🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

skimmer bh-1000 e bh-2000 hang on

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ramon Brescovici
País: brasil
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

skimmer bh-1000 e bh-2000 hang on

#1 Mensagem por Ramon Brescovici »

vejo que os referidos skimmers deixam a galera confusa.

Imagem

como já passei por essa resolvi compartilhar

me relataram:

não to conseguindo fazê-lo espumar. Liguei na tomada e ele fica fazendo tipo um "redemoinho", mas nem sinal de espuma

é um problema comum, nesse skimmer tem dois detalhes importantes pra iniciar a rodar, e um importante pra possível travamento por ar.

pra ligar é necessário conferir o nível da entrada de água. deixe sem o copo de acrilico coletor para ligar, pra que seja mais simples.
o nível de água dentro do skimmer vc aumenta injetando água salgada do aquário. pode enxer tudo que der, se quiser, ou botar acima da metade...

o cano coletor (o mais fino) deve estar com água a no máximo uns 6 ou 7 cm da curva (a curva vai ter o mesmo nível do vidro, já que encosta no vidro bem na curva)
menos que isso vai entrar ar no motor, e vc vai precisar injetar água com outra bomba pra tirar esse ar (basta usar outra bomba e uma mangueira cano adentro).

tape totalmente a entrada de ar (tubo branco). certifique-se de ser 110 ou 220volts, confirao fornecimento da sua rede elétrica, e ligue.

segure tapada a entrada de ar até a bomba passar a ter um 'comportamento' diferente, puxando mais água do que no momento que liga ela.

aí entao vc solta o ar.
deu bolha? regula o copo.
nao deu bolha? siga o texto

se a bomba nao 'mudou de comportamento', tente desligar e ligar novamente. (em caso de superaquecimento ela nao ligará)

somente depois que a bomba 'mudar de comportamento', coloque os lábios no fim do tubo branco e sopre levemente. isso iniciará a succao de ar (inicialmente forçada).

caso nao esteja puxando água, o (voce percebe isso se nao variar o nível dentro do skimmer, ou com o copo coletor de acrilico vc vê que nao passa agua ali) u caso nada disso tenha dado certo, voce precisa injetar água com uma mangueira (posta até a primeira curva) e uma bomba, até ligar e fazer espumas.

(acho que o texto ficou confuso, se alguem quiser editar ou sugerir como editar... fica a vontade)

ps: espero que ajude alguem, pois perdi um solorensis e um hepatus até descobrir isso tudo
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: skimmer bh-1000 e bh-2000 hang on

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Acho bacana quando alguém vem no Fórum e comenta algo de bom, mas acho muito proveitoso, quem vem e fala de uma ocorrÊncia ruim, para previnir e ajudar os outros.

RAmon, vc teria imagens destes skimmers?
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#3 Mensagem por Ramon Brescovici »

tem sim, pode colocar na msg anterior pra ficar melhor localizado, mauro?

BH 1000
Imagem

o bh-2000 é muito similar, mudando o tamanho em alguns cm, a forma e tamanho do copo coletor. e vai de 400 pra 600 litros de recomendação do fabricante. o bh 2000 rodou muito bem o meu aqua de 400 litros com peixes adultos e sps.

aqui temos o exemplo do skimmer que não está ligado corretamente/funcionando corretamente
Imagem
segundo exemplo
Imagem

agora o skimmer corretamente ligado
esse já é o bh-2000 à esquerda, e o 1000 à direita
Imagem
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Alessandra Assunção
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Ale
Recebeu Curtir: 1 vez

#4 Mensagem por Alessandra Assunção »

icon_iCo01 icon-aplauder
SEM PALAVRAS PARA AGRADECER TAMANHA AJUDA!!!!

Provavelmente essa citação foi minha! rsrs.
Comprei o skimmer BH2000 (com pouquíssimo tempo de uso)e não estava conseguindo ligar e, também não estava conseguindo falar com o vendedor. Coloquei no Google e achei um post sobre o skimmer, onde o Ramon ajudava alguém a ligar o skimmer. Eu rapidamente enviei uma MP para o Ramon, pedindo: SOCOOOOOORRO!! E ele rapidamente mandou esse Tutorial pra mim.

E PARA MINHA ALEGRIA!! KKK Hoje um amigo veio aqui e eu li pra ele o tutorial e ele conseguiu colocar o meu "MONSTRINHO" pra funcionar!!! Ele vai tocar meu PINICO REEF, kkkk de 90 litros brutos, o "monstrinho" espuuuuuuma muuuuuuito!!!!
icon_yahoo icon_yahoo

Ramon: Agradeço imensamente o que vc fez por mim!! Não somos amigos, você nunca me viu e rapidamente se prontificou a me ajudar!!
Esse é o verdadeiro espírito de companheirismo!!!

