🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Divisao iluminacao leds com varias luminarias da certo ?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
cristiano vidotto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 105
Registrado em: 05 Abr 2014, 23:56
Apelido: cristiano vidotto
Data de Nascimento: 23 Fev 1973
Cidade: Campinas SP
País: Brazil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Divisao iluminacao leds com varias luminarias da certo ?

#1 Mensagem por cristiano vidotto »

Ola, tenho essa duvida, pois eu tenho essas luminarias no meu aquario 1,20x50x50

Imagem

Como eu ja tinha a doled ( ja bem reformada ) 84W , eu adicionei 2 projetor 10W UV e mais 2 luminarias mazarra S da maxspect 96w . totalizando um total de 200W de iluminacao led ,
a 100% ligados.

Ae vem a minha duvida isso eh o suficiente pra corais moles (zoantus) e LPS ??

Digo isso pq a 2 meses eles comecaram a ficar retraidos, e meus parametros sao esses

CA 420
KH 10
MG 1290

TPA mensal 50Litros com sal tropic marin

e estou pensando em substituir os leds UV de 10w por 20W

Obrigado, opinioes criticas sao bem vindas!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Divisao iluminacao leds com varias luminarias da certo ?

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Salve Cristiano,


Eu estou defasado sobre a iluminação com LED, acho inclusive que 200W, deveriam ser suficientes. Já tentou reduzir a potência para uns 80% ?

Eu gostei muito desta sua opção: dois projetores de 10W UV.

Vamos aguardar outros comentários.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

cristiano vidotto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 105
Registrado em: 05 Abr 2014, 23:56
Apelido: cristiano vidotto
Data de Nascimento: 23 Fev 1973
Cidade: Campinas SP
País: Brazil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Divisao iluminacao leds com varias luminarias da certo ?

#3 Mensagem por cristiano vidotto »

Mauro Becker escreveu:Salve Cristiano,


Eu estou defasado sobre a iluminação com LED, acho inclusive que 200W, deveriam ser suficientes. Já tentou reduzir a potência para uns 80% ?

Eu gostei muito desta sua opção: dois projetores de 10W UV.

Vamos aguardar outros comentários.


Pois entaum Mauro, eu uso tudo a 80% de azul mesmo, gosto mais, e tava pensando em aumentar os led UV para 20w cada uma, q tal ? ate pq eles ficam ligados apenas 5hs por dia (meio dia ate as 17hs)

Emerson Bisco
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 24 Nov 2009, 12:07
Apelido: PI
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Divisao iluminacao leds com varias luminarias da certo ?

#4 Mensagem por Emerson Bisco »

Cristiano, na verdade eles estão retraídos por estar muito forte. De acordo com minha experiência, você não precisa desses projetores de 10w, pode tirar eles fora pois suas luminárias são mais que suficientes pra manter seu aqua.

Tenta fazer o seguinte: baixe a potência das luminárias para 20% tanto do azul, como do branco, espere os corais voltarem ao normal, e vá aumentando o azul gradativamente a cada semana, uns 10% até chegar no tom que deseja. Lembrando que o branco é essencial pro crescimento dos corais, então deixar muito azul, não vai ser legal pra saúde deles. Eu particularmente detesto muito azul porque fica artificial demais. Lojas gostam de deixar com bastante azul para chamar a atenção do cliente e como os corias ficam pouco tempo na loja, não sentem tanto. Mas no longo prazo, só a luz azul não será legal para eles. pense nisto.

O grande segredo do led, é que vc precisa deixar eles mais tempo ligados, entre 9 e 10 horas por dia, mas a uma baixa potência, pois eles irritam os corais.

Tenta aí e depois nos fala o resultado.

cristiano vidotto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 105
Registrado em: 05 Abr 2014, 23:56
Apelido: cristiano vidotto
Data de Nascimento: 23 Fev 1973
Cidade: Campinas SP
País: Brazil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Divisao iluminacao leds com varias luminarias da certo ?

