É Verdade........o Jaubert não usava Skimmer........além de ser um Sistema semi-aberto......que recebia pequenas renovacões de Agua constantemente.........
E o sistema Hibrido atualmente é a melhor solucão............inclusive o uso do Skimmer em Sistemas DSB que podem apresentar formacão do Gás Sulfido é benéfico.......
Teu artigo na Aquamagazine sobre substrato complementa legal o assunto..........
Eu tradizi um texto do Marine Chemistry - A Complete Guide to Water Chemistry in Marine Aquariums - C. R. Brightwell
Eu vou colocá-lo aqui .......é mais para ilustrar o relacionamento entre Denitrificacão no Aquario e a Granulometria do Cascalho e espessura do Substrato.......
" Denitrificacão é um processo no qual Bactérias reduzem o Nitrato de volta ao Nitrito, e reduzem o Nitrito ao Gás Nitrogênio. Esse processo só ocorre em Água sem Oxigênio, e requer alguma forma de Matéria Orgânica como fonte de Alimento. Esses requerimentos de Matéria Orgânica são supridos pela gradual dispersão de POM (Matéria Orgânica Particulada) e DOM (Matéria Orgânica Dissolvida), entre os espacos dos Grãos. Conforme a profundidade do Substrato aumenta, o Oxigênio diminui e o Nitrato aumenta pela atividade das Bactérias Aeróbicas Nitrificantes. A condicão para a reducão do Nitrato é então estabelecida, e o processo de Denitrificacão comeca com as Bactérias utilizando a Matéria Orgânica Latente como fonte de Alimento e o Nitrato como seu "Electron Acceptor"......"
Nota-se então a importância do Fluxo de Agua no Cascalho.......
Aqui vai uma Tabelinha (do mesmo autor..)
Granulometria do Cascalho Profundidade
< 2 mm (2,5 á 5,0 cm)
2 á 4 mm (5,0 á 7,5 cm)
4 mm (7,5 á 15,0 cm)
Quando se tem um substrato muito fino...............e não existe um fluxo adequado.......e o Nitrato acaba.......como não há circulacão devido á granulometria.........as Bactéria comecam a reduzir o Sulfato......obtido da Matéria Orgânica......formando Sulfido de Hidrogênio.....(H2S)......um gás venenoso......capaz de matar Peixes e Invertebrados..........
E é justamente nesse caso que o Skimmer entra em acão..........no caso dos Sistemas Hibridos...........não pela acão de retirar Matéria Orgânica.......mas pela acão de elevar os níveis de Oxigênio.............o que rápidamente reage com o Gás venenoso.........
A importância do Skimmer vai além do que sempre imaginamos...........eu gosto de misturar Dry-Wet.....Jaubert.....e Skimmer............(isso para filtragem Biologica).........estou tentando montar um novo sistema com a saída do Skimmer indo direto na Parte seca do Dry-Wet.......mas ainda está no projeto........eu penso nisso por que a maioria usa filtragem Biológica Passiva.........e com o avanco de produtos Alimentícios para Corais......Aminoácidos e etc.............a filtragem passiva é ineficiente......sobrecarrega o Aqua e causa explosão de Algas.......
Já o Dry-Wet é Filtragem Ativa.......e agressiva.........e um bom Jaubert é nescessário para dar conta de todo Nitrato produzido no Dry-Wet..............o Skimmer antes serve para retirar o máximo possível de Matéria Orgânica e Saturar a Agua com Oxigênio...........
Com isso espero conseguir uma qualidade da Agua superior........e aí tentar umas Anemonas Stichodactylidae..................fazer um Surgezinho e etc.........