OBRIGADA DE CORAÇÃO!!! QUE DEUS TE ABENÇOE E QUE VOCÊ CONTINUE COM ESSE ESPÍRITO DE SOLIDARIEDADE!

Abs.

Com carinho,
Alessandra.

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#5 Mensagem por Ramon Brescovici »

muito obrigado alessandra. oxa... nem é preciso tanto assim. fico feliz que tenha conseguido fazer o skimmer funcionar.

pinico reef é? icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2

já tirou fotos do seu aqua?

forte abraço, e precisando, é só chamar.
Schoppenhauer

Alessandra Assunção
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#6 Mensagem por Alessandra Assunção »

Oi Ramon!
Sem a sua ajuda, o "monstrinho" ainda estaria paradão aqui!!! rs

Sim "Pinico Reef" icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 é a forma carinhosa como eu chamo meu reefinho!!! Ele mede 60x50x30.

Deixa o monstrinho trabalhar, que depois vou colocar fotos!!

E olha o respeito!! icon_rotfl2 icon_rotfl2

Não é um aquááário é um PINICO!!! icon_rotfl2 icon_rotfl2 DE TÃO PEQUENO!!! icon_rotfl2 icon_rotfl2

Abs.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Mauro Becker »

kkkk

Nos pequenos frascos estão os melhores perfumes.

É sempre bom ler respostas positivas em um post icon_first
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Alessandra Assunção
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#8 Mensagem por Alessandra Assunção »

Oi Ramon!
É normal ele soltar muitas microbolhas?
Abs.

Luciano Lobo
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Luciano
Data de Nascimento: 10 Nov 1974
País: PR

#9 Mensagem por Luciano Lobo »

Olá pessoal;

Só pra registrar e confirmar a importancia do "toque" do Ramon....
Também tenho um BH 1000 , usando numa quarentena, e perdi um FlameHawk no primeiro dia do skimmer, pois o danado do peixe conseguiu entrar no cano que puxa agua, mesmo com o copo/grade protetora ao redor... foi parar dentro da bomba.... por isso, também é fundamental proteger a entrada/abertura superior da grade de proteção com alguma espuma ou preenchendo o "copo" com alguma coisa que impeça o peixe de entrar lá... depois, adquiri outro FlameHawk, só que veio um pouco maior, e o danado estava no mesmo lugar, só nao entrou no cano pq nao cabia...

O skimmer, funcionando, é excelente... mas realmente deveria vir um manual com melhores explicações... erros mais comuns...soluções de problemas... mas recomendo sim...

E parabéns pro Ramon....

** Ah, Alessandra: são normais as microbolhas sim.... pode amenizar colocando uma espuma no cano de saída, dentro do aqua.
Editado pela última vez por Luciano Lobo em 07 Abr 2012, 01:08, em um total de 1 vez.

Edinho.veiga
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Edinho
Data de Nascimento: 16 Mar 1983
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 3 vezes

#10 Mensagem por Edinho.veiga »

é silencioso?abraço

Luciano Lobo

#11 Mensagem por Luciano Lobo »

Edinho... supersilencioso, mesmo sem um silenciador que vem com o skimmer...

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#12 Mensagem por Ramon Brescovici »

sim, boa dica, seria bom ate usar um eggcrate ou uma plaquinha de plastico bem vazada.

mais uma coisa, pra haver surface skimming, ou seja, pra tirar aquela nada que fica na superficie da agua, voce deve deixar o nivel de agua dentro do copo abaixo do nivel do aquario. causando assim, a agua cair dentro do copo, e nao apenas entrar no copo.

talvez voce tenha deixado o copo todo dentro da agua e por ali o peixe entra. se for preciso corte o cano pra deixar o copo o maximo possivel fora dagua. controle por ali o nivel de agua doce, pois varia menos que no aquario inteiro.0
Schoppenhauer

Luciano Lobo

#13 Mensagem por Luciano Lobo »

[font=Times New Roman]mais uma coisa, pra haver surface skimming, ou seja, pra tirar aquela nada que fica na superficie da agua, voce deve deixar o nivel de agua dentro do copo abaixo do nivel do aquario. causando assim, a agua cair dentro do copo, e nao apenas entrar no copo.

talvez voce tenha deixado o copo todo dentro da agua e por ali o peixe entra. se for preciso corte o cano pra deixar o copo o maximo possivel fora dagua. controle por ali o nivel de agua doce, pois varia menos que no aquario inteiro.[/font]

[font=Arial]Ramon; não entendi essas suas colocações.... mas é claro que o "copo" fica todo dentro da água... o que referi como copo, é a grade ao redor do cano que puxa agua. Não o copo que desprezamos o material particulado escumado.
Também nao entendi a sugestão de cortar o cano e controlar o nivel de agua doce.... agora até eu fiquei pensando se estou fazendo algo errado... De qualquer forma, seu post é muito válido!!

