atacar peixes durante o período noturno.
Se vc tiver um aquário só de peixes (FO), talvez até dá para arriscar, mas se tiver corais, vc PODE ter problema, não quer dizer que vá ter, mas a possibilidade é grande. Eu não arriscaria meus corais.
O palhaço particularmente adora um zoanthus, se vc não tiver, ele vai picotar algum outro coral. Tem alguns mais ousados que chegam ao ponto até de atacar peixes durante o período noturno.
Se vc tiver um aquário só de peixes (FO), talvez até dá para arriscar, mas se tiver corais, vc PODE ter problema, não quer dizer que vá ter, mas a possibilidade é grande. Eu não arriscaria meus corais.
- Matias Gomes
- Administrador
- Apelido: Matias Ilhabela
- Data de Nascimento: 30 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 115 vezes
- Recebeu Curtir: 169 vezes
o caranguejo palhaço se alimenta de zoanthus, se vc vai ter um seria inbteressante ter uma colonia de palithoas nacionais para ele se alimentar
tenho umas fotos dele comendo o zoanthus

tenho umas fotos dele comendo o zoanthus

procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
-
Mauro Becker
- Moderador Global

- Apelido: Becker
- Data de Nascimento: 11 Abr 1966
- Curtiu: 129 vezes
- Recebeu Curtir: 237 vezes
- Contato:
é a famosa "palhaçada"
Bom sem maiores comentários, vale a ressalva ou se preferir o reforço, se for manter este pequeno no aquário, nãoa dianta acreditar que ele irá atras de outras coisas, como restos etc, ele precisa dos zoanhus ok
as palitoas são exelente opção, mas tenha mais de uma colonia, para poder haver capacidade de reprodução.
Bom sem maiores comentários, vale a ressalva ou se preferir o reforço, se for manter este pequeno no aquário, nãoa dianta acreditar que ele irá atras de outras coisas, como restos etc, ele precisa dos zoanhus ok
as palitoas são exelente opção, mas tenha mais de uma colonia, para poder haver capacidade de reprodução.
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia
- Fabio Alves
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Magrelllo
- Curtiu: 57 vezes
- Recebeu Curtir: 16 vezes
Palitoaaa????
Eu tive um que só comia os importados...fdp safado sem vergonha....
Eu tive um que só comia os importados...fdp safado sem vergonha....
-
Fagner Delfim
- Cirrhilabrus filamentosus

- Data de Nascimento: 10 Dez 1979
- Curtiu: 3 vezes
Elder... existem caranguejos reef safe sim... são filtradores e geralmente se alimentam apenas de zooplancton ou fitoplancton. Porém, é extremamente difícil mantê-los vivos por muito tempo em aquários...
-
Fagner Delfim
- Cirrhilabrus filamentosus

- Data de Nascimento: 10 Dez 1979
- Curtiu: 3 vezes
Bem... não é o caso do caranguejo palhaço... esqueci de detalhar isso...
- Victor D' Abronzo
- Lipogramma klayi

- Apelido: Victor
- Curtiu: 6 vezes
- Recebeu Curtir: 27 vezes
Já tirei 3 caranguejos palhaço de cima dos zoanthus. Hoje eles vivem no refúgio.
Coincidência ou não, após isso meus zoa começaram a ir para frente...
Coincidência ou não, após isso meus zoa começaram a ir para frente...
Meu aquário: viewtopic.php?f=25&t=2751
- Matias Gomes
- Administrador
eu só digo que não vale a pena ter esse caranguejo, ele vive escondido, vc só vê ele quando vai comer seus zoanthus rsssssssssssss
- michelcarvalho
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: michel
- Data de Nascimento: 27 Mar 1980
- País: brasil
galera, obrigado pelas informações.... desisti do caranguejo... hehe... abraços !
-
Daniel Rocha
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: Danijoe
- Data de Nascimento: 04 Jun 1973
Olá, boa noite,
Aproveitando o tópico aberto pelo Michel, qual o tamanho máximo que atinge um caranguejo palhaço? Existem outros padrões de cores além do apresentado nas belas fotos postadas pelo colega Matias?
Qual o nome científico do caranguejo-palhaço?
Ele só se alimenta de Zoanthus ou aceita outros tipos de alimento, tais como camarão em pedaços, artêmias e ração?
É possível distinguir os sexos? É possível manter mais de um exemplar no aquário ou são extremamente territoriais e agressivos?
Agradeço antecipadamente as respostas.
Abraços,
Danijoe
Aproveitando o tópico aberto pelo Michel, qual o tamanho máximo que atinge um caranguejo palhaço? Existem outros padrões de cores além do apresentado nas belas fotos postadas pelo colega Matias?
Qual o nome científico do caranguejo-palhaço?
Ele só se alimenta de Zoanthus ou aceita outros tipos de alimento, tais como camarão em pedaços, artêmias e ração?
É possível distinguir os sexos? É possível manter mais de um exemplar no aquário ou são extremamente territoriais e agressivos?
Agradeço antecipadamente as respostas.
Abraços,
Danijoe
- Matias Gomes
- Administrador
Daniel Rocha escreveu:Ele só se alimenta de Zoanthus ou aceita outros tipos de alimento,
deve comer pedaços de camarão tb.
Daniel Rocha escreveu:qual o tamanho máximo que atinge um caranguejo palhaço?
vi de no maximo 4cm
Daniel Rocha escreveu:É possível distinguir os sexos? É possível manter mais de um exemplar no aquário ou são extremamente territoriais e agressivos?
sim é bem simples reconhecer os machos e femeas de caranguejos, não recomendaria dois machos em pouco espaço
-
Daniel Rocha

