🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Reator de Cálcio x Magnesio !!!

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Tiago Correia
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 49
Registrado em: 28 Dez 2010, 15:24
Apelido: Correia
Data de Nascimento: 20 Jan 1982
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Reator de Cálcio x Magnesio !!!

#1 Mensagem por Tiago Correia »

Fala Galera,


Apesar de estar usando reator de calcio com midia reborn que já tem magnesio e com neo mag , midia de magnesio puro , estou com magnesio em 1000 - 1050.

Parametros : Calcio 390 - 400 , reserva em 8,3 - 8,5 , e magnesio oscilando em1000 - 1050.

Uso testes salifert. para todos.

Corais crescendo , sps's e lps's com cores e bom desenvolvimento.

A pergunta é , seria prudente aumentar o magnesio utilizando um produto ???

Hoje uso a mistura no reator de 80 a 85% midia de calcio e 10 a 15% midia de magnesio. Aumentando a midia de magnesio sera que resolve ??? . O problema é que é muito caro a midia de magnesio e a maldita evapora rapido dentro do reator ! rs rs

A galera que usa reator , geralmente suplementa magnesio ??



Abraço a todos !

Raphael dos Santos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 337
Registrado em: 19 Dez 2010, 22:26
Apelido: Raphaelzaum
Data de Nascimento: 31 Jan 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Reator de Cálcio x Magnesio !!!

#2 Mensagem por Raphael dos Santos »

Tiago, lembra da época que vc dosava colheres e mais colheres de tropic biomagnesio pra subir o mesmo?
Pois é, esse elemento é complicado pra elevar...
E no caso do reator de calcio, normalmente ele não sobe o valor com a midia tão rápido, isso demora.....e em alguns casos que li ele nem sobe o valor, só mantem uma faixa baixa devido a velocidade de reposição e consumo do aquario....
No seu caso, eu aumentaria pouca coisa de midia e utilizaria o Ions da Aquavitro....que é muito concentrado e eleva o magnesio com facilidade...
Uma vez dentro do valor esperado (1250 a 1400) vc só mantem com a midia....
Eu mesmo estou mantendo deste jeito, tanto que perdi a noção da dosagem (dias) do Ions e nessa pilha do trabalho que estou (viagens) fui medir o Mg ontem e estourou os 1500ppm!!!!
Não vou dosar mais, aguardar baixar e entrar no ciclo de dissolução da midia x consumo...
Abração.....

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Reator de Cálcio x Magnesio !!!

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Essa midia apenas mantem o magnesio...... mas existe um limite se nao me engano de 10% que pode ser colocado
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Tiago Correia
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 49
Registrado em: 28 Dez 2010, 15:24
Apelido: Correia
Data de Nascimento: 20 Jan 1982
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Reator de Cálcio x Magnesio !!!

#4 Mensagem por Tiago Correia »

Celso ,

Desculpe mas não entendi , como sou de exatas o aquarismo não me parece algo tão facil assim ..... rs
Manter é uma palavra meio complicada , pois é dificil acreditar que uma midia dentro do reator em exatos 10% ( que é impossivel ser exato) vai apenas " manter ". ou ela vai subir o magnesio ou ela vai colocar magnesio insuficiente no sistema, pois cada consumo é diferente. correto ???

O que conseguimos manter , pelo menos estou conseguindo regulando as bolhas é o calcio e a reserva , que são 2 produtos da quimica correlacionados dentro dos carbonatos . Agora o magnesio esta relacionado como ??? como sei que esses 10% estão ideiais para meu sistema ??e pq 10% é o % correto, não posso colocar mais ? A dissolução da midia de magnesio por acaso é diferente

Desculpe as perguntas , é que estou meio PUTO pq achei que o reator seria a solução para adição de produtos ! rs rs rs

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Reator de Cálcio x Magnesio !!!

#5 Mensagem por Márcio Oliveira »

Eu uso reator de cálcio e suplemento com magnésio que com o passar do tempo vai caindo. Com o reator a queda do magnésio é bem lenta, suplementando bem pouco já é o suficiente pra manter os níveis bem estáveis. Eu uso bio-magnesium da tropic marin.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Reator de Cálcio x Magnesio !!!

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Tiago Correia escreveu:Celso , Desculpe mas não entendi , como sou de exatas o aquarismo não me parece algo tão facil assim ..... rs
Manter é uma palavra meio complicada ,


Bem talvez isto te ajude, "depende"

depende é uma palavra chave para muitas coisas, mesmo no aquarismo que sempre se bate na tecla que não é exato, há uma divergÊncia na forma como se aborda cada tema e o scopo.

de fato meu aquario não é igual ao seu. Depende, se pensarmos no numero de individuos que cada um de nossos sistemas tem, a necessidade de cada um é diferente, e desta forma não temos dois sisteas identicos.

Mas se observarmos por outro ponto, meu aquario tem uma densidade especifica, o seu também, sempre se baseando pelo encontrado em regiões de recifes.
a quantidade de CA, Ra, Mg, são por assim dizer necessidades basicas, e basilares, neste aspecto nossos aquarios são identicos.

para vc de exatas, basta pensar que se faz necessario uma função logaritimica, que trate de variaveis proprias de cada sistema.

sobre a midia de magnésio, os dez por cento é uma quantidade média de prova, ou seja, vai dar certo em todo aquario com a margem de segurança adequada.

em meu aquario eu uso mais de dez por cento, e cheguei a este valor por acompanhamento quimico, 10% depois de uma semana resultava em que, aumentei um pouco mais (usei um cpinho de remédio, tipo para xarope), e assim fui até chegar no adequado.

sobre a relação do Mg, o Ca e Ra, sim eles estão correlacionados, no metabolismo dos corais para assimilar o calcio da agua eles usam a Ra e se tiver o Mg, este também entra como agente de fixação.

Assim Mg também colabora no equilibrio da RA x CA, neste caso ajudando a manutenção da RA.

a explicação quimica vai além, mas apesar de muita calma de meu amigo (atarefado e distante do aquarismo)(Reinaldo), não tive o alcance de armazenar todos detalhes ionicos do processo.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”