Abração
Luciano[/font]

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#14 Mensagem por Ramon Brescovici »

me refiro ao copo coletor de água, nao de sujeira. nao sei como dar nomes melhores aos bois... é o copo de acrílico que encaixa no cano que coleta a água. o copo coletor de sujeira nao tem mistérios...

como digitei do celular nao deu pra me estender no assunto. vou explicar/mostrar

eu tenho que revisar todos os textos visto que escrevi com pressa.

reduzir bolhas:
veio uma esponja preta junto, nao veio? corta uma parte dela em forma cilíndrica e bota na saida do skimmer, vai diminuir 80% as bolhas. MAS CUIDADO, voce deve deixar sair mais agua que ta entrando, senao transborda. leve em conta que essa espuma vai sujar e diminuir o fluxo, portanto, limpe sempre, e se for viajar, tire ela. (devido a esse cuidado, corte em forma cilindrica apenas metade da buxa preta, e a outra metade deixe grande e pra fora do cano (vc pode voltar ela pro vidro trazeiro que ela nao vai aparecer))

se seu skimmer fica aparecendo. como o skimmer tem barreira pra lesmas entrarem na bomba, quando vc tiver equipe de limpeza, pode colocar umas 4 lesmas dentro do skimmer, elas vao limpar ele. já na parte de coleta da água, é péssimo que fiquem lesmas, pois elas podem entrar pelo cano literalmente. ali seria bom ter uma grade como eggcrate. se seu skimmer estiver travado, pode ser essa a razao.

para fazer surface skimming (filtrar o q esta na superficie da agua) vc precisa fazer com que haja queda de agua da superficie (eu chamo de lamina dagua) no copo coletor.
o bh 1000, diferente do 2000, tem um copo coletor q fica muito abaixo do nivel dagua devido a ter um cano maior. se vc deixa a lamina dágua do aqua a, digamos, 3-5 cm do topo do seu vidro, vai ter que cortar o cano coletor (onde encaixa o copo coletor)

faca o teste, va subindo o copo coletor pelo cano e note quando para de puxar agua.

se vc notar que ao erguer o copo coletor o nivel de agua dentro do copo for baixando, e parar de puxar agua e puxar somente ar, vc ta com o cano e nivel de agua ajustados um para o outro.
se parar por que o fundo do copo encostou no cano, tapando o cano, vc devera cortar o primeiro anel do cano (tira a borrachinha e bota essa borrachina no terceiro anel do cano, que depois de cortado vai se tornar o segundo anel)

voce deve sempre deixar um centrimetro entre o nivel do aquario e o nivel dentro do copo. isso fara com q a nata da superficie entre no skimmer. se vc deixar copo e aquario no mesmo nivel, o skimmer nao vai puxar agua da superficie, e sim do "meio" do aquario, nao havendo surface skimming

NAO DEIXE O SKIMMER FUNCIONANDO SE O NIVEL DE AGUA DO AQUARIO BAIXAR MUITO.
nesse caso, se acontecer, a bomba do skimmer nao vai ter forca de gravidade pra puxar agua, e vai entrar ar na bomba, nao permitindo q ela puxe agua mesmo se aumentar o nivel.
já comentado acima... resolve colocando uma mangueira em uma bomba do aqua, e forcando a entrada no skimmer atraves do uso desta outra bomba, com a mangueira entrando pelo cano do copo coletor (tem q tirar o copo obvio)

com surface skimming

Imagem

sem surface skimming

Imagem

fotos do camarada raphael pecorato. abraço rapha

espero q tenha ajudado. qquer coisa dá um berro.
Editado pela última vez por Ramon Brescovici em 09 Abr 2012, 11:19, em um total de 4 vezes.
Schoppenhauer

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#15 Mensagem por Ramon Brescovici »

ah sim. controlar o nível em relação à água doce.

como vc pode ver dentro do copo fica um nível abaixo do nível do aquário.

acontece q pra variar 1 cm do aquário, variam muitos litros. no nosso exemplo temos um aqua de 50x50xalturaqquer
nesse aquaexemplo o aquaristaexemplo faz uma marca de caneta-de-escrever-em-cd e repoe agua quando o nível diminui 1 cm em relação à marca-controle de nível que o aquaristaexemplo fez
variar 1 cm de altura da água significa que evaporaram 2,5 litros e a densidade aumentou talvez demais.

já o aquarista-segundo-exemplo não fez a marca de caneta no vidro do aqua, mas este acompanha a evaporação pelo nível de água dentro do copo coletor.
este aquarista percebe que deve por agua doce no aqua (ou ativa o sistema automatico) quando dentro do copo coletor a água está a 4cm da lamina dagua.
entao quando ele repoe agua doce (manual ou automaticamente), ele (ou a bóia) pára a reposição quando o nível dentro do copo coletor de água fica 1 cm abaixo do nível de aqua do aqua, a lamina dagua (de novo, nao me refiro ao de sujeira e sim o de dentro do aqua)
dessa forma sempre haverá surface skimming, e o nível de densidade da água vai variar beeeem menos.
. entao nesse exemplo 2 a água evaporada até que o aquarista percebeu que deve repor agua doce não é de volume grande como é o exemplo 1. pois variando menos de meio centimetro de evaporação de água, já vai variar a quantidade de agua dentro do copo em 3cm +-. por isso o controle de reposição de água é mais preciso se vc fizer pelo nivel de agua dentro do copo, e nao no aquario inteiro.
Schoppenhauer

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#16 Mensagem por Ramon Brescovici »

Ramon escreveu:com surface skimming

Imagem

sem surface skimming

Imagem
.

reparem que na segunda imagem a chance de um peixe entrar é muito maior que na primeira foto. ISTO deve ser levado em conta
Schoppenhauer

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

#17 Mensagem por Reinaldo Chen »

muito boas as orientações

Luciano Lobo

#18 Mensagem por Luciano Lobo »

Ramon;
Sensacionais, perfeitas e muito esclarecedoras suas orientações.... MUUUITO OBRIGADO de verdade!!

Nunca imaginei que tivesse que cortar o cano pra utilizar melhor o skimmer... aliás, nunca nem pensei no surface skimming.

Vale a pena reforçar o seguinte: não é que a chance do peixe entrar no copo e ser aspirado pelo cano e ir parar na bomba é muito maior qdo o copo fica todo submerso! É que certamente o peixe vai entrar no copo MESMO .... e só nao vai ser puxado pra bomba se ele ( o peixe) for grande.... O Ramon perdeu 2 e eu perdi um ( Flame Hawk) ... só nao perdi o segundo pq ele ficou parado entre o cano e o fundo do copo.... Assim, é fundamental proteger a entrada do copo de alguma maneira!!!. ou então, colocar o copo com a parte superior fora da agua, assim vc tbm terá o surface skkiming...

Valeu pessoal.... mais uma vez: Muito obrigado Ramon !!

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#19 Mensagem por Ramon Brescovici »

só nao perdi o segundo pq ele ficou parado entre o cano e o fundo do copo

que sorte!

os que eu perdi foi por falta de oxigenação da agua, mais ictio nos dois peixes. faltou luz, deu mta succao pro sump e reduziu o nivel de agua no tanque, deu ar dentro da bomba, nao consegui ligar até meio dia do dia seguinte. de manha os dois peixes morreram por falta de oxigenio. quando acordei e vi o yellow coris só com a cabeça pra fora respirando ofegante.... nem gosto de lembrar...

seja bem vindo. nao precisa agradecer.
Schoppenhauer

marcosmy
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: marcosmy
Data de Nascimento: 06 Dez 1967

#20 Mensagem por marcosmy »

Alguem ja teve problema com superaquecimento desta bomba otp2000 do skimmer bh-2000?
Utilizei o meu a uns 10 meses e agora ligo a mesma e fica uns 10 min ligados e depois desliga automaticamente, e quando coloco a mão na bomba percebo que esta superaquecida! Já desmontei e limpei a bomba, vi o impeller needle e eixo e aparentemente tudo ok. Ligo novamente e fica aprx 10 min ou menos que isso aquece e desliga, durante os 10 min forma bolhas e o funcionamento parece normal, já deixei ela rodando separadamente do skimmer e ocorre a mesma coisa, o que será que ocorreu alguem tem alguma luz? Meu aqua esta sem nenhum skimmer a uns 3 dias!!!! to trocando carvão.... será que vou ter que trocar a bomba? é normal ela quebrar em apenas 10 meses!!?
Obrigado

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”