Obrigado pelas respostas, Matias!
O reconhecimento dos sexos se dá pelo tamanho das pinças? Maiores nos machos?
O reconhecimento dos sexos se dá pelo tamanho das pinças? Maiores nos machos?
- Matias Gomes
- Administrador
pela parte de baixo da barriga

-
Daniel Rocha

Boa noite, Matias,
Obrigado pela resposta.
Olhando os bichinhos por esse ângulo realmente fica fácil identificar quem é quem.
Agora, difícil vai ser conseguir convencer o meu caranguejo a me deixar ver a barriguinha dele...gargalhadas!!!!!!
Valeu!
Danijoe
Obrigado pela resposta.
Olhando os bichinhos por esse ângulo realmente fica fácil identificar quem é quem.
Agora, difícil vai ser conseguir convencer o meu caranguejo a me deixar ver a barriguinha dele...gargalhadas!!!!!!
Valeu!
Danijoe
- Matias Gomes
- Administrador
tem que pegar na mão rsss
-
Daniel Rocha

Olá,
Consegui examinar melhor o bichinho sem ter que retira-lo do aquário. Pareceu-me uma fêmea.
No entanto, olhando cuidadosamente, o "caranguejo" que comprei com sendo palhaço, apesar de possuir uma camuflagem manchada de marrom avermelhado sobre um fundo branco tem a orfologia igual a um siri. Nada a ver com a foto que o Matias postou.
A carapaça possui no comprimento 5cm e a envegadura somando-se as pernas e pinças fechadas alcança 8cm.
O último par de pernas transformado em nadadeira articulada que ele utiliza para enterrar-se eventualmente sob a areia. A casca também termina lateralmente afilada e com várias pontas se projetando para fora.
Para completar, apesar de tê-la visto no meu aqua alimentando-se da ração em flocos e de pequenos pedaços de camarão, anteontem reparei que a pedra onde estava fixado meu mush fora virada (fica próxima a entrada da toca) e hoje... cade o mush? Desapareceu completamente. Sobrou a pedra limpinha. Não era pequeno. Quando totalmente aberto media cerca de 6cm.
Tentarei postar um vídeo para ilustrar.
Pela descrição acima alguém conhece?
Consegui examinar melhor o bichinho sem ter que retira-lo do aquário. Pareceu-me uma fêmea.
No entanto, olhando cuidadosamente, o "caranguejo" que comprei com sendo palhaço, apesar de possuir uma camuflagem manchada de marrom avermelhado sobre um fundo branco tem a orfologia igual a um siri. Nada a ver com a foto que o Matias postou.
A carapaça possui no comprimento 5cm e a envegadura somando-se as pernas e pinças fechadas alcança 8cm.
O último par de pernas transformado em nadadeira articulada que ele utiliza para enterrar-se eventualmente sob a areia. A casca também termina lateralmente afilada e com várias pontas se projetando para fora.
Para completar, apesar de tê-la visto no meu aqua alimentando-se da ração em flocos e de pequenos pedaços de camarão, anteontem reparei que a pedra onde estava fixado meu mush fora virada (fica próxima a entrada da toca) e hoje... cade o mush? Desapareceu completamente. Sobrou a pedra limpinha. Não era pequeno. Quando totalmente aberto media cerca de 6cm.
Tentarei postar um vídeo para ilustrar.
Pela descrição acima alguém conhece?
- Elder Luis
- Parioglossus

Daniel, só pela descrição fica difícil saber e muito provável de confundir, muitos animais diferem um do outro as vezes por um mero detalhe. Só com foto mesmo. 
-
Daniel Rocha

Olá, boa noite,
Consegui fotografar o caranguejo que comprei como sendo caranguejo-palhaço.
Pelas fotos alguém consegue me ajudar?
O bichinho está crescendo muito rápido! É forte e bagunceiro.
Abraços,
Danijoe

Consegui fotografar o caranguejo que comprei como sendo caranguejo-palhaço.
Pelas fotos alguém consegue me ajudar?
O bichinho está crescendo muito rápido! É forte e bagunceiro.
Abraços,
Danijoe

- Elder Luis
- Parioglossus

Não sei dizer qual é o "modelo" desse caranguejo, mas ele não tem nada de palhaço hein... eu devolveria para o vendedor, não existe caranguejo 100% reefsafe, pode ser que a qualquer momento ele comece a aprontar e comer corais