#5 Mensagem por cristiano vidotto »

icon_cry_smile icon_cry_smile pois entaum, abaixei os leds azuis pra 50% e os brancos mantive nos 30% antes estava os azuis a 100% e os brancos a 40%, e estou abaixando aos poucos para ate chegar no que vc me falou , infelizmente estou perdendo uma boca do hammer pois esta encolher, mesmo alimentando todo dia com um pouco de phytoplanton e reef energy, os zhoantus e palitoas indo pro mesmo caminho, e o meu fosfato esta alto com isso as algas aumentaram, e ontem eu comprei 40 mini paguros pra reforcar a limpeza, e tenho escovado as rochas, meu foto periodo se inicia ao meio dia, e por volta das 8 da noite, ja comeca apagar todos os leds, o lance tbm q o aquario se encontra na sala, e o sol eh constante o dia todo, mesmo com a cortina e sendo fraco a tarde, ate mesmo a possibilidade de estar tendo problemas de passar algum cobre, devido a pequenos choques q ando tendo, ja diminuiu bastante, pois descobri q preciso isolar muito bem o sensor da agua ICOS, q retirei no momento, isso dos choques eletricos minimizou muitooo mesmo, estou ja providenciando uma haste metalica pra o terra do aquario, enquanto isso comprei da seachem cuprisorb, mas no momento (quase 1 mes) a midia praticamente intacta, nao azulando em nada, q seria o indicador de algo de cobre no aquario, estou tbm diminuindo a alimentacao de 3x ao dia para 2x e manerando na quantidade, ja fiz q os peixes estam gordos, fora isso nitrato com ajuda do nopox da rea sea, se mantem em 5 pelo teste da prodac... enfim continuo em busca e observacao do aquario, para melhorar as minhas ultimas mudas de zoanthus,palitoas e boca hammer... icon_headstars

Emerson Bisco
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 24 Nov 2009, 12:07
Apelido: PI
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Divisao iluminacao leds com varias luminarias da certo ?

#6 Mensagem por Emerson Bisco »

Me parece que você está culpando a iluminação pela condições dos corais e não está parecendo que é isto. Talvez você esteja exagerando em suplementos e alimentação e isto está trazendo prejuízos. Frog não precisa ser alimentado com nada. Pode alimentar apenas uma vez ao dia e pare com estes suplementos alimentares, pois para mim, não servem pra nada.O importante para ter corais bonitos é a qualidade da água, com o mínimo de inserção de alimentos para os peixes.

cristiano vidotto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 105
Registrado em: 05 Abr 2014, 23:56
Apelido: cristiano vidotto
Data de Nascimento: 23 Fev 1973
Cidade: Campinas SP
País: Brazil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Divisao iluminacao leds com varias luminarias da certo ?

#7 Mensagem por cristiano vidotto »

Emerson Bisco escreveu:Me parece que você está culpando a iluminação pela condições dos corais e não está parecendo que é isto. Talvez você esteja exagerando em suplementos e alimentação e isto está trazendo prejuízos. Frog não precisa ser alimentado com nada. Pode alimentar apenas uma vez ao dia e pare com estes suplementos alimentares, pois para mim, não servem pra nada.O importante para ter corais bonitos é a qualidade da água, com o mínimo de inserção de alimentos para os peixes.


Entaum, desliguei todas as outras luminarias, e deixei somente a central ligada como antes, diminuiu a quantidade de comida q dava aos peixes 3x ao dia, para somente 1x ao dia e com maos leves com a racao, limpei todo meu substrato das algas filamentosas, e parei com tudo de suplemento, pretendo somente manter parametros MG 1300 CA 420 KH 8 e tentar zerar fosfato e manter nitrato 5 (maximo), e sobrou somente o gsp enfraquecido q abre pouco os polipos, e 2 mudas da mesma maneira de palithoas, desse modo vou manter e aguardar !
Obrigado pela ajuda ! vlw ! icon-aplauder

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”