🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Verme Sessil (Vermetid Snail) - Em rocha seca.

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Verme Sessil (Vermetid Snail) - Em rocha seca.

#1 Mensagem por Diogo Ferreira »

Boa tarde colegas!

Ontem eu estava passeando pelo fórum e descobri através de um dos tópicos, que umas estruturas brancas (encaracoladas na base e alongadas no centro) que estão grudadas nas rochas do meu aquário, são cascas de vermes sessis. Como não são tão grandes, acabam não incomodando muito esteticamente, mas se for parar para contar, são muitas estruturas....

Eu fiquei bastante preocupado e fui orientado por alguns colegas a retirar a rocha do display para remover manualmente, uma a uma. O que me daria muito trabalho, não pelo tempo gasto na operação, mas pelo fato das rochas estarem coladas umas as outras por durepoxi (eu tenho muito medo de desmoronamento... :shock: ).

Já outros colegas me sugeriram a deixar as cascas aqui, uma vez que as rochas ficaram secas por pelo menos três anos (período este em que os vermes devem ter morrido, deixando apenas a "casa" para trás...).

Bom, estou colocando algumas fotos das cascas e vídeos dos vermes sessis nas rochas e gostaria da opnião de vocês.

Se for apenas pelo lado estético da coisa, eu estou preferindo deixar como está, pois tenho pouca experiência e material para fazer essa operação agora. Caso vocês pensem que os vermes podem ressurgir nestas cascas, ou que novos vermes possam proliferar com alta velocidade devido ao fato das cascas já estarem aqui, ou, ainda, que isso possa prejudicar a estabilidade e qualidade da vida marinha do meu aqua de alguma forma, por favor, me falem!

Seguem as fotos slr slr slr slr

[Imagem]ImagemVerme by cleberrodas, no Flickr[/Imagem]

[Imagem]ImagemVerme by cleberrodas, no Flickr[/Imagem]

[Imagem]ImagemVerme by cleberrodas, no Flickr[/Imagem]

[Imagem]ImagemVerme by cleberrodas, no Flickr[/Imagem]

[Imagem]ImagemVerme by cleberrodas, no Flickr[/Imagem]

[Imagem]ImagemVerme by cleberrodas, no Flickr[/Imagem]

[Imagem]ImagemVerme by cleberrodas, no Flickr[/Imagem]

Eu tirei algumas poucas com a unha agora há pouco...

[Imagem]ImagemVerme by cleberrodas, no Flickr[/Imagem]

[Imagem]ImagemVerme by cleberrodas, no Flickr[/Imagem]

[Imagem]ImagemVerme by cleberrodas, no Flickr[/Imagem]

Eu fiz alguns vídeos. Não sei se é necessário. Acho que já deu pra ter uma boa ideia.

Aguardo opiniões de vocês, um abraço, Diogo. bye1
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Verme Sessil (Vermetid Snail) - Em rocha seca.

#2 Mensagem por Felipe Cota »

Diogo, todo aquário tem esses vermes, os seus estão mortos, mas vão ressurgir mesmo que estivesse colocando rochas extremamente esterilizadas. Eles vêm na água, junto com corais, com peixes, não tem como... e não fazem mal algum, pelo contrário, servem de alimento para os corais e ajudam a manter a biodiversidade do reef.

Deixa as cascas quietas ai não fazem mal nenhum!! icon_joia

Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Verme Sessil (Vermetid Snail) - Em rocha seca.

#3 Mensagem por Diogo Ferreira »

Felipe Cota escreveu:Diogo, todo aquário tem esses vermes, os seus estão mortos, mas vão ressurgir mesmo que estivesse colocando rochas extremamente esterilizadas. Eles vêm na água, junto com corais, com peixes, não tem como... e não fazem mal algum, pelo contrário, servem de alimento para os corais e ajudam a manter a biodiversidade do reef.

Deixa as cascas quietas ai não fazem mal nenhum!! icon_joia


Oi Felipe, obrigado pela. pela atenção! Fiquei mais tranquilo com sua resposta.

A propósito, essa foto do seu perfil tá top!!!!
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Verme Sessil (Vermetid Snail) - Em rocha seca.

#4 Mensagem por Felipe Cota »

icon_cheers valeu!!

Avatar do usuário
Fernando Antunes
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 374
Registrado em: 26 Mar 2013, 19:25
Apelido: FanTunes
Data de Nascimento: 11 Dez 1971
Cidade: são Paulo
País: Brasil
Localização: São paulo
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Verme Sessil (Vermetid Snail) - Em rocha seca.

#5 Mensagem por Fernando Antunes »

DiogoFerreira escreveu:A propósito, essa foto do seu perfil tá top!!!!

Diogo, você não deve ter visto o aqua do Felipe Cota então, vai lá ver.
Abraços.

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Verme Sessil (Vermetid Snail) - Em rocha seca.

#6 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Como dito pelo Cota.
icon_joia Os vermes nao fazem mal algum, a aparição deles é bom sinal, quer dizer que a biologia esta andando bem.

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Verme Sessil (Vermetid Snail) - Em rocha seca.

#7 Mensagem por Felipe Cota »

icon_joia valeu Fernando!

Essa foto é do reef anterior, o cantinho do reef... apesar da anêmona e palhaços estarem comigo no reef novo. No reef anterior ela ficava de lado ai dava para tirar mais fotos... nesse ela fica virada pra cima...

Mas tanto no velho quanto no novo, mesmo porque as rochas são as mesmas, é normal ao manusear vc espetar os dedos nesses vermezinhos rss eu particularmente gosto de observar esses bichos, para mim quanto mais diferentes eu tiver melhor. Outro dia pedi na loja pro cara pegar um verme espaguete para mim kkkkkk o primeiro escondeu na areia rapidamente o segundo ele foi mais rápido e puxou o bicho pelos cabelos kkkkkkk

Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Verme Sessil (Vermetid Snail) - Em rocha seca.

#8 Mensagem por Diogo Ferreira »

Vinicius F. Reis escreveu:Como dito pelo Cota.
icon_joia Os vermes nao fazem mal algum, a aparição deles é bom sinal, quer dizer que a biologia esta andando bem.

Oi Vinicius.

Eu vi alguns relatos de colegas que tiveram o aqua dominado por eles.... Que tinha a tal "teia" espalhada no aqua todo. Os bichos se reproduzindo freneticamente, até no sump, no siporax.... Fiquei assustado... icon_rotfl2

O Matias colocou eles como praga em um tópico me que colocou diversos seres que aparecem em reefs.....

O Celso colocou um link que citava uma pesquisa científica que determinou que os corais se abriam menos é morriam mais na presença desses vermes...

Fora um vídeo pavoroso que mostra esse bicho se alimentando..... Deu medo.

Bom, acho que tudo tem um equilíbrio né, mas fiquei meio assustado e com vontade de passar bem longe deles nesse início.... Hahaha.

Obrigado pela resposta.
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Verme Sessil (Vermetid Snail) - Em rocha seca.

#9 Mensagem por Diogo Ferreira »

Fernando Antunes escreveu:
DiogoFerreira escreveu:A propósito, essa foto do seu perfil tá top!!!!

Diogo, você não deve ter visto o aqua do Felipe Cota então, vai lá ver.
Abraços.


Oi Fernando.

Eu já visitei o tópico do Felipe sim. Muito bom o resultado que ele alcançou!!!!! icon-aplauder
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Verme Sessil (Vermetid Snail) - Em rocha seca.

#10 Mensagem por Felipe Cota »

Acho que é impossível não ter esses vermes... mas com certeza em um ambiente extremamente adequado à eles pode vir a ser um problema. Mas nunca vi um método de eliminação à não ser limpar os equipamentos de tempos em tempos. Em um reef normal, com bastante corais, vai haver competição de alimento e nutrientes e eles ficarão controlados. Mas como disse não tem muito o que fazer, e o que não tem remédio remediado está rs.

Pode ficar tranquilo! ;-)

Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Verme Sessil (Vermetid Snail) - Em rocha seca.

#11 Mensagem por Diogo Ferreira »

Felipe Cota escreveu:Acho que é impossível não ter esses vermes... mas com certeza em um ambiente extremamente adequado à eles pode vir a ser um problema. Mas nunca vi um método de eliminação à não ser limpar os equipamentos de tempos em tempos. Em um reef normal, com bastante corais, vai haver competição de alimento e nutrientes e eles ficarão controlados. Mas como disse não tem muito o que fazer, e o que não tem remédio remediado está rs.

Pode ficar tranquilo! ;-)


Então Felipe, é exatamente isso que coloquei na cabeça. Se não tem muito como evitar que eles apareçam, eu vou ficar apenas torcendo para que não surja nenhum.... Pelo menos por enquanto.

Mas não está nas minhas mãos né.... Vou é ficar de olho bem atentos, isso sim. Pelo menos agora sei reconhecer um se aparecer! Experiência bem vinda!!! icon_yes

Muito obrigado! icon_joia
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Verme Sessil (Vermetid Snail) - Em rocha seca.

#12 Mensagem por Vinicius F. Reis »

kkk, nao fique encanado nao.

Deixa rolar... SE um dia vir a aumentar mto, vc começa a fazer uma remoção manual. Mas só se realmente estiver incomodando os corais, senao... sem problema.

Só crescem se as condicoes estiver favoraveis e houver mta oferta de alimentos sem concorrencia.

Avatar do usuário
Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2154
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:07
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: Verme Sessil (Vermetid Snail) - Em rocha seca.

#13 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

Se seu aquário não tiver esses vermes é que existe algo de errado com ele, é o mesmo que não ter areia no mar
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Verme Sessil (Vermetid Snail) - Em rocha seca.

#14 Mensagem por Diogo Ferreira »

Vinicius F. Reis escreveu:kkk, nao fique encanado nao.

Deixa rolar... SE um dia vir a aumentar mto, vc começa a fazer uma remoção manual. Mas só se realmente estiver incomodando os corais, senao... sem problema.

Só crescem se as condicoes estiver favoraveis e houver mta oferta de alimentos sem concorrencia.


Bacana, obrigado pela força.

Quando tiver um tempo passa lá no meu tópico! icon_yes
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Verme Sessil (Vermetid Snail) - Em rocha seca.

#15 Mensagem por Celso Suguimoto »

DiogoFerreira escreveu:
Vinicius F. Reis escreveu:Como dito pelo Cota.
icon_joia Os vermes nao fazem mal algum, a aparição deles é bom sinal, quer dizer que a biologia esta andando bem.

Oi Vinicius.

Eu vi alguns relatos de colegas que tiveram o aqua dominado por eles.... Que tinha a tal "teia" espalhada no aqua todo. Os bichos se reproduzindo freneticamente, até no sump, no siporax.... Fiquei assustado... icon_rotfl2

O Matias colocou eles como praga em um tópico me que colocou diversos seres que aparecem em reefs.....

O Celso colocou um link que citava uma pesquisa científica que determinou que os corais se abriam menos é morriam mais na presença desses vermes...

Fora um vídeo pavoroso que mostra esse bicho se alimentando..... Deu medo.

Bom, acho que tudo tem um equilíbrio né, mas fiquei meio assustado e com vontade de passar bem longe deles nesse início.... Hahaha.

Obrigado pela resposta.


Diogo apesar deles fazerem parte da biota eu não diria q são benéficos, mas também não vao matar seus corais.

Existem pragas piores, mas até mesmo planarias e aiptasias fazem parte da biota, mas nem por isso desejamos no aquário. Ha quem diga q planarias seriam até benéficas aos corais pois comem o tecido morto dos mesmos diminuindo incidências de doenças

No caso desses vermes eu tenho alguns aqui, mas não incentivo de forma alguma e nem quero os presente... qdo posso vou quebrando a medida do possível, sempre fiz isso mas por outros motivos... pois podem entupir os canos ou encrustrar-se nas bombas... o pesquisador da reefbuilders foi mais radical tolerância zero.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 469
Registrado em: 08 Abr 2015, 09:17
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
Cidade: São João del-Rei-MG
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Verme Sessil (Vermetid Snail) - Em rocha seca.

#16 Mensagem por Diogo Ferreira »

Celso Suguimoto escreveu:
DiogoFerreira escreveu:
Vinicius F. Reis escreveu:Como dito pelo Cota.
icon_joia Os vermes nao fazem mal algum, a aparição deles é bom sinal, quer dizer que a biologia esta andando bem.

Oi Vinicius.

Eu vi alguns relatos de colegas que tiveram o aqua dominado por eles.... Que tinha a tal "teia" espalhada no aqua todo. Os bichos se reproduzindo freneticamente, até no sump, no siporax.... Fiquei assustado... icon_rotfl2

O Matias colocou eles como praga em um tópico me que colocou diversos seres que aparecem em reefs.....

O Celso colocou um link que citava uma pesquisa científica que determinou que os corais se abriam menos é morriam mais na presença desses vermes...

Fora um vídeo pavoroso que mostra esse bicho se alimentando..... Deu medo.

Bom, acho que tudo tem um equilíbrio né, mas fiquei meio assustado e com vontade de passar bem longe deles nesse início.... Hahaha.

Obrigado pela resposta.


Diogo apesar deles fazerem parte da biota eu não diria q são benéficos, mas também não vao matar seus corais.

Existem pragas piores, mas até mesmo planarias e aiptasias fazem parte da biota, mas nem por isso desejamos no aquário. Ha quem diga q planarias seriam até benéficas aos corais pois comem o tecido morto dos mesmos diminuindo incidências de doenças

No caso desses vermes eu tenho alguns aqui, mas não incentivo de forma alguma e nem quero os presente... qdo posso vou quebrando a medida do possível, sempre fiz isso mas por outros motivos... pois podem entupir os canos ou encrustrar-se nas bombas... o pesquisador da reefbuilders foi mais radical tolerância zero.


Sim Celso!

Como a maior parte dos assuntos se tratando de aquarismo, não há um consenso (ainda?).

Mas eu também não tô com muita vontade de ver esses colegas por aqui não. Nenhuma vontade! haahha icon_rotfl2

Obrigado pela contribuição!
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Responder

Voltar para “Doenças, Parasitas e Pragas Marinhas de